Curso de Linux aula 5 – Apresentação e primeiras configurações



Finalmente depois de algum tempo sem aulas novas no Curso de Linux gratuito do Mundo Dos Hackers, voltei com a aula 5 :D.

Até agora, nós já vimos o que é e para que serve o Linux, já vimos como instalar o Ubuntu e o Mandriva e também já vimos como fazer dual boot com uma distribuição Linux, para que o seu sistema operacional atual não seja excluído, com tudo isso, agora podemos partir para as primeiras configurações que devemos fazer no Ubuntu, que é a distribuição que iremos adotar como referência para esse curso.

Nessa aula eu vou mostrar como criar uma senha para o usuário root, como dar comandos como super usuário, como configurar um discador no Ubuntu para se conectar a Internet e aproveitando a aula, eu também fiz uma pequena apresentação do Ubuntu 12.04 que mudou muitoooo da versão 11.04 :D.

Com tudo que será apresentado nessa aula, já poderemos partir para instalação e desinstalação de pacotes, manipulação de arquivos,  emulação de programas Win32, etc, assuntos esses que serão abordados nas próximas aulas.

Links dessa vídeo aula:

Curso de Linux Mundo Dos Hackers: http://www.mundodoshackers.com.br/secao/video-aulas/curso-de-linux-video-aulas

Canal Youtube Mundo Dos Hackers: http://www.youtube.com/user/mhplayone

Ubuntu: www.ubuntu-br.org

Licença:

O Curso de Linux gratuito do Mundo Dos Hackers esta sob a licença CC (Creative Commons), sendo assim, o mesmo não pode ser comercializado e nem modificado sem a autorização do desenvolvedor.

Creative Commons License
Curso de Linux MH by Paulo Tacio is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License

Não deixem de comentar ;)!!!

30 Comentários para “Curso de Linux aula 5 – Apresentação e primeiras configurações”

Leonardo Cartier

28 de outubro de 2012 ás 8:44hs

Finalmenteeee!!!!!!Ótima vídeo-aula!VLW!

humberto

31 de outubro de 2012 ás 21:26hs

Gostei das informações. Como posso mudar a resolução de tela no ubuntu 12.04
para meu monitor que é de 1280 x 800.

    4 de novembro de 2012 ás 21:09hs

    Clique no ícone do Ubuntu e digite “Resolução” ou “Monitor”.

    Abração!!!

      17 de outubro de 2013 ás 21:50hs

      muito bom,..!!!!! por favor me, me indique um site para baixar a imagem iso do windows 7 ou 8……obrigado

5 de novembro de 2012 ás 10:52hs

oi paulo blz tem mais uma pergunta aqui ai tem algum programa em um cd aie que comtem alghum virus mortal para ajente enviar para algum inimigo que ajente ajente num gosta…:)

Fernando

14 de novembro de 2012 ás 23:17hs

Boa noite Paulo! Nossa, seu site é sensacional! Explica muito bem, parabéns mesmo! Comecei a acompanhar esse curso e é muito legal, além das outras video-aulas. Mas tenho uma dúvida, esses futuros cursos, como aquele focado em quebra e segurança de redes Wifi, será gratuito como esse? Estou indicando a amigos principalmente por você disponibilizar tudo gratuito, sucesso pra você.

    16 de novembro de 2012 ás 23:42hs

    Valeu Fernando pela força :D.

    Não, o curso sobre redes wi-fi será pago mas bemmm acessível, tem assuntos que não tenho como dar suporte para todo mundo e preciso disponiblizar mais materiais e conteúdo. Mas em breve estarei lançando outros cursos gratuitos.

    Abração!!!

      11 de dezembro de 2012 ás 1:17hs

      Paulo parabéns suas video-aulas são exelentes gostei mto msm! Gostaria de saber se vc pretende fazer um curso apenas sobre redes do Linox Ubunto entre outros, pois tenho um conhecimento basico da rede mas gostaria de algo mais avançado pois trabalho com Informática e CFTV mexo mto com ddns e redes mas no Windows Xp e 7 mas no Linox so sei o basico de redes msm! Gostaria de saber se vc irá fazer uma video-aula pra rede avançada do Linox!?
      Obrigado pelos videos são EXELENTES me interessei mais pelo Linox mais ainda depois dos seus videos, apesar de trabalhar na area tenho que ter um conhecimento mais aprofudado sobre o Linox!!!

      Parabéns sucessos!!! 😀

        11 de dezembro de 2012 ás 20:21hs

        Primeiro valeu pelo elogio :D.

        Sim, no ano que vem estarei postando algumas vídeo aulas sobre redes em Linux e estarei também lançando um curso que aborde desde o básico até o avançado de redes em Linux, como configurações de redes, configurações de segurança, servidores, etc.

        Abração!!!

Eduardo

22 de novembro de 2012 ás 13:11hs

Olá, gostei muito do video mas to com um probleminha: Quando digito qualquer coisa com sudo ou su aparece o seguinte “incapaz de mudar para sudoer gid: Operação não permitida” o que fasso? Fiz exatamento o mesmo que vc.

    23 de novembro de 2012 ás 15:23hs

    Você esta como usuário comum? Não pode ser como usuário convidado!

    Tente dar o comando sudo passwd root antes de tudo.

    Abração!!!

Tauan Queiroz

25 de novembro de 2012 ás 18:01hs

Eu achei o Unity meio pesado. Meu notebook é bem fraquinho com questão de placa de vídeo. Minha solução no Ubuntu 12.10 foi o ambiente XFCE. Achei muito bom, limpo e sem esses enfeites desnecessários do Gnome atual, além de ser bem levinha.
Sobre fechar a janela, continua da forma tradicional no XFCE, sem essa inovação do Unity que também achei estranha.

    26 de novembro de 2012 ás 19:32hs

    Eu também não gostei muito do Unity, prefiro o Gnome tradicional e limpo, da para deixar ele como tradicional, é só instalar o gnome ou gtk, não me lembro muito bem qual.

    Abração e obrigado por compartilhar sua experiência!!!

MARCO AURELIO

10 de janeiro de 2013 ás 0:57hs

Paulo gostei, das aulas de ubuntu, estou esperando as próximas aulas.

bennivill

19 de fevereiro de 2013 ás 12:00hs

estou a curtir bue as voças video aulas estão a bater bue manos e muito obrigado a voces por isso manos estou aprender muita coisa com voces

Marcos

6 de março de 2013 ás 18:25hs

Gostei!

Obrigado Mundo dos Hackers pelas informações apresentadas nessa vídeo aula.

Valeu!

Caio Pires

25 de maio de 2013 ás 10:54hs

Vou perguntar aqui uma coisa que não tem nada a ver, mas espero que a resposta venha, pra eu não ter que descobrir só depois que eu instalei uma distro em meu PC.

O esquema de instalação de programa com dois cliques do Ubuntu está valendo também para o Mandriva?

Eu lembro, do último teste que fiz com o Mandriva, que quando eu baixava um arquivo tar.bz2 (ex.: o arquivo de instalação do Mozilla Firefox ou Thunderbird), se eu desse dois cliques, ele era aberto com um programa similar ao WinRAR ou 7Zip.

Isso ficou no passado? Eu teria que abrir o arquivo usando um outro programa, a exemplo da função “Abrir com…” no Windows?

Como a coisa funciona AGORA pra instalar programas no Mandriva? Esta é minha dúvida.

Abraços!!!

P.S.: Uma sugestão: um gráfico onde fica lado a lado, o que você faz no Windows e como você faria o mesmo no Linux. Acho que seria mais fácil, visto que o primeiro impulso de um usuário principiante no Linux (euzinho), é tentar resolver a coisa pelo jeito Windows (ou tentar descobrir como é o jeito Linux equivalente).

Ex.:
No Windows:
As linhas de comando são digitadas no CMD

No Linux:
As linhas de comando são digitadas no Terminal

No mais as aulas foram ótimas e espero que mais vídeos possam vir. Tenho outras ideias mas preciso me aprimorar mais para pô-las em prática.

Abraços!!!
Caio

    25 de maio de 2013 ás 20:09hs

    Bom, o Mandriva é uma distribuição Linux diferente da do Ubuntu, por tanto, se o Mandriva tiver esse instalador de 2 cliques, será do seu próprio gerenciador, só testando mesmo para saber.

    Quanto a sua dica, fico agradecida por ela e vou ver o que posso fazer nesse sentido para as próximas aulas.

    Lembrando que você pode testar a distribuição Mandriva e várias outras em maquinas virtuais, dessa forma, você não precisa formatar seu HD físico.

    Abração!!!

14 de junho de 2013 ás 5:34hs

Ao instalar a os drivers de Hplip ao suspender a sessão perdi todos os dados no Ubuntu 12.10 aparece no terminal guest-VrdjWN@luis- ao inserir a minha passwrd de usuario rejeita como recuperar os dados

Lucas

15 de agosto de 2013 ás 23:33hs

Gostei, esperando outras.

Antonio Pereira

25 de agosto de 2013 ás 11:54hs

Parabéns Paulo, suas aulas são muito boas!
Continue nos presenteando com suas dicas.

Jackson

23 de novembro de 2013 ás 7:57hs

Parabéns !!!
Muito bem explicado todo conteúdo, me ajudou bastante =D

Fabio

12 de dezembro de 2013 ás 20:10hs

Simple e bem explicado… valeu mesmo …!!!

Flavio Prado

31 de janeiro de 2014 ás 22:15hs

Muito legal, vou instalar o ubuntu em dual. Tenho visto “códigos fontes” de programas. Como faço para baixar e rodar esses programas. Tô iniciando no Linux.

Grato

HENRIQUE

28 de agosto de 2015 ás 19:05hs

Sempre tive fascino pelo linux,infelismente nao tinha tempo para me aprofundar nessa distribuição,mais sempre dei umas olhadas nessas vidio aulas e a sua esta otima sempre que posso eu paro para da uma olhada,baixei kali linux,vou tentar aprender o maximo sobre ele um abraço e muito obrigado,continua assim vc é 10.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Falsão Bagaray: Olá, Mozilla não é um navegador e sim o "fa...
  • Paulo Tacio: Olá! Sim esta atualizado, liberamos o link ...
  • roberto: o curso está atualizado para 2017? Os "CD" ...
  • Anonimous: CLARO QUE DA! DEIXA DE SER IGNORANTE.. É ...
  • Elocard: O meu aparece vários: adaptador Ethernet E...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens