Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Firefox Monitor verifica se seus dados já foram vazados



Toda vez que a base de dados de um determinado site é comprometida, os invasores conseguem baixar todas as informações do banco de dados, conseguindo assim os dados de clientes e usuários do site, essas informações são vazadas na internet ou dependendo dos dados roubados, são até mesmo vendidos no mercado negro para agencias de publicidades e outras empresas com objetivos específicos. Isso pode parecer meio bobo, mas até mesmo dados simples como o seu email, nome e cidade, podem ser utilizadas por empresas para propagandas direcionadas, ou no pior dos casos, esses dados podem ser utilizados por cibercriminosos para cadastro falsos em sites de compra ou campanhas de Phishing. Podemos usar como exemplo os recentes vazamentos de dados que ocorreram nos sites da Netshoes, Buscapé, Banco Inter e C&A, que atingiram milhões de usuários brasileiros.

Uma forma que temos de descobrir se os nossos dados foram vazados, é utilizar o site Have I Been Pwned ou HIBP, esse site coleta parte dos dados que foram vazados e expostos na Internet e os armazena em um banco de dados próprio, para consultas por parte dos usuários, com isso, basta um usuário informar o seu endereço de email, e o HIBP verificará se esse email já foi comprometido em algum site que teve os dados vazados como por exemplo fóruns, chats, redes sociais e vários outros sites que exijam cadastro, se o email foi comprometido, o HIBP ainda informa em qual site o email foi obtido e quais dados foram vazados na invasão ao site.

Pensando exatamente nessa pesquisa por dados vazados, a Mozilla lançou uma ferramenta chamada “Firefox Monitor“, que em uma parceria com a HIBP também pesquisa por um email em sua base de dados, para saber se o mesmo teve informações vazadas em algum site. O funcionamento do Firefox Monitor é bem simples, basta acessar o site da ferramenta, digitar em “Enter Email Address” o email no qual você quer saber se já houve dados vazados e então clicar em “Scan“, em poucos segundos o Firefox Monitor retornará o resultado da pesquisa.

Se nenhum dado do email pesquisado foi vazado na Internet, a seguinte mensagem deverá aparecer:

Agora se o email informado já foi vazado devido alguma invasão hacker, a seguinte mensagem deverá aparecer:

Note que a página mostra os sites em que houve o vazamento, a data do vazamento, quantos usuários foram afetados e quais dados foram vazados:

Você ainda pode cadastrar um email no Firefox Monitor, para que ele te avise se houver um vazamento de dados envolvendo o email cadastrado.

Caso o seu email tenha sido vazado, é extremamente recomendável que você altere a senha nos sites em que ele foi vazado e inclusive a senha do próprio email, já que muitas pessoas utilizam a mesma senha para várias contas.

Gostou dessa dica? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Firefox Monitor verifica se seus dados já foram vazados”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...
  • Valnei: Clonei o whatsapp como na descrição, porem...
  • raphael: Eu testei ele pega o IP de conexão que o pr...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens