Habilitando / Desabilitando o Firewall do Roteador



FirewallUma dúvida constante de quem usa roteadores é na hora de mexer com o firewall do mesmo. Habilitar ou desabilitar? Sempre fica um ponto de interrogação!

Antes de tudo vamos entender a função do firewall do nosso roteador.

O firewall do roteador é como qualquer outro firewall, porém a sua função é monitorar as portas do roteador e evitar uma possível invasão ao mesmo.

Ao contrário do que muitos imaginam, quando instalamos um firewall em nosso sistema operacional, ele não irá proteger as portas do nosso roteador, a sua função será apenas proteger as portas do nosso computador, sendo assim, se o roteador não tiver algum firewall, ele estará sujeito a invasões como por exemplo “DNS rebinding“.

Ao lidar com alguns programas hacker ou até mesmo programas convencionais, que exijam uma entrada e saída de protocolos, nós precisamos desabilitar ou habilitar o firewall do nosso roteador, para que o programa possa ser executado com êxito. Obviamente o mais recomendável é deixar o Firewall habilitado por questões de segurança, mas em casos de desespero, ele pode ser desabilitado para ver se é mesmo o firewall o causador do problema com o programa.

Um dos programas que mais tem problemas com os firewalls são os trojans, inclusive muitas pessoas deixaram comentários no post sobre o ProRat, perguntando como desabilitar o firewall do roteador.

Cada marca de roteador mantém por padrão o firewall desabilitado ou habilitado. Para verificar o status do seu firewall e também desabilita-lo ou habilita-lo siga os passos abaixo:

Obs: O menu dos roteadores variam de acordo com a marca do mesmo, porém eles seguem um padrão, sendo assim, se o processo mostrado abaixo não for igual, será bem parecido em seu roteador.

O roteador que eu estou usando é da marca Edimax.

1- Entre no painel administrativo do seu roteador, para isso abra o seu navegador e digite o endereço de IP do roteador. O IP também pode variar de acordo com a marca do seu roteador, alguns são 192.168.2.1 outros são 192.168.0.1 . Caso você não saiba o IP do seu roteador consulte o manual do mesmo.

firewall roteador 1

2- Digite o nome de usuário e senha do seu roteador. A senha padrão dos roteadores também varia de acordo com a marca, pode ser:

user: admin

senha: 123

user: admin

senha: admin

Caso você não saiba a senha do seu roteador, consulte o manual do mesmo.

firewall roteador 2

3- No painel administrativo clique em “Firewall“.

firewall roteador 3

4- Clicando em Firewall você já verá o status do firewall (habilitado ou desabilitado). Agora basta selecionar a opção desejada (habilitar ou desabilitar) e clicar em “Apply” ou “Aplicar“. Feito isso reinicie o seu firewall, para que a alteração seja realizada.

firewall roteador 4

Em outros tutoriais eu mostrarei como abrir portas e fazer algumas configurações básicas em seu roteador.

Não deixem de comentar ;)!!!

28 Comentários para “Habilitando / Desabilitando o Firewall do Roteador”

Rafael José

25 de setembro de 2010 ás 16:37hs

Dica: O IP dos Roteadores da Intelbras é 10.0.0.1.

    25 de setembro de 2010 ás 21:22hs

    Obrigado por adicionar informações ao artigo Rafael!

orion

14 de outubro de 2010 ás 10:40hs

oi paulo beleza? minha duvida é sobre firewall, mas não o do roteador e sim sobre o firewall do windows vista, quero trocar ele pelo c.o.m.o.d.o, mas quando eu tento desativalo ele mostra uma mensagem “esta opção esta desativada pela diretiva de grupo”, o que isso significa? e como eu a desativo? se puder me responder agradeço desde ja!!!

    14 de outubro de 2010 ás 11:19hs

    Você deve ter privilégios de administrador para poder desativar o Firewall. Fale com o administrador do computador para essa tarefa.

orion

16 de outubro de 2010 ás 14:36hs

eu sou o administrador e nem assim o windows deixa!!!

    16 de outubro de 2010 ás 18:08hs

    Você tem que clicar com o lado direito do mouse no arquivo e clicar em “Executar como administrador”, como foi mostrado no tutorial acima.

orion

17 de outubro de 2010 ás 8:57hs

obrigado paulo!!!!!!!!

felippe

24 de dezembro de 2010 ás 20:07hs

olha entrei no do dlink e talz mas lah não tem nada de Firewall, olhei tudo por la e não achei e preciso disso para usar o prohat, oq eu faço?

    25 de dezembro de 2010 ás 19:19hs

    Tem sim Felippe, de uma olhada melhor nas configurações do seu roteador.

    Se tiver alguma aba ou link “Security” pode ser que o Firewall esteja nele.

    Abração!!!

      felippe

      26 de dezembro de 2010 ás 13:40hs

      Até tem ”security” mas n fala nada de Firewall lah!

      é assim lah :

      Security
      Ip Filtering
      outgoing
      incoming
      Parental control
      time Restriction
      URL filter

      flw!

july oliveira

20 de Janeiro de 2011 ás 0:25hs

olá galera do (HMMMMMMMMMMMMMMM!
comprei um outro (PC)positivo grande POOOOcaria mas dar para navegar e comunicar com nossos mitos das redes por Air.BEM o sistema Operacional e sempre basico vista e Air mandei formatar é instalar Windows-XP PACK-3 proF.beleza Só que a pessoa La da positivo criou um dominio para acesso deles
no sistema e na aba propriedade de sistema
colocou seu nome como gerenciador de manutenção. criou esse dominio.COMO FAÇO PARA Excluir e criar meu proprio doninio!!!!! Júlio A.oliveira-5.1 hortolandia S/P

    20 de Janeiro de 2011 ás 15:44hs

    Olha, se for referente ao nome do computador e/ou grupo de trabalho, é só você clicar com o lado direito do mouse em “Computador”, em seguida clique em “Propriedades”, e em “Nome do computador” procure por “Alterar” ou algo parecido.

    Agora se for o nome de usuário você deve ir até o painel de controle / contas de usuário …. clicar na conta que você quer alterar o nome e clicar em “Alterar o nome”.

    Abração!!!

    13 de Março de 2016 ás 10:15hs

    jogue fora ja tem 5 anos essa traqura

thiagoramos

30 de Março de 2011 ás 14:11hs

ola paulo,to com uma duvida em relacao ao roteador…vc ta falabdo de roteador de casa ou o roteador da internet..?tipo minha internet é via radio, nao tenho roteador em casa,entao como faco?

    30 de Março de 2011 ás 15:12hs

    Esse tutorial é para roteadores.

    Alguns modens também possuem firewalls, para desabilita-lo procure no manual do modem qual o numero de IP do mesmo, para que você possa entrar no painel administrativo.

    Abração!!!

Simon

13 de Abril de 2011 ás 23:55hs

Meu roteador não funciona e me informarão que entraram em sua configurção e apagaram tudo. Como faço para abilitar novamente seu Firewall e colocar uma senha de segurança, já que não tinha… ABÇS

    14 de Abril de 2011 ás 13:15hs

    Bom, se resetaram as configurações, você terá apenas que reconfigura-las conforme sua banda larga, agora se apagaram a firmware você terá que reinstala-la ou atualiza-la, para isso baixe a firmware mais recente e estável no site do desenvolvedor do aparelho.

21 de Maio de 2012 ás 14:11hs

Muito bom!!

6 de setembro de 2012 ás 0:42hs

Po me ajuda ae eu to usando trojan eu testei ele na maquina virtual ele pego testei no meu pc pego no pc do meu irmao pego e nos da vitima nao quer conecta por que sera me ajuda ae paulo

    10 de setembro de 2012 ás 21:28hs

    Pode ser que o antivírus da vítima esteja impedindo que ela execute o server.

    Abração!!!

15 de Fevereiro de 2013 ás 16:52hs

gostaria de saber como desativar o firewal do d-link 2750b pois ele ja vem com novas configuraçoes que não aceita programas diferentes quero desabilitar le se puder me responder ai agradeço.

    15 de Fevereiro de 2013 ás 21:57hs

    Acesse o painel administrativo do seu roteador, clique em firewall no menu e desabilite-o. Caso você não saiba como acessar o painel administrativo do seu roteador, procure no manual informações sobre.

    Abração!!!

4 de junho de 2013 ás 19:59hs

mano como que habilita o firewall no roteador intelbras wrn 150 o ip pra entrar no painel dele 192.168.1.20

    6 de junho de 2013 ás 15:57hs

    No painel administrativo do roteador deve ter algum menu “Segurança” ou “Configurações avançadas”, a opção do Firewall deve estar ai.

    Abração!!!

19 de agosto de 2013 ás 19:15hs

Paulo,quando eu entro com o endereço de ip,ele sugere para eu configurar o meu roteador,mas não aparece nada sobre o firewall.Ele pede meu telefone,usuário e senha do provedor mas não o usuário e senha do roteador.O q eu devo fazer neste caso?

Douglas

5 de Março de 2018 ás 18:02hs

E no caso de ter um modem e um roteador? uso o modem em bridge e o roteador para autenticar. Nao e melhor desligar tudo do modem e deixar so o do roteador ou ainda e` melhor deixar o do modem ligado tbm?

    5 de Março de 2018 ás 20:13hs

    O Roteador é o controlador do fluxo para a sua rede privada, ou seja, os computadores e dispositivos conectados em sua casa, o modem é o controlador de fluxo da Internet, então se você quiser bloquear algo que vem da Internet, bloqueie no modem, se for para bloquear algo em sua rede privada, bloqueie no roteador.

    Abração!!!

Raphael

30 de agosto de 2018 ás 18:29hs

Boa tarde a todos,
A empresa que eu trabalho tem o serviço de call center.. tivemos um problema na internet hoje e o WEBPHONE parou de conectar, a empresa que fornece o serviço para nós disse que precisaríamos liberar porta/domínio em nosso roteador.

Temos um roteador TP-LINK WR949N. Já vi que existe a opção de habilitar/desabilitar o firewall mas não queremos desabilitar, apenas criar essas regras para que os computadores dessa rede possam usar o serviços de call center. Eles me passaram 3 domínios e 6 portas.

Alguém poderia me auxiliar?

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Wayner Pessoa: Muito bom! funcionando perfeitamente....
  • HENRIQUE: Me ajudou muito, obrigado!...
  • Priscila: Gostaria de participar para a prender hakea...
  • Priscila: Gostaria de participar do grupo hakea Whats...
  • Cesar: Funcionou no Windows 10 64 bits de boa! Óti...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens