Grupo de Hackers Shadow Brokers vão revelar novos “vírus” da NSA



Na sexta-feira passada (12/05) foi detectado um ataque virtual global envolvendo o ransomware WannaCry, esse tipo de malware (vírus) criptografa os arquivos da vítima usando a criptografia assimétrica, onde é gerado uma chave publica e uma chave privada, a chave publica é capaz de criptografar os arquivos, mas apenas a chave privada é capaz de descriptografar os arquivos. Com os arquivos todos criptografados, a vítima só conseguirá descriptografá-los com a chave privada, obviamente o Cracker só envia a chave privada mediante pagamento, ai esta o porque desse ataque ser conhecido como sequestro de dados.

O ataque de sexta-feira afetou mais de 200 mil computadores em 150 países, e foi extremamente efetivo graças a dois códigos desenvolvidos pela NSA (Agencia de Segurança Nacional dos Estados Unidos) conhecidos como DoublePulsar e EternalBlue. O EternalBlue permite que vírus se espalhe automaticamente entre computadores com Windows 7 da mesma rede, já o DoublePulsar permite o acesso remoto ao sistema. Esses dois códigos foram vazados pelo grupo de Hackers Shadow Brokers, e foi o principal fator para que o ataque de sexta-feira funcionasse.

Em um novo pronunciamento o grupo de Hackers prometeu liberar novas ferramentas de ataque utilizadas pela NSA, além de divulgar informações sigilosas de bancos, armas nucleares e programas de mísseis russos, chineses e norte coreanos, além disso o grupo planeja lançar um serviço de assinatura para quem estiver interessado em malwares.

Lembrando que a Microsoft lançou uma correção para o EternalBlue em março desse ano, então se as atualizações automáticas do seu sistema estão desativadas, recomendo fortemente que você faça pelo menos as ultimas atualizações, afinal, o código EternalBlue esta disponível na Internet e pode ser utilizado por qualquer um para explorar o Windows 7.

 

Nenhum Comentário para “Grupo de Hackers Shadow Brokers vão revelar novos “vírus” da NSA”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá Alex!!! Respondendo suas perguntas: 1-...
  • Alex: Olá! 1-Tenho muito interesse no curso mas ...
  • Paulo Tacio: Sim, isso é possível. Qualquer aparelho que...
  • Paulo Tacio: Sim, você terá as aulas para sempre! Qualq...
  • Paulo Tacio: Senhas que utilizem letras minúsculas, maiú...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens