FBI desmancha maior esquema de phishing já descoberto



phishingApós dois anos de investigação, dezenas de pessoas serão presas nos EUA e Egito

O FBI anunciou nesta quarta-feira, em Los Angeles, o fim do maior esquema de phishing da história do país, que envolvia roubo de dados bancários. Laura Eimiller, sua porta-voz, disse que os agentes estão efetuando prisões no Sul da Califórnia, Nevada, Carolina do Norte e no exterior, sendo este o crime virtual com maior número de réus já visto. Segundo ela, cem prisões serão feitas, 53 de note-americanos e 47 de egípcios, principalmente na área de Los Angeles.

A operação, intitulada Phish Phry, começou no início de 2007, após denúncias feitas pelos bancos prejudicados. Os criminosos invadiam e fraudavam computadores para obter informações pessoais que lhes permitiram tirar aproximadamente um milhão e meio de dólares de contas de dois dos maiores bancos dos EUA, o Bank of América e o Wells Fargo, prejudicando milhares de clientes.

Os californianos Kenneth Joseph Lucas, Nichole Michelle Merzi, e Jonathan Preston Clark foram indicados pelo FBI como os líderes da quadrilha. O blog Between The Lines da ZDNet explica que os três estariam diretamente ligados ao recrutamento daqueles que conseguiriam as contas de banco.

Nesta mesma semana foi descoberto o roubo e divulgação de mais de 30 mil senhas de e-mails do Gmail, Hotmail, Yahoo! E AOL, crime que está associado à prática de phishing. A notícia pode ser lida no site da Geek pelo atalho tinyurl.com/y8fuobn.

O diretor do FBI, Robert Mueller, disse que, recentemente, também esteve a poucos cliques de cair em um caso clássico do crime, após receber um e-mail que parecia ser de seu banco. Mueller afirma que nunca mais acessará o banco via online, conta o site Slashdot.

Nos crimes de phishing, as pessoas são enganadas ao receberem e-mails aparentemente legitimos mas que levam a sites fraudulentos, onde acabam inserindo suas informações pessoais, como senhas e números bancários.

Categoria: Notícias
Tags: , ,

3 Comentários para “FBI desmancha maior esquema de phishing já descoberto”

Matheus Defender

16 de outubro de 2009 ás 14:22hs

Meu pai uma vez recebeu um phishing no e-mail dele que dizia ser do banco,a sorte é que eu estava perto dele e eu avisei ele que aquilo era um phishing scan,depois dessa ele ficou experto e teve mais cuidado e segurança.

16 de outubro de 2009 ás 16:56hs

Como diz o Marcos Aurélio os safado que não tem nada pra fazer… 😀
Bom mas uma coisa que você não colocou Ramon.

Nos crimes de phishing, as pessoas são enganadas ao receberem e-mails aparentemente legitimos mas que levam a sites fraudulentos, onde acabam inserindo suas informações pessoais, como senhas e números bancários.

Não só em e-mails também em sites, programas, virus, e até na vida real.

Luiz

1 de fevereiro de 2012 ás 13:17hs

Cara
Pishing no Brasil não é crime.
Se eu quise eu pego o jogo em que eu participo baxo a pagina falsifico e nada ocorre comigo. Isto é uma triste realidade deste país, que só vai pra trás, cada vez mais :/

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: O prazo de entrega dos Correios é de 3 a 5 ...
  • Will HyraL: Já realizei a compra, demora muito para che...
  • Paulo Tacio: Eu que agradeço sua visita, acompanhe nossa...
  • Paulo Roberto: Agradeço sua explicação foi muito útil. Se ...
  • Lucas yagami: Sim pelo fato de eu não estar na hora que o...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens