Hackers encontram três falhas de segurança na Urna eletrônica



Durante essa semana, entre os dias 20 e 30 de Novembro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez o teste público de segurança das urnas eletrônicas, que serão utilizadas durante as eleições para presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais em 2018, nós do Mundo Dos Hackers chegamos a postar uma notícia sobre esse teste.

O teste em questão é para garantir que tanto o software (firmware) quanto o hardware da urna, são invioláveis e garantem a legitimidade dos votos, para isso 16 hackers (profissionais em segurança) puderam fazer alguns testes de invasão direcionados ao código fonte do sistema da urna e no hardware da mesma.

Ao concluir os testes, foram encontradas três falhas de segurança nas urnas que serão utilizadas em 2018, a falha mais grave esta na chave eletrônica de acesso a urna, que é utilizada na transferência das informações sobre os votos, o que poderia comprometer a confidencialidade do voto ou até mesmo o voto em sim, com tudo o coordenador deixou claro que os hackers não conseguiram fazer nenhum tipo de alteração no voto, e disse ainda que o ataque a essa falha, só poderia ser feito com acesso físico a urna eletrônica.

O presidente Gilmar Mendes, lembrou que essa falha de segurança esta presente apenas nas novas urnas eletrônicas, que serão utilizadas a partir de 2018, que as urnas utilizadas em eleições anteriores não possuíam a mesma falha, e que “não há motivo” para os eleitores se preocuparem com a segurança da urna eletrônica.

Vale lembrar que apenas a urna eletrônica foi testada, a rede e sistemas utilizados para transferir e apurar os votos que são “digitais”, não foram testados. Vendo pelo lado de um hacker mal intencionado ou cracker, um ataque direto a urna eletrônica não seria viável já que a mesma não possui conexão a nenhuma rede, o que seria mais viável nesse caso, seria um ataque a rede utilizada para a apuração dos votos, que poderia ser comprometida ocasionando a manipulação dos votos.

De qualquer forma, não temos escolha como o voto no Brasil é obrigatório, e como não podemos optar por votar de outra forma que não seja digital, só nos cabe confiar na urna eletrônica, sistemas e redes utilizadas durante a votação para o cargo mais importante do nosso país :D.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Hackers encontram três falhas de segurança na Urna eletrônica”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Tente desconectar o modem do roteador, deix...
  • João henrique: Quando eu coloco o ip do meu roteador ele a...
  • pedro: Beleza Pura, parabéns pra essa turma fera a...
  • Paulo Tacio: Esse tutorial funcionaria bem para você: ht...
  • Camila: O o Skype no meu pc, as vezes funciona e as...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens