EUA promete ação contra ciberataque russo



Um dos vírus mais utilizados no ano passado foram os ransomware, esse tipo de malware sequestra arquivos e dados de usuários, criptografando os mesmos e pedindo resgate para que os arquivos e dados sejam devolvidos (descriptografados), inclusive, tudo indica que esse tipo de vírus ainda será muito utilizado, afinal pelo resgate ser em bitcoins o criminoso quase sempre não consegue ser pego.

De longe, o ransomware mais utilizado no ano passado, foi o WannaCry que deu um prejuízo na casa dos bilhões de dólares para empresas, bancos e órgãos governamentais. Segundo os EUA os responsáveis por criarem e espalharem o WannaCry foi o governo norte coreano. Um outro ransomware conhecido como NotPetya também teve uma contaminação considerável, e causou prejuízos também na casa dos bilhões de dólares, porém ao contrário do WannaCry, mesmo o usuário ou empresas pagando o resgate dos seus arquivos e dados, os criminosos que desenvolveram o NotPetya não devolviam os dados e arquivos da vítima.

Nesta quinta-feira (15/02), a Casa Branca divulgou um comunicado, acusando dessa vez o governo Russo como o desenvolvedor do NotPetya, segundo o governo americano, o propósito dos russos seria desestabilizar o governo da Ucrânia, além disso os EUA afirmou que haverá “consequências internacionais” pelos “bilhões de dólares em danos” causados na Europa, Ásia e nas Américas. Além do governo americano, o governo da Dinamarca, Reino Unido e Austrália também se pronunciaram contra a Rússia pelo ciberataque.

Vale lembrar que no caso de uma infecção por ransomware, nunca é recomendável pagar o resgate dos arquivos, afinal, não há garantia de que os mesmos serão devolvidos, nesse caso a melhor ação é a prevenção contra esse tipo de ataque, evitando acessar links ou executar arquivos de fontes desconhecidas.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “EUA promete ação contra ciberataque russo”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Wayner Pessoa: Muito bom! funcionando perfeitamente....
  • HENRIQUE: Me ajudou muito, obrigado!...
  • Priscila: Gostaria de participar para a prender hakea...
  • Priscila: Gostaria de participar do grupo hakea Whats...
  • Cesar: Funcionou no Windows 10 64 bits de boa! Óti...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens