Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Doação via WhatsApp para Brumadinho é golpe



Na ultima sexta-feira (25/01) ocorreu uma tragédia no município de Brumadinho em Minas Gerais, onde uma barragem da empresa mineradora Vale S.A se rompeu e vem despejando rejeitos de mineração, a lama e o rejeito acabou soterrando casas e pessoas que moravam próximas ao local, até o momento já foram confirmados 60 mortos e pelo menos 290 pessoas desaparecidas. Enquanto o Brasil e até mesmo outros países em operações de apoio se esforçam para ajudar a população atingida e se mobilizam para fazer procuras por sobreviventes, infelizmente cibercriminosos vem utilizando a tragédia para tentar ganhar dinheiro.

Um golpe do tipo Phishing vem sendo espalhado via WhatsApp e Facebook, esse golpe consiste em uma mensagem falsa que é enviada para várias vítimas, na mensagem os cibercriminosos utilizam a engenharia social para tentar convencer as vítimas a acessarem links ou baixarem arquivos. No caso desse golpe envolvendo a tragédia de Brumadinho, os cibercriminosos estão enviando mensagens pedindo doações em dinheiro, que seriam encaminhados as vítimas da tragédia, na mesma mensagem é informado o numero de uma conta corrente onde o dinheiro deveria ser depositado, para tentar ser convincente os cibercriminosos ainda utilizam o nome de empresas famosas como sendo responsáveis pela campanha de doação.

Ciente desse golpe que vem sendo aplicado nas redes sociais, a Polícia Militar de Belo Horizonte soltou um alerta, informando sobre o golpe e a conta corrente que vem sendo utilizada no mesmo. Em nota o porta voz da PM major Flávio Santiago disse que: “o mais importante é que as pessoas não confiem em muitas informações que estão sendo veiculadas em mídias sociais, como contas para depósitos. Não existe esta situação. Importante, diante de qualquer dúvida, as pessoas devem entrar no site da Defesa Civil de Minas gerais, pois, se houver algo oficial neste sentido, lá será publicado. No restante, é um golpe sendo aplicado. Infelizmente, há pessoas que aproveitam dessas situações para angariar algum tipo de benefício”.

Como nesse tipo de golpe é pedido que a vítima compartilhe a mensagem com outros contatos e grupos, é possível que o mesmo golpe atinja cada vez mais e mais pessoas, por isso se você chegar a receber alguma mensagem desse tipo pedindo doação, de forma alguma faça a doação e não compartilhe a mensagem com nenhum amigo ou grupo, se possível ainda avise o contato que lhe encaminhou a mensagem, para que o mesmo não caia no golpe. Assim como foi dito pelo major da PM, em caso de dúvida sobre a veracidade de uma campanha de doação, acesse o site oficial da defesa civil de Minas Gerais, pois se houver alguma campanha, a mesma deverá estar em destaque no site.

Deixe seu comentário abaixo ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Doação via WhatsApp para Brumadinho é golpe”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...
  • Valnei: Clonei o whatsapp como na descrição, porem...
  • raphael: Eu testei ele pega o IP de conexão que o pr...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens