Hackers conseguem hackear sistemas de reconhecimento de voz



O reconhecimento de voz é um recurso já antigo, mas que vem sendo cada vez mais melhorado e utilizado nos dias de hoje, tanto que até mesmo nos Smartphones, nós já podemos contar com assistentes de voz, que reconhecem e executam comandos por voz, no caso do Android, temos o Google Assistente, no iOS temos a Siri e no Windows Phone temos a Cortana, a tendência do reconhecimento de voz é tão grande, que até mesmo a Amazon possui seu gadget de reconhecimento de voz, cujo o sistema se chama Alexa. O problema é que tratando-se de um sistema de voz, ele esta explicitamente exposto, já que o microfone do assistente escuta tudo que esta em volta, então a questão é, esses sistemas de reconhecimento de voz são seguros?

Recentemente um grupo de pesquisadores da universidade da Califórnia (EUA), desenvolveram um sistema de inteligência artificial, capaz de burlar os sistemas de reconhecimento de voz, tornando possível dar comandos para assistentes de voz, sem que nenhum humano entenda.

Para fazer o “ataque” ao assistente, o sistema dos pesquisadores, aproveita características de rotinas e tratamento de áudio que os sistemas de reconhecimento de voz utilizam, dessa forma é possível gerar ondas sonoras inaudíveis para um humano, mas que pode ser entendido por um sistema de reconhecimento de voz. Segundo os pesquisadores, a técnica utilizada por eles, pode ser melhorada ao ponto de ser possível mascarar comandos de voz em músicas por exemplo, onde um humano escutaria apenas a música que esta sendo tocada, mas o assistente ao limpar determinadas frequências que seriam como ruídos para ele, poderia identificar a frequência do comando de voz que foi escondido na música, e acabar executando o comando.

Resumindo, um hacker poderia por exemplo mascarar vários comandos em uma música, sentar perto de um smartphone com assistente de voz e colocar a música para tocar. Enquanto dono do smartphone iria escutar apenas a música, o seu smartphone entenderia os comandos de voz, acessaria um site, baixaria e executaria um malware.

Por enquanto o sistema dos pesquisadores esta funcionando com 99,9% de aproveitamento apenas no sistema de reconhecimento de voz de código aberto da Mozilla, conhecido como DeepSpeech, mas segundo os pesquisadores, com poucas alterações é possível fazer com que o sistema também funcione em outros assistentes como Siri, Cortana, Google Assistente e Alexa.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Hackers conseguem hackear sistemas de reconhecimento de voz”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Dani: As mensagens apareceram na hora, mesmo a pá...
  • Paulo Tacio: Sim, o procedimento deve ser o mesmo....
  • Daniel: Da para abrir portas em um roteador usb?...
  • aje: nao existe uma ferramenta do tipo mantra pa...
  • Daniel: Olá amigo boa noite, cada vez que tento mud...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens