Esse é o fim do Adobe Flash Player



O Adobe Flash Player sem dúvida nenhuma fez uma revolução na Internet, permitindo que animações e interações fossem feitas entre o usuário e o site, porém não é de hoje que o Flash Player trás muitos problemas com segurança, desde seu lançamento e crescimento, o flash passou a ser o alvo preferido de hackers, simplesmente por ele ser um queijo suíço de vulnerabilidades, e mesmo com constantes atualizações de segurança da Adobe, parecia que quanto mais se corrigia mais falhas apareciam :D.

Com o lançamento do HTML5 em 2011, deu para perceber que seria questão de tempo, para o Flash perder seu espaço e até mesmo ser largado de mão, como o HTML5 permite vários recursos de animação e interação, sem necessidade nenhuma de instalar um plugin, ele acaba sendo mais prático do que o flash, sem falar na segurança do HTML5 que é de longe muito mais forte do que a do flash. Assim que o HTML5 foi lançado e implementado em sites e navegadores, os dois principais navegadores Firefox e Chrome, passaram a restringir o uso do flash em seus navegadores, seja com avisos de segurança, quando o usuário tentava instalar o plugin flash player, ou até mesmo bloqueando nativamente o flash mesmo que o plugin esteja instalado.

Hoje tanto o Firefox quanto o Chrome nativamente não deixam o flash ativado, mesmo que o usuário tenha instalado o plugin, se uma página da web tiver algum recurso que utilize o flash, tanto o Chrome quanto o Firefox, pedem permissão para o usuário liberar o flash.

Além dos navegadores, até a própria Adobe que é a desenvolvedora do flash player, já anunciou a um tempo atrás que estava descontinuando o flash, porém o plugin receberá atualizações de segurança até 2020, no lugar do flash entrou o Adobe Animate, com novos recursos de animação e aparentemente mais seguro.

Apesar do flash receber atualizações até 2020, tanto a Mozilla, quanto o Google, já anunciaram que a partir do ano que vem (2019), seus navegadores não aceitaram mais nenhum recurso do flash, nem se quer a instalação do plugin poderá ser feita.

Pois é, se você é do tempo que fazia animações quadro a quadro no Flash Player CS3 igual eu, fica a nostalgia desse plugin que tornou as páginas web mais legais em 2000 e diante :D, que descanse em paz, a segurança dos nossos sistemas agradece.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Esse é o fim do Adobe Flash Player”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá, sim o curso de hacker e demais cursos ...
  • Lucas Alves: Tenho duas conta de facebook mas uma eu ten...
  • Alexandre: olha só qto tempo o post tem e como ele ain...
  • Paulo Tacio: Não, para fazer o curso não é preciso ter n...
  • Tulio: Olá, preciso ter alguma noção em linguagens...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens