Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Hacker consegue clonar chave do Tesla Model S



Uma das principais facilidades que os carros modernos atuais oferecem, é o destravamento do carro e até mesmo o acionamento do motor e outros recursos a partir da chave do veículo, utilizando a tecnologia de rádio (sem fio), com isso você pode abrir e ligar o carro simplesmente aproximando a chave do mesmo, porém do mesmo jeito que as tecnologias sem fio facilitam as nossas vidas, elas proporcionam a hackers ataques arrojados e silenciosos.

A fabricante de carros elétricos Tesla tem como ponto forte a modernidade e tecnologia implementada em seus veículos, além de garantir uma segurança e criptografia “inviolável” em seus carros, mas ao que parece, a segurança adotada em seus veículos não são tão seguras afinal.

Depois de nove anos de pesquisa e engenharia reversa, pesquisadores de segurança (hackers) da Universidade Católica de Leuven na Bélgica, conseguiram desenvolver gastando US$ 600, um dispositivo de rádio, capaz de interceptar a chave de segurança emitido pelo Tesla Model S e descriptografar a mesma, com isso foi possível “clonar” a chave do veículo, desbloqueá-lo e até mesmo ligá-lo.

Assim como a maioria dos veículos que utilizam a tecnologia de entrada sem chave, os Model S da Tesla, enviam para o receptor de rádio do carro, um código criptografado, baseado em uma chave de segurança, se o código estiver correto o carro é desbloqueado, permitindo que a pessoa abra a porta e ligue o motor do carro, o problema é que é a chave de segurança utilizada pelo Model S é frágil com uma criptografia de apenas 40bits.

O dispositivo desenvolvido pelos hackers capturam tanto o código do carro quanto o da chave, com isso é possível utilizar a força bruta para ver qual chave é a correta para destravar o veículo, feito isso o mesmo dispositivo sincroniza a identificação do veículo que é transmitida constantemente e gera a chave correta. Todo esse procedimento é feito em poucos segundos, em até um metro de distância tanto do carro quanto da chave, e a chave encontrada permite tanto o desbloqueio das portas do carro quanto o acionamento do motor. Veja abaixo um vídeo em que um dos pesquisadores mostra na prática o dispositivo funcionando:

Todo esse trabalho dos pesquisadores será apresentado na próxima segunda-feira (17/09), durante a conferência de Hardware Criptográfico e Sistemas Embutidos. Segundo os pesquisadores o hack desenvolvido é eficiente apenas nos Tesla Model S fabricados até Junho desse ano (2018), pois os modelos fabricados depois de Junho, são mais seguros e já contam com medidas de segurança que inviabilizam esse tipo de ataque. Outro ponto levantado pelos hackers é que não só os modelos da Tesla, mas qualquer carro que utilize a tecnologia de abertura de portas por proximidade da chave, podem ser hackeados sem muito esforço, então fica o alerta para as fabricantes de carros, para procurarem medidas mais eficientes de segurança.

Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Hacker consegue clonar chave do Tesla Model S”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens