Hackers conseguem rodar Linux no Nintendo Switch



O Linux é o Kernel mais versátil já desenvolvido, com suporte a múltiplas arquiteturas de processadores e diversos módulos e componentes, o kernel Linux acaba sendo utilizado para o desenvolvimento de vários sistemas operacionais tanto para Desktop, quanto para smartphones, tablets e até mesmo sistemas embarcados. Hoje já existem várias distribuições Linux em atividade algumas até mesmo voltadas a Hacking, porém o que mais impressiona, é onde essas distribuições são rodadas.

A alguns anos atrás vimos o Linux sendo rodado a partir do console Playstation 3, inclusive, hoje já existe até mesmo tutoriais e vídeos mostrando como rodar uma distro Linux no Play 3. Seguindo esse mesmo caminho de rodar uma distro Linux em um console, e para mostrar a potencia de hardware desses consoles, o grupo hacker failOverflow divulgou um vídeo onde eles rodam uma distribuição Linux no Nintendo Switch.

No vídeo é possível notar que a distro Linux roda “lisa” no Nintendo Switch, com todos os recursos gráficos do ambiente KDE, além de reconhecer toques e múltiplos toques na tela do Switch, até mesmo o movimento de pinça pode ser utilizado para dar zoom em partes da tela.

Segundo o failOverflow, é possível rodar o Linux a partir do Nintendo Switch, a partir de uma falha na ROM de boot do processador Nvidia Tegra X1, no qual permite que programas e sistemas não desenvolvidos para o Switch seja executado, porém, o grupo não mostrou como explorar a falha, nem divulgou um passo a passo de como rodar o Linux no Switch. Vale lembrar que como a falha esta na firmware do processador Nvidia, não tem como a Nintendo lançar uma patch de correção, quem deverá lançar a patch será a própria Nvidia.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

2 Comentários para “Hackers conseguem rodar Linux no Nintendo Switch”

Vinícius Souza da Silva

1 de Março de 2018 ás 19:21hs

“quem deverá lançar a patch será a própria Nvidia”
Como a Nvidia lançara um patch sem a divulgação da vulnerabilidade?

    2 de Março de 2018 ás 17:13hs

    O passo a passo para rodar o Linux que não foi divulgado, a vulnerabilidade provavelmente esta na permissão em executar softwares que não sejam da sony, de qualquer forma, as vezes não é nem preciso divulgar a falha, só em os desenvolvedores verem seu dispositivo sendo hackeado, já da para sacar onde você errou :D.

    Abração!!!

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá, sim o curso de hacker e demais cursos ...
  • Lucas Alves: Tenho duas conta de facebook mas uma eu ten...
  • Alexandre: olha só qto tempo o post tem e como ele ain...
  • Paulo Tacio: Não, para fazer o curso não é preciso ter n...
  • Tulio: Olá, preciso ter alguma noção em linguagens...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens