Dicas para proteger a sua conta da Steam e Origin



Photo by Unknow

CC0 Public Domain

Sair de casa, ir ao shopping e comprar um jogo com capa e tudo mais é algo que ficou na década de 2000. Cada vez mais a mídia digital domina nas vendas dos games, e isso coincide em milhões de contas cadastradas na Steam e Origin.

Por serem softwares muito populares e que naturalmente giram muitos dólares todos os dias, Steam e Origin são bem protegidos e contam com sistemas de segurança avançados. No entanto, é sempre bom tomar algumas medidas de segurança.

Steam — De acordo com o site Statista, o ano começou com a Steam tendo cerca de 18,5 milhões de contas ativas. Isso é reflexo de tamanha popularidade do software da Valve. Eles comercializam games de sucesso como Dota 2, Counter-Strike, Grand Theft Auto V, The Witcher e muito mais. O catálogo de jogos ultrapassa os 10 mil.

Além de jogos populares, a Steam conta com a última versão do Counter-Strike, intitulada de “CS: Go”, que é um sucesso estrondoso e um dos que mais pagam no mundo dos e-sports. Atualmente, é preciso desembolsar cerca de R$ 25 para adquirir o game. Para proteger toda sua biblioteca de games, seguir algumas dicas básicas, como não compartilhar sua senha e e-mail com ninguém são princípios básicos, mas vai além disso.

Na Steam, existe a opção “Steam Guard”, que é muito valiosa entre os jogadores. Essa opção faz com que o usuário tenha sua conta cadastrada junto ao seu e-mail e smartphone. Dessa maneira, quando logada em outro computador, a conta só é acessada quando esse código (que aparece no smartphone ou e-mail) é digitado.

Essa medida de segurança torna a Steam extremamente segura e bem difícil de ser invadida. Para ativar a Steam Guard, basta abrir o software, clicar na aba “Steam” e depois ir em “Configurações”. Após isso, é só clicar na opção “Gerenciar segurança de conta Steam Guard…” e realizar o procedimento. Com alguns minutos o usuário completa a etapa.

Um ponto positivo é que todo esse processo é bem rápido. Geralmente o código no smartphone chega em segundos, enquanto no e-mail também não é nada demorado. Inclusive, é possível realizar a etapa do “Steam Guard” além do software instalado na máquina, ou seja, também através do site pelo navegador e do aplicativo no smartphone.

Origin — Antigamente esse software era chamado de “EA Store”, o que dá para ter uma noção exata do que se trata a Origin. A loja virtual mostra um catálogo gigantesco de games da Eletronic Arts e suas divisões, que contém FIFA, The Sims, Battlefield, Need For Speed, Star Wars, Way Out e tantos outros sucessos.

Assim como na Steam, a Origin utiliza uma medida de segurança parecida, que é a verificação através da conta do e-mail ou smartphone. Para ativar, basta ir em “Configurações de Conta e Cobrança” e ir até em “Segurança” para seguir os passos e ativar a verificação de login.

O próprio site oficial da EA explica como a verificação de login funciona. “Vamos lhe pedir um código de verificação quando você tentar fazer o login em alguns jogos e serviços da EA. Também lhe pediremos um quando você tentar alterar as informações de sua conta”, informa a página de assistência do site.

Uma informação importante que a EA compartilha na sua página de segurança é que a empresa nunca pede, em hipótese alguma, informações do usuário através do e-mail — seja de endereço pessoal, cartão de crédito ou outra informação do gênero. Portanto, eles destacam que, mesmo se chegar um e-mail parecido com o da EA pedindo essas informações, é preciso descartar e não responder.

Com algumas rápidas medidas de segurança e evitar erros que podem acarretar em vários problemas, é possível ficar mais protegido na Steam ou Origin e não se preocupar muito com a possibilidade de ataques a sua privacidade.

Nenhum Comentário para “Dicas para proteger a sua conta da Steam e Origin”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...
  • Valnei: Clonei o whatsapp como na descrição, porem...
  • raphael: Eu testei ele pega o IP de conexão que o pr...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens