[Criptografia] Encriptando textos



cadeadoQuando estamos falando de segurança em informática ou em tecnologia em geral, a criptografia é um assunto que não pode deixar de ser comentado, afinal, é através dela que os dados podem ser transmitidos com segurança pela Internet ou por qualquer outro tipo de rede.

Fazendo um breve resumo sobre criptografia. A palavra criptografia vem do Grego “kryptós” que significa “escondido“. Em informática a criptografia é uma técnica de tornar uma informação ilegível para pessoas não autorizadas, o principal objetivo da criptografia é garantir que apenas o remetente e o destinatário possa ver as informações transmitidas, sendo assim, quando estamos falando de criptografia, estamos falando de um ponto de envio e um ponto de recebimento que sejam capazes de descriptografar a informação. Se fosse-mos prolongar a explicação sobre criptografia, eu ainda iria falar sobre os termos relacionados como esteganografia, criptoanálise, cripologia, entre outros, além de citar alguns exemplos do uso dessa técnica no passado e no presente, mas eu vou deixar esse assunto para um post mais especifico.

Além de criptografar dados transmitidos por redes, nós também podemos usar a criptografia para outras finalidades mais simples, e que nos proteja de uma forma mais direta, uma dessas finalidades é a de encriptar textos, arquivos, pendrives ou até mesmo o seu HD. Nesse post vamos falar sobre a encriptação de textos.

Quando você envia um e-mail para alguém, por padrão esse seu e-mail já é criptografado pelo seu provedor de e-mails, é claro que a criptografia utilizada não é 100% segura, mas já ajuda a proteger as suas informações. Agora digamos que o e-mail que você irá enviar é muito sigiloso e você precisa de uma segurança a mais, isso ocorre muito com empresas, órgãos públicos, autoridades de segurança, hackers ou até mesmo terroristas, nesse caso você deve optar por fazer uma criptografia utilizando um algoritmo próprio para proteger o texto, dessa forma, mesmo se o seu e-mail for capturado por um invasor e o mesmo conseguir quebrar a criptografia do provedor de e-mail, ele ainda irá se deparar com um texto criptografado, o que irá lhe dar ainda mais trabalho. Exemplos mais simples é o de você utilizar a criptografia de textos para enviar mensagens por redes de relacionamento, para pessoas especificas, dessa forma só o destinatário irá saber o que contem na mensagem, em fim, a utilização da criptografia de textos vai da sua imaginação e necessidade.

Um ótimo programa que criptografa textos é o E-text, ele roda em Windows, é eficiente e simples de usar. Veja um pequeno tutorial abaixo:

Obs: Para aumentar a imagem basta clicar em cima da mesma.

1- Clique duas vezes no ícone do etext. Feito isso ele será aberto e já estará pronto para uso, sem a necessidade de uma instalação.

imagem 1

2- No campo “Plain” você deve digitar o texto que você quer encriptar. No campo “E-text” é aonde irá aparecer resultado da encriptação do texto ou aonde você deve colocar um texto encriptado para desencripta-lo. No exemplo abaixo coloquei um texto para ser encriptado, veja o resultado:

imagem 2

3- Agora nesse exemplo eu coloquei uma mensagem encriptada pelo e-text para ser revelada, veja o resutado.

imagem 3

Esse é apenas um exemplo, existem outros programas que podem ser usados para criptografar textos, é só dar uma pesquisada.

Lembrando que no caso de textos criptografados, as duas pessoas (remetente e destinatário) precisam ter o programa usado na encriptação para encriptar e desencriptar as mensagens, isso também ocorre com qualquer outro tipo de criptografia.

Lembrando também que se o invasor tiver o e-text ele poderá ver a sua mensagem normalmente, por isso, se você necessita de uma proteção mais séria e segura para os seus textos, procure programas mais avançados de uso exclusivo.

Em outros posts eu vou mostrar como criptografar arquivos, pendrives e HDs.

Não deixem de comentar ;)!!!

24 Comentários para “[Criptografia] Encriptando textos”

Bruno

10 de agosto de 2010 ás 19:27hs


Ai
v6 podem me passar por e-mail um arquivo de força bruta?
Vlw!
Bom Post

M4G0DNL

10 de agosto de 2010 ás 22:07hs

Muito bom Paulo essa matéria, criptografia realmente é muito importante. Estou pensando em criptografar a minha vida rsrs.
vlw…

    11 de agosto de 2010 ás 2:46hs

    hahahahaha seria uma ótima proteção :D. Valeuuu M4G0DNL!!!

11 de agosto de 2010 ás 0:11hs

“é claro que a criptografia utilizada não é 100% segura, mas já ajuda a proteger as suas informações”
TSL ajuda bastante né, acho que nós somente presisariamos usar o e-text quando for arquivos sigilosos, porque se você não tiver contato físico com a outra pessoa você tem que enviar um e-mail passando o tipo de criptografia né…

    11 de agosto de 2010 ás 2:45hs

    Hum, em casos mais sigilosos e sérios, a mensagem é enviada em uma criptografia já conhecida pelo destinatário, afinal se ele enviar uma mensagem desprotegida avisando que vai enviar uma mensagem encriptada por um programa “x”, o invasor já vai saber pelo que procurar para a ler a próxima mensagem :D.

      15 de agosto de 2010 ás 14:38hs

      é verdade

12 de agosto de 2010 ás 13:23hs

muito bom

breno

18 de agosto de 2010 ás 12:01hs

paulo mim esplica uma coisa, essa criptografia de texto não precisa de senha,
& aquele negosio de criptografia que tem senha é oque aquilo ?

    19 de agosto de 2010 ás 13:06hs

    É uma criptografia seguida de uma chave de segurança (senha), além dos dados todos encriptados, o dispositivo ainda pode conter uma senha, o que dificulta ainda mais o acesso aos dados.

    A próxima matéria será sobre criptografia em pen drive , nesse tipo de criptografia nós iremos utilizar senhas.

    Abração!!!

Yuri

18 de agosto de 2010 ás 22:45hs

pow paulo seria mto uma materia sobre encriptaçao de pendrive……gostaria mto

Yuri

19 de agosto de 2010 ás 13:12hs

estou esperando ansiosamente…..xD

neon

20 de agosto de 2010 ás 16:28hs

Muito bom essa criptografia para deixar mensagem mais seguras e existem outras tbm vale a pena dar uma pesquisada sobre o assunto…..valeu

dann

30 de outubro de 2010 ás 20:23hs

muito boa a aula !

R.Novoletto

31 de janeiro de 2011 ás 18:28hs

Paulo , tem como você postar Criptografia de Arquivos ? e como Desiptografa ? ou sei la como fala ^^ . vlw!

    31 de janeiro de 2011 ás 20:32hs

    Tem sim, eu vou preparar alguns posts desse tipo.

    Valeu pela sugestão.

    Abração!!!

      Wiliton

      9 de novembro de 2011 ás 13:14hs

      Olá Paulo só tira uma duvida com você , esse programa para criptografa foi feito em qual linguagem de programação ?
      se for em C tem condição de você me manda ele por email , mana o script ?

        9 de novembro de 2011 ás 16:29hs

        Não sei te dizer Wiliton, se eu não me engano esse programa não é open source, ele é apenas gratuito.

        Abração!!!

Flavio

16 de maio de 2012 ás 23:08hs

Gostaria de ver um código fonte de um programa desse !?

mas belo post !!!

    17 de maio de 2012 ás 14:10hs

    Bom, não é muito difícil desenvolver um programa desse, difícil mesmo seria só o algoritmo, mas você pode dar uma pesquisada na Internet por algoritmos de criptografia e implementá-lo no seu programa :D.

    Abração!!!

NeemiasNdsf

11 de outubro de 2013 ás 23:40hs

me manda esses programa etext por favor

breno

2 de novembro de 2013 ás 11:16hs

esse programa ai e uma otima ferramenta c o programador que fez manda um link seria otimo pra muitas pesoas gostaria de ta pedindo aqui ele

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Falsão Bagaray: Olá, Mozilla não é um navegador e sim o "fa...
  • Paulo Tacio: Olá! Sim esta atualizado, liberamos o link ...
  • roberto: o curso está atualizado para 2017? Os "CD" ...
  • Anonimous: CLARO QUE DA! DEIXA DE SER IGNORANTE.. É ...
  • Elocard: O meu aparece vários: adaptador Ethernet E...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens