Hackers atacam sites do Governo brasileiro



O ataque

Nessa quarta-feira 22/06 o site da Presidência da República (www.presidencia.go.br), do Portal Brasil (www.brasil.gov.br), da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e da Petrobras (www.petrobras.com.br) sofreram um ataque do tipo DDoS (negação de serviço), aonde os servidores dos sites registraram mais de 2 bilhões de tentativas de acessos, deixando-os fora do ar por pelo menos uma hora, com exceção do site da Petrobras que ainda apresenta instabilidade.

Segundo a Serpro (Serviço de Processamento de Dados), os invasores fizeram uso de provedores na Itália, para fazer o ataque. A Serpro também afirmou que os responsáveis pelos ataques, não conseguiram obter acesso a dados sigilosos dos sites alvos, e ainda lembrou que a Serpro tem sistemas sofisticados e pessoas altamente treinadas, acompanhando esse tipo de ataque durante 24 horas.

A autoria do ataque

A autoria dos ataques aos sites do governo foram assumidas pelo grupo de “hackers / crackersLulzSecBrazil, a justificativa seria o alto preço do combustível no Brasil. Veja a mensagem postada pelo grupo no Twitter: “Acorda Brasil! Não queremos mais comprar combustível a R$2.75 ou R$2.98 e exportar a menos da metade do preco! ACORDA DILMA!“.

Ao que parece o grupo LulzSecBrazil tem ligações com o grupo LulzSec, que foram responsáveis por ataques recentes as empresas de video game Sony e Nintendo, as emissoras de TV Fox e PBS, aos órgãos governamentais americanos CIA (agência de inteligência americana) e FBI (Polícia Federal) e ao serviço público de saúde britânico NHS.

Divulgação de dados

Talvez em resposta a Serpro, que afirmou que nenhum dado sigiloso foi obtido pelos atacantes, o grupo LulzSecBrazil divulgou em seu perfil no twitter, links para arquivos com supostos dados sigilosos da presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Os arquivos contém informações como números do CPF e PIS, data de nascimento, telefones, escolaridade e emails.

Além dos arquivos com informações pessoais, dois outros arquivos também foram divulgados no Twitter, um com uma lista de supostos acessos para o sistema da Petrobrás e o outro uma lista de supostos acessos para o sistema do Ministério do Esporte.

O que o Governo diz? E a Serpro?

Após a divulgação dos dados a Serpro voltou a afirmar que nenhum dado que eles administram foram violados, porém lembraram que alguns ministérios administram suas próprias bases de dados, por tanto eles não podem afirmar se esses dados foram ou não violados.

O prefeito Kassab usou o Twitter para dar a sua palavra, aonde ele criticou a ação do grupo: “Fatos como esse mostram como a tecnologia precisa avançar para impedir a ação dos vândalos.” twittou Kassab.

O que você acha de tudo isso?

Não deixem de comentar ;)!!!

18 Comentários para “Hackers atacam sites do Governo brasileiro”

Ramza

23 de junho de 2011 ás 18:55hs

Sabe, eu acho que todos aqueles que querem aprender a como hackear, deveriam aprimorar seus conhecimentos e colaborar com esse grupo de hacker que surgiu para revolucionar o nosso mundo da internet.

Noel

24 de junho de 2011 ás 15:35hs

“O que o Kassab se preocupa é esconder ao máximo a improbidade de-
nuciada,e não averiguar os fatos,aos
quais ele tanto diz combater”

Daniel_Street

24 de junho de 2011 ás 21:00hs

Poise Paulo… os cara veio com tudo..
e vamos ser sincero.. o Brasil inteiro esta apoiando.. pq ninguem mais aguenta tanta corrupção
Abrass Paulo e muito bom o post
vlwss
1 Ano de guerra!

ANDRE

25 de junho de 2011 ás 1:38hs

quero me junta a eles ^^

' @mvrech ««

25 de junho de 2011 ás 14:08hs

eles jah estao caindo, informacoes sobre eles estao sendo reveladas jah…

AbsoluteZero

28 de junho de 2011 ás 11:17hs

Eu acho que n precisava de fazer uma açao cracker como essa….mas concordo com o preço do combustivel

Nick

28 de junho de 2011 ás 22:56hs

Porque nada disso é publicado nos jornais? Na televisão esta o maior silencio sobre isso. Só se vê falando nisso na Internet, acho que não ta tão sério quanto parece.

    Diogo

    29 de junho de 2011 ás 19:32hs

    Esta sério sim cara. Eles não estão divulgando justamente por isso. Pra não publicar que eles estão sem defesa, e não sabem o que fazer numa situação como essa. Varios arquivos sigilosos foram pegos, exemplo, lista do banco de dados da Petrobras. Ta foda velho!!

CHRISTO

1 de julho de 2011 ás 15:31hs

Se bem que gostaria de ter participado dessa façanha!!!

Quem sabe um dia!

Mas pra fazer o bem é claro, isso foi um modo de protestar, liberdade de expressão, já que o povo não tem vez!

CHRISTO

1 de julho de 2011 ás 15:42hs

Realmente vocês do MH vinheram para revolucionar o aprendizado dos Hackers iniciantes e proficionais, parabens, um dia vou ser igual a você paulo.

a proposito qual teu msn???

italia .brasil

4 de julho de 2011 ás 8:27hs

ai me da uma força ai pra aprender a invadir tb gostaria muito de invadir o sit do governo e pegar varias informacao e divulgar para o povo brasileiro, eu nao tenho medo de ser preso nao entendeu abraçao ai gostei d a invasao parabems

Tonzera

24 de julho de 2011 ás 20:35hs

Olá Galera, sou novo por aqui, mas em questão desta invasão, o grupo fez muito bem, isso resultou em um protesto contra a corrupção do Brasil, então, tinhamos que aproveitar este protesto e nos juntar,combater de alguma forma esta corrupção, porque é uma vergonha nós pagarmos caro no combustivel e vender barato para outro País, isso é um desrespeito com o povo brasileiro…eu apoio esta invasão =]

adriano

29 de julho de 2011 ás 9:06hs

Muito bom a presidente merece se ferrar com esses problemas…

29 de agosto de 2011 ás 11:34hs

Acho que conhecimento não é crime, isso foi apenas um erro do governo brasileiro.

10 de setembro de 2011 ás 13:02hs

o governo brasileiro é um lixo.temos que apoiar esse tipo de conduta.até esses políticos respeitarem quem colocam eles no poder.

Miguel

28 de setembro de 2011 ás 14:57hs

Concordo com as ações dos hackers. Cada um tem a sua forma, de fazer protesto. e Acho que os hackers ou crackers deveriam criar grupos, como esses, para expor suas idéias, e também revolucionar.

Lucas

5 de setembro de 2013 ás 21:03hs

Vcs terão mais um aliado do anonymous , pode contar com migo 😉

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Esta atualizado para os tempos de hoje (201...
  • d3tt0x: O curso está atualizado para o ano de 2017 ...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Curso eu recomendo o Curso de Hacke...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim, temos todos os produtos dispon...
  • Apenas um Cara: Ainda dá pra comprar ?...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens