Cubo de Led 8x8x8 com arduino – versão 1.2



cubo de led 8x8x8 v1.2Quem vem acompanhando o Mundo Dos Hackers deve ter visto o cubo de led 8x8x8 que eu (Paulo Tacio) e o Douglas Cordeiro montamos. O cubo é montado utilizando leds de 5mm, a placa controladora é formada por expansores de pino (PCF 8574), transistores e o microcontrolador ATMega 328P com o boot loader do Arduino que é programado obviamente com o Arduino.

Na versão 1.0 do cubo, nós montamos o mesmo com leds vermelhos e utilizamos três placas de circuito impresso, duas placas com transistores bc337, PCF8574 e resistores e uma placa dedicada para o microcontrolador e transistores das linhas do cubo. Você pode conferir o primeiro vídeo do Cubo de Led clicando aqui.

Nessa versão 1.2 do cubo de led MH, nós montamos o cubo com leds azuis, isso não é tão importante, afinal o cubo pode ser montado com leds da cor que você achar melhor, o que teve uma mudança significativa nesse novo cubo é as placas de circuito impresso. Nós trocamos os transistores bc337 por drivers de transistores com 8 saída, isso nos economizou muito espaço, então reduzimos de três placas para apenas duas placas com quase a metade do tamanho da versão 1.0, agora temos apenas uma placa com transistores e os PCF e uma placa com o microcontrolador e os transistores das linhas. Outra novidade é que eu fiz novos efeitos que ficaram bemmm legais, confira abaixo o Cubo de Led 8x8x8 v 1.2:

Em breve estarei fazendo novos efeitos e postando um novo vídeo, estarei vendo também a possibilidade de postar algo sobre como montar um cubo desse.

Não deixem de comentar ;)!!!

12 Comentários para “Cubo de Led 8x8x8 com arduino – versão 1.2”

ramiro

12 de fevereiro de 2014 ás 19:04hs

Alguem sabe se tem um software para programar para fazer SO linux para costruo um versao de linux feita em casa?
Um software q usa a linguajem C ou em outra

ramiro

12 de fevereiro de 2014 ás 19:06hs

Eu quetia fazer minha propia versao de linux uma versao de ubuntu

Vinicius

19 de fevereiro de 2014 ás 23:20hs

Paulo, poderia enviar pelo menos umas linhas de algum desses efeitos so pra mim ter ideia? Porque vejo que voce comanda o cubo por colunas e linhas e nao tem como fazer alguns efeitos que voce fez…. a nao ser que voce pisque os leds em uma frequencia imperceptivel….. gostaria de algumas linhas de exemplo ou uma explicação mais ampla…. tenho urgencia dessa explicação.
Muito obrigado e parabens pelos novos conteudos do site!

    25 de fevereiro de 2014 ás 19:57hs

    Olha, por enquanto não posso liberar parte do código, estou vendo essa possibilidade, talvez em breve eu poste uma aula mostrando como controlar matrizes de led já com a frequência certa e tals, a partir dai já dará para entender bem como fazer alguns efeitos.

    O que eu posso adiantar é que você deve utilizar matrizes para organizar os dados que serão exibidos no cubo, tipo 0= apagado, 1= aceso, sendo assim, com 1byte (8bitis) já é possível controlar uma linha ou coluna inteira. Quanto a frequência, o melhor é ir por tentativa e erro mesmo, pois dependendo do efeito, o tempo de processamento do efeito irá interferir na frequência.

    Abração!!!

Doug

12 de março de 2014 ás 22:35hs

Show, fiquei afim de monta um desse tb

João

2 de abril de 2014 ás 18:30hs

Muito bom amigo, tou a tentar fazer em casa um desses, (tentar) sabe dizer como faz as letras ? tou a utilizar 8 transistors npn para as camadas

    7 de abril de 2014 ás 16:06hs

    Para desenhar os caracteres você pode usar um único byte para cada linha ou coluna do caracter, como o padrão dos caracteres é 7×5 8bits é mais do que suficiente, ai no caso 1= led aceso 0= led apagado.

    Abração!!!

Anastacio

18 de abril de 2014 ás 14:18hs

Quero ser hacker… Ok posso fazer para ser hacker porfavor mi ajudem.

adriano

16 de setembro de 2015 ás 20:18hs

Olha, por enquanto não posso liberar parte do código, estou vendo essa possibilidade, talvez em breve eu poste uma aula mostrando como controlar matrizes de led já com a frequência certa e tals, a partir dai já dará para entender bem como fazer alguns efeitos.

O que eu posso adiantar é que você deve utilizar matrizes para organizar os dados que serão exibidos no cubo, tipo 0= apagado, 2 = aceso, sendo assim, com 2byte (8 bitis) já é possível controlar uma linha ou coluna inteira. Quanto a frequência, o melhor é ir por tentativa e erro mesmo, pois dependendo do efeito, o tempo de processamento do efeito irá interferir na frequência.
linqgm de Hacks Dom 5796+552 Bom Ts

Pedro Grachet

26 de outubro de 2015 ás 15:52hs

Que Top!! Nota 10

Dejamir

21 de abril de 2017 ás 9:11hs

Bom dia, amigos vcs podem disponibilizar a lista de materiais e esquema da placa?

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Esta atualizado para os tempos de hoje (201...
  • d3tt0x: O curso está atualizado para o ano de 2017 ...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Curso eu recomendo o Curso de Hacke...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim, temos todos os produtos dispon...
  • Apenas um Cara: Ainda dá pra comprar ?...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens