CiberGuerra



ciberguerraVocê sabe o que é CiberGuerra?

Em meados século 21, aonde tudo esta conectado, aonde tudo depende de um sistema, aonde tudo é automatizado, para que os terroristas ou países inimigos gastariam bilhões de dólares em armas, tanques de guerra e aviões, se com um simples vírus de computador é possível fazer um país parar, ou até mesmo virar um verdadeiro caos?

Quem já assistiu o filme “Duro de matar 4.0“, sabe mais ou menos do que eu estou falando. Apesar de ser um filme, ele mostra muito bem, o risco que um país corre ao se expor excessivamente usando sistemas vulneráveis, suscetíveis a ataque de Hackers, Crackers ou Guerrerios cibernéticos.

Mas como é possível guerrear pela Internet?

Quando dois países declaram guerra qual é o propósito disso tudo? – O propósito é mostrar poder e obrigar o outro país a fazer o que eles querem, para isso eles usam o máximo de poder de fogo possível.

Hoje em dia, diversos sistemas estão interligados entre si e interligados a rede, para tornar todo processo automatizado e acessível de qualquer lugar para possíveis manutenções ou controle emergênciais, dentre esses sistemas estão: sistema elétrico, sistema de usinas, sistema de trânsito, sistemas de tráfego aéreo, sistema de órgãos públicos, sistema de órgãos de segurança, dentre outros.

Se um país declarasse guerra contra um país inimigo, ele poderia apenas investir em Hackers ou Crackers, para procurar por falhas nos sistemas do país inimigo e desenvolver softwares para explorar essas falhas. Digamos que um país encontre uma falha no sistema elétrico de um país inimigo, explorando a vulnerabilidade seria possível controlar a eletricidade de toda uma cidade ou até mesmo do país inteiro. Indo mais longe, imagine uma falha no sistema de uma usina nuclear, dependendo da vulnerabilidade, um país inimigo poderia explorar a falha, controlar as maquinas da usina e até mesmo explodi-las.

Resumindo, se tudo esta interligado, e como todos já sabemos nenhum sistema é 100% seguro, é sim possível guerrear pela rede, ao invés de guerrear fisicamente.

Quando isso irá acontecer?

Sinceramente? Pode estar acontecendo agora mesmo. Países mais visados como os Estados Unidos da América, sofrem constantemente diversas tentativas de invasões por “segundo“, os alvos na maioria das vezes são os sistemas do pentágono e FBI, além também de sistemas elétricos, trânsito e de usinas.

Todas essas invasões fizeram com que diversos países pesquisassem mais a fundo, sobre o que esta acontecendo, foi exatamente ai que descobriram que é melhor se preocupar mais com os seus sistemas do que com as muralhas nas fronteiras do país.

Já existe algum país com um exercito cibernético?

Quando acontece alguma invasão avançada, que teoricamente necessita de um grupo de Hackers, com recursos talvez ilimitados, sempre fica a desconfiança de que os responsáveis pelo ataque seja o governo de algum país que tenha alistado ciberguerreiros, o exemplo mais recente disso foi a invasão a contas de usuários do Gmail (serviço de e-mail do Google), aonde o principal alvo foi contas de pessoas influentes e importantes para a política, a principio o Google considerou a China como a responsável pelos ataques.

Pensando em todos os riscos, diversos países como os EUA, estão montando um exercito de ciber-segurança, com o objetivo de proteger os seus sistemas com mais dedicação eeeee … Bom, eu acho que nem a pessoa mais ingênua do mundo, acredita que esse exercito seja só para segurança né :D, possivelmente esse exercito também esta se armando para ataques a países inimigos.

Chegamos então a conclusão que sim, já existem diversos países com exercito cibernético.

Quais riscos nós corremos com a ciberguerra?

A ciberguerra não trás toda aquela agressão e terror psicológico de uma guerra física, aonde você vê tanques de guerra passando por cima de pessoas, aviões bombardeando cidades, guerrilheiros atirando em todos que estão na rua, etc. A guerra cibernética é mais discreta, porem tem o mesmo nível de periculosidade de uma guerra física.

Imagine você no transito e de repente os semáforos ficam malucos, ou imagine ficar sem energia elétrica por meses, imagine também uma usina nuclear explodindo, em fim, os riscos que corremos são diversos, só que ao invés de vermos aviões de guerra ou guerrilheiros vamos ver computadores trabalhando de forma descontrolada, causando problemas inimagináveis.

Outro risco eminente é o de ataques terroristas. Se um país com todo um governo, mesmo que ditador e uma hierarquia já é perigoso em uma guerra, imagine então terroristas que não tem nada a perder, no controle dos sistemas de um país.

Quais os interesses de um país, para usar seus ciberguerreiros?

As informações confidenciais de um país sem dúvida alguma sempre estarão como alvo primário. Imagine um país inimigo ter em mãos todos nomes de agentes secretos de outro país, ou até mesmo ter em mãos projetos de guerra, projetos tecnológicos ou planos de governo.

O que os países podem fazer para se proteger da ciberguerra?

Como nenhum sistema é impenetrável, um país nunca, mas nunca mesmo, pode confiar apenas na empresa que desenvolveu o sistema e seus funcionários que prestam suporte. O mais recomendável é mesmo alistar ciberguerreiros, que devem criar sistemas e protocolos de segurança para os sistemas e protocolos de segurança já existentes nos sistemas, além de manter uma constante vigilância desses sistemas para poder reagir o mais rápido possível a uma invasão.

E os Hackers, como ficam?

Se tratando de uma guerra cibernética e de invasão a sistemas, nada melhor do que recrutar Hackers para fazer a segurança dos sistemas de um país, afinal, se você quer proteger os seus sistemas de Hackers e Crackers, é melhor você contratar uma pessoa que saiba como eles agem e na prática, do contratar uma pessoa que saiba o que eles teoricamente podem fazer.

E o Brasil?

Não ser um país com tecnologia de ponta, tem lá suas vantagens :D. Como todos já devem saber o nosso país não tem muitos inimigos, até porque, fora a floresta Amazônica e a Petrobrás, nós não temos nada que desperte o interesse de outros países. Porém, mesmo que lentamente, o Brasil esta evoluindo tecnológicamente, e junto com essa evolução os nossos governos também devem dar uma atenção maior a segurança dos sistemas, para ir evitando desde já invasões aos mesmos.

Essa é a Guerra Cibernética ou CiberGuerra. A segurança da informação nunca foi tão importante como nos tempos de hoje.

Não deixem de comentar ;)!!!

51 Comentários para “CiberGuerra”

Fabio CPD

15 de outubro de 2010 ás 17:41hs

Cinistro.

15 de outubro de 2010 ás 22:37hs

manw to ateh ligado q foda vai ser, soh vai dar:

EUA x China x Brasil x Turkos brisados

e eh claro a mais batalhada vai ser Brasil x China

pq aki soh tem 2 tipw de pessoa q usa o pc ou eh msn e orjut o dia inteiro ou eh hacker pq programador ja ta tudo veinhu

67PC

15 de outubro de 2010 ás 22:46hs

Eu não quero dar idéia pra ninguem não, mais se alguem controlar muitas redes de servidores de um país e dar esse comando neles: a() { a|a }.
Bom pra quem não sabe todos linux até agora são vulneraveis a esse local DoS, bom ao menos como root, e se vc executar ele vai gastar o triplo de energia agora imagine redes executando esse comando?
Daria alguns incêndios.. Hehehe (função a(), a|a < isso chama a função duas vezes e vai consumindo os recursos da maquina, até agora a atualização é manual)

Kabeça

16 de outubro de 2010 ás 14:04hs

Não ser um país com tecnologia de ponta, tem lá suas vantagens 😀

essa foi muito boa. Pois é pessoal temos que nos preparar para o futuro*

WarlockOwned

16 de outubro de 2010 ás 15:15hs

O esquema é nos montar o nosso exercito, vamo começar invadindo o pentágono, brinks, isso é bem sério, mais eu acho que o Brasil tem umas pessoas competentes pra nos proteger. 😀

    16 de outubro de 2010 ás 18:11hs

    Humm …. bom, se você esta dizendo …. :D!

eduardo1234567

17 de outubro de 2010 ás 9:24hs

oi tb paulo e minha primeira visita !!!!!
!_!

    18 de outubro de 2010 ás 12:19hs

    Seja bem vindo Eduardo 😀 ….

    Não deixe de acessar e participar aqui do Mundo Dos Hackers.com.br .

    Abração!!!

eduardo1234567

17 de outubro de 2010 ás 9:25hs

gostei muito damateria!!!! parabens pelo site!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    orion

    19 de outubro de 2010 ás 10:53hs

    finalmente esse meu vizinho vai aprender alguma coisa!!!!!! X-D

[R][E][N][A][T][O]

17 de outubro de 2010 ás 21:18hs

na minha opnião falar que quer montar uma tropa aki no brasil de ciberguerreiros. não adianta so fala, tem que agir meu amigo 🙂

num se vira um hacker da noite pro dia nao majorzin tu tem q estuda e mete a cara nos livros, tutoriais, apostilas e etc.. tudo q vc acha ate topicos na net ajudao, larga essa porra do seu orkut e vai correr atrais do que vc quer fmz
deis di então obrigado pela a atenção ;’*

    18 de outubro de 2010 ás 12:15hs

    Realmente tem que estudar muitooooo … e mesmo quando você já tiver um conhecimento elevado, você ainda tem que se manter atualizado, participando ativamente de fóruns, sites, eventos, etc.

Fernando

21 de outubro de 2010 ás 11:39hs

É isso ai. Por isso é melhor eu ir estudando…Gostei muito do site!

    21 de outubro de 2010 ás 12:40hs

    Valeuu Fernando.

    E é bom mesmo ir estudando e ganhando conhecimento em áreas como Hacking para poder fazer a sua própria segurança, já que o Governo se importa apenas com os servidores deles mesmos :D.

MARCELO

21 de outubro de 2010 ás 17:19hs

paulo tacio andei vendo uns videos seus sobre o linux, e gostaria de saber uma coisa, eu vou comprar um pc 3gb de memoria, processador intel dual core, 500 gb de hd essas coisas, e tpw so meio ”burro” vamos dizer em assim em mexer com pc e queria saber se depois que eu comprar o linux eu poderia o formatalo e por o windowns xp porém é de minha preferência, seria normal ? não tem problema algum ? tire essa duvida pra mim e se puder me add no msn para me explicar melhor. grato !

    21 de outubro de 2010 ás 18:53hs

    Você pode sim instalar o Windows normalmente Marcelo, inclusive, eu fiz uma vídeo aula mostrando como formatar e instalar o Windows no HD, de uma olhada na vídeo aula que ela irá lhe ajudar muito.

    Abração!!!

MARCELO

21 de outubro de 2010 ás 20:23hs

oii pauloo tácio mais uma dúvida o pc que eu vou comprar na opção de vídeo ta assim..
Vídeo: Processamento de vídeo integrado com alocação dinâmica de até 224MB, quer diser que eh uma placa onbord de 224mb é isso ? obrigadoo e valew pelas 2 ajudas, bom ter gente como vc que ajudam pessoas com dificuldades.. grato !

    22 de outubro de 2010 ás 12:35hs

    Sim Marcelo, quer dizer que o computador tem uma placa de vídeo onboard com 224 MB de memória, se eu não me engano, com essa quantidade de memória gráfica já é possível rodar os recursos do Aero no Windows 7, é claro que irá depender também da memória e do processador. Se tiver 2GB ou mais de memória + Processador Dual-Core ou superior já da para rodar o Windows 7 tranquilamente.

    Abração!!!

M4G0DNLK

22 de outubro de 2010 ás 22:38hs

É realmente estamos perto ou já estamos em uma guerra virtual…esse novo vírus ai que ta rolando atacando as principais empresas do mundo é um negocio sério…rs
67PC Seu comentário foi ingênuo de ++++++
Mano você acha que os governos vão estar vul a isso ai????
kkkkkkkkk
Você quis mostrar o seu conhecimento mano mais não colo não viu…kkkkkk
Vlw

orion

8 de novembro de 2010 ás 18:30hs

E ai!!!! eu tenho um blog agora posso divulgar o link aqui

    9 de novembro de 2010 ás 0:54hs

    Links de divulgação são removidos, mas se o seu blog for sério e bacana agente deixa o link ativo ai para o pessoal ;)!!!

orion

10 de novembro de 2010 ás 14:22hs

Ta ei o eduardo1234567 ele e meu ajudante

entra no meu blog e:institutohacker.blogestort.com

orion

11 de novembro de 2010 ás 8:35hs

beleza paulo o link é http//institutohacker.blo.com passa por lá quando tiver um tempo!

H4RD3

18 de novembro de 2010 ás 18:53hs

Oi eu sou o eduardo1234567 e agora meu nome e H4RD3

H4RD3

19 de novembro de 2010 ás 19:14hs

Por que o linux cain não da no pc

H4RD3

21 de novembro de 2010 ás 8:12hs

nada nao

H4RD3

26 de novembro de 2010 ás 20:31hs

O Paulo Tacio como coloca o imagem na frente do cd

H4D3R

5 de dezembro de 2010 ás 8:43hs

_______♥█████████♥_______♥█████████♥
_____♥█████████████♥___♥█████████████♥
___♥█████████████████♥████♥_____♥████♥
__♥████████████████████████♥______♥███♥
_♥███████████████████████████♥_____♥███♥
♥████████████████████████████████♥____♥███♥
♥█████████████████████████████████♥___♥███♥
♥██████████████████████████████████♥_♥███♥
_♥██████████████████████████████████████♥
__♥████████████████████████████████████♥
____♥████████████████████████████████♥
______♥████████████████████████████♥
_________♥███████████████████████♥
____________♥██████████████████♥
______________♥█████████████♥
_________________♥████████♥
___________________♥████♥

js-1da

14 de dezembro de 2010 ás 16:42hs

hahahaha demais esse post…
akí no meu país (Angola) as únicas coisa s controloladas p\ computadores são apenas os proprios computadores.. ainda bem k nao tem semaforo nem luz nem agua nem uzina nuclear interligada ehehheheheheeh
valeu paulo tácio
_______♥█████████♥_______♥█████████♥
_____♥█████████████♥___♥█████████████♥
___♥█████████████████♥████♥_____♥████♥
__♥████████████████████████♥______♥███♥
_♥███████████████████████████♥_____♥███♥
♥████████████████████████████████♥____♥███♥
♥█████████████████████████████████♥___♥███♥
♥██████████████████████████████████♥_♥███♥
_♥██████████████████████████████████████♥
__♥████████████████████████████████████♥
____♥████████████████████████████████♥
______♥████████████████████████████♥
_________♥███████████████████████♥
____________♥██████████████████♥
______________♥█████████████♥
_________________♥████████♥
___________________♥████♥

Wan15

17 de dezembro de 2010 ás 16:41hs

Um tempo atras eu visitava direto esse site…e depois parei…mais agora vou estar sempre visitando….
Gostei da materia..!!

    17 de dezembro de 2010 ás 20:56hs

    Seja bem vindo de novo :D.

    Não deixe de acessar o Mundo Dos Hackers.

    Abração!!!

hackerprofiler

22 de dezembro de 2010 ás 21:09hs

o serto e nos si juntar e combater esses . hackers,crackes….
eo fui um Ex-cracker mas naum sou…
hj em dia entrei para o mundos dos hackers….
vs6 são mt fodas…
pra mim vcs ficam em segundo lugar…
vc6 soh perde para o GOOGLE….
HEHE
esse sim e um hacker , cracker,,lamers..etc..

27 de dezembro de 2010 ás 5:21hs

Humm!! Interessante isso…

Henri

27 de dezembro de 2010 ás 22:49hs

lol muito..mas muito massa essa matéria….hehehe
acho q vai começar mesmo em 2012…..

Rener

19 de fevereiro de 2011 ás 19:17hs

galera, os estados unidos ja fizeram até um batalham de hackers para as ciberguerras, mas acho q se o governo nosso investice nisso não teria para ninguem, o brasil é o pais com maior numero de hackers do mundo e são muito criativo, meu sonho seria participar de um batalham do exercito especializado em ciberguerra hauahah

guintter

20 de março de 2011 ás 16:00hs

O meu tbm XD

21 de março de 2011 ás 11:49hs

Ola Equipe.
Acredito que em pouco tempo, aqui no Brasil terá um comercial de TV assim:
“Se você vai já tem ou vai fazer 18 anos, não deixe de se alistar no Cyberexercito Brasileiro, seja mais um Soldado na CyberGuerra…”.
Muito Bom o Artigo.
Não Perco uma Notícia do MH. O que aconteceu com o MHCast?????

14 de maio de 2011 ás 23:23hs

Gostei muito do post!!!

um dos meios de recrutar cybersoldados eh criar um website q disponibilize material hacker e ensine a usá-los

rsrs

15 de maio de 2011 ás 13:49hs

ai paulo as materias do site como sempre ótimas!!
só queria dar uma sujestão por que você não faz uma materia esplicando as diferenças dos trojans botnet backdoor e rat?

    15 de maio de 2011 ás 19:33hs

    É uma boa, vou ver o que eu posso escrever sobre isso.

    Valeu pela sugestão Orion.

    Abração!!!

      @Black Elfo Hacker

      20 de novembro de 2012 ás 22:17hs

      É P aulo. Faz. uma materia dessa. Sou novo Na area de hacking, e gostaria de saber mais.

Jorge Raul

30 de setembro de 2011 ás 14:53hs

Muito boa interessante sua matéria.Isso fica como um alerta no futuro para nossas empresas brasileiras!

Bárbara Ferraz

13 de abril de 2012 ás 13:25hs

Olha gostei muito do assunto desse site!!! Pois me ajudou muito esse material para que fizesse uma resenha sobre vulnerabilidades. Parabens Paulo.

anonymous

11 de setembro de 2012 ás 14:02hs

seguinte… tem muito camarada ai se achando hacker… pensem bem.. hacker é o cara que domina a linguagem e codigos binarios.. este sim é o verdadeiro hacker… o cara que sabe invadir um site ou um computador via ftp ou DOS sem deixar rastros. O LAMER que se denomina hacker e fica invadindo via trojan seja ele indetectavel como certos programas como turkojan sky e por ai vai é um zé ruela q fica enganando a si proprio e aos outros e acabando com a classe HACKER.
No Brasil temos sim varios hackers de verdade e que sabe muito de informatica mas ficam limitados a tecnologia inferior que o nosso governos disponibiliza. Vejam bem… internet de 10 megas? fala serio em uma visita ao japao quase morri do coraçao quando eu vi 10 GIGAS de velocidade.
Este pais é um lixo em questao de tecnologia… nossos tupinikins sao inteligentes sim mas o pais nao.
entao gente nao me falem que o cara q infecta uma maquina via trojan é hacker nao pq se nao eu dou um tiro na kbça….
Abraços a todos
Anonymous

    @Black Elfo Hacker

    20 de novembro de 2012 ás 22:11hs

    Cara vc/ ta certo, temos muitos Hackers de verdade, mais as deficiencias da nossa rede, pode impedir nosso camaradas de agir. Afora estes outros, vamos chamar de Cyber zé ruelas, não serviram para nada. Acredito que colocar algum Cyber zé ruelas para dar uma força. Te garanto a coisa pode trolar toda.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá Alex!!! Respondendo suas perguntas: 1-...
  • Alex: Olá! 1-Tenho muito interesse no curso mas ...
  • Paulo Tacio: Sim, isso é possível. Qualquer aparelho que...
  • Paulo Tacio: Sim, você terá as aulas para sempre! Qualq...
  • Paulo Tacio: Senhas que utilizem letras minúsculas, maiú...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens