Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

GHIDRA ferramenta de engenharia reversa é liberada pela NSA



As ferramentas de engenharia reversa são totalmente essenciais para segurança da informação, essas ferramentas são capazes de ler arquivos binários, dlls, exe e vários outros tipos de arquivos compilados, e tenta construir uma espécie de caminho inverso, ou seja, analisa cada processo e rotina que é feita tanto em hardwares como memória, processador e placa de vídeo quanto no próprio sistema operacional, com isso é possível entender detalhadamente como um determinado programa ou biblioteca funciona dentro do sistema, dessa forma, além de entender o funcionamento do programa é possível também encontrar falhas de segurança em determinadas rotinas seja de tratamento de dados, no uso de chamadas do sistema ou em várias  outras rotinas que os programas executam dentro do sistema. Caso você não esteja entendo muito bem do que estou falando, resumidamente os programas são formados por linhas de código, quando você tem acesso a essas linhas é possível entender a fundo todo o comportamento do programa e o que ele irá fazer a cada função, porém quando o código é compilado, o resultado é um arquivo binário que não é mais legível de forma “amigável” pelo ser humano.

De uma coisa podemos ter certeza, qualquer hacker que queira encontrar falhas em programas, precisa ter ao menos um programa de engenharia reversa ou como são chamados “disassembler” em mãos, claro que quando eu digo “hacker” estou falando de um profissional em segurança da informação, que pode desde estar encontrando falhas de segurança em seu quarto, até estar em um escritório de uma grande companhia ou quem sabe de uma agência secreta como a NSA :D.

Em um dos vários vazamentos de informações confidenciais realizado pelo WikiLeaks contra a CIA e NSA, foram revelados vários protocolos de invasão e ferramentas que também eram utilizadas seja para invasão ou para procurar falhas de segurança em sistemas, aplicativos e redes, dentre entre esses programas que foram revelados estava o GHIDRA.

O GHIDRA é um programa de engenharia reversa (disassembler) que foi muito utilizado pela NSA (Agencia de Segurança Nacional dos EUA), para encontrar falhas de segurança em sistemas, programas e bibliotecas. Programado em Java e com uma interface gráfica de usuário (GUI) amigável, o GHIDRA oferece um ambiente extremamente poderoso para analise de arquivos binários, malwares e geração de insights profundos para analistas de SRE, que buscam entender melhor as vulnerabilidades em sistemas e redes.

Uma ferramenta de engenharia reversa utilizada por uma das agencias secretas de segurança mais famosas do mundo, já imaginou se você pudesse ter essa ferramenta em mãos? Bom, venho através desse post dizer que você pode :D.

Na quarta-feira passada (06/02) a Agencia de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), liberou gratuitamente a versão 9.0 da GHIDRA sua ferramenta de engenharia reversa, segundo a NSA: “Em apoio à missão de segurança cibernética da NSA, o Ghidra foi construido para resolver problemas de dimensionamento e formação de equipes em esforços complexos de SRE e para fornecer uma plataforma de pesquisa SRE personalizável e extensível”.

Atualmente o GHIDRA esta disponível para Windows, Linux e macOS e pode ser baixado pelo seu site oficial ou pelo GitHub.

Sinceramente se você tem ao menos um conhecimento básico em hacking, programação e analise de sistemas (códigos, programas, etc), eu recomendo que você ao menos teste o GHIDRA, apesar de ser mais que óbvio que para liberar uma ferramenta desse porte, eles já devem ter algo bem mais avançado, ao menos podemos ter uma noção da tecnologia de analise e engenharia reversa que uma agencia secreta possuía a alguns anos atrás, mas de ante mão recomendo também que você teste em maquinas virtuais ou de preferência em um computador que você não utilize no dia a dia, afinal estamos falando da NSA, famosa por espionar não só americanos mas também brasileiros, russos, chineses, em fim pessoas do mundo inteiro :D.

Eae o que você achou da liberação dessa ferramenta hacker? Deixe seu comentário abaixo ;-)!

Nenhum Comentário para “GHIDRA ferramenta de engenharia reversa é liberada pela NSA”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Hynt: QUANDO QUE VAI RODA NO MOTO G7 PLAY...
  • Maria: Incrível! Esses dias estou passando por um ...
  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens