Hacker consegue fazer escuta de celulares GSM



antenaAtualmente a rede de celulares mais utilizada é a GSM, principalmente aqui no Brasil. É através dessa rede que nós podemos fazer ligações dos nossos celulares para qualquer outro aparelho telefônico, mas a pergunta é, as nossas ligações são seguras ?

Não é de hoje que a criptografia das redes GSM foi quebrada e as companhias sabem disso. Com aparelhos especificos e caros era possível até fazer escutas de chamadas nas redes GSM. Agora essa tarefa se tornou mais fácil e barata através de uma técnica mostrada pelo Hacker Chris Paget na conferência Black Hat.

Chris Paget apresentou na conferência Black Hat que aconteceu em Las Vegas (EUA), um equipamento feito em casa, capaz de fazer escutas GSM. O equipamento custou US$ 1,5 mil ou R$ 2,6 mil.

O equipamento de Paget se passa por uma estação de rádio-base autêntica da própria operadora, enganando os celulares, feito isso o sistema utiliza a Internet para completar e gravar as ligações. O equipamento ainda é capaz de armazenar um numero exclusivo de cada aparelho (IMSI).

Para entender melhor imagine você fazendo uma ligação do seu celular. Ao invés do seu celular se conectar a antena da operadora e ai sim a sua ligação ser encaminhada para o numero que você discou, o celular se conecta a antena do Hacker, e a partir dai usa a Internet para completar a ligação, ou seja, quem esta tratando a sua ligação é o Hacker e não a operadora, sendo assim ele pode escuta-la e até mesmo grava-la.

Paget diz que aparelhos modernos que utilizam a rede 3G ou 4G para fazer ligações pela Internet (VoIP) são mais seguros e não podem ser escutados através do equipamento criado por ele.

Nenhum Comentário para “Hacker consegue fazer escuta de celulares GSM”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá! Sim esta atualizado, liberamos o link ...
  • roberto: o curso está atualizado para 2017? Os "CD" ...
  • Anonimous: CLARO QUE DA! DEIXA DE SER IGNORANTE.. É ...
  • Elocard: O meu aparece vários: adaptador Ethernet E...
  • Paulo Tacio: Sim, vale a pena e sim aprende segurança e ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens