Conhecendo o HD



CONHECENDO O HD

Ola pessoal meu nome é Josuel, sou professor de Informática e técnico em montagem e manutenção de microcomputadores.

Estarei passando para vocês um pouco do meu conhecimento na área de informática, estarei ajudando com dicas e respostas para vocês.

Bom e para começar quero falar um pouco sobre o HD ou Disco Rígido, o HD vem do inglês hasd disk drives, ou seja, dispositivo de discos rígido. É a parte do computador em que os dados são armazenados. Trata-se, ao contrario da memória RAM, de uma memória não-volátil, as informações permanecem mesmo quando o computador é desligado. Por isso é fundamental para execução de programas e para salvar arquivos.

hd_pordentro

Sua historia

O primeiro HD foi construído pela IBM em 1957. Era formado por 50 discos magnéticos e tinha capacidade para 5 MB. Os primeiros discos rígidos utilizavam a mesma mídia magnética que os disquetes, já os HDs atuais usam mídia laminada. Os discos magnéticos são recobertos por uma camada magnética que quanto mais fina, mais densa, ou seja, tem maior capacidade para armazenar dados.

Conhecendo sua fragilidade.

O HD trata-se de uma peça muito sensível do computador, alguns não sabem mais vemos o HD de uma forma que parece ser muito protegido e revestido de uma camada de metal e que pensamos que nunca será danificada, até eu mesmo muitas vezes como técnico utilizei muitos HDs com problemas mais não na parte externa e sim interna, problemas nos discos rígidos, se tratando de problema no HD muitas vezes Um HD pode ser danificado com o tempo, com quedas, quando há problemas na placa-mãe, com superaquecimento, quando há problemas com a fonte (ou queda de energia) ou então quando é mal-conectado ou conectado de forma errada. O HD tem um bom tempo de duração mais se você é do tipo que sempre esta formatando seu HD muitas vezes quando não é preciso, isso levará ele a uma vida curta, por isso deixo uma dica: só formate seu HD se for à última alternativa.

HD externo

hd-externo-2

O HD externo é uma ótima opção para liberar espaço em seu computador e proteger aqueles filmes e músicas que tanto ama. Já imaginou se o seu HD um dia queima? Pronto, lá se vai uma vida pela rede elétrica. Ao fazer backups periodicamente do PC para o HD externo, você assegura a preservação dos seus documentos, fotos e tudo mais que armazenar. Exemplo: essa semana eu estava fazendo a manutenção de um computador, era vírus então a única alternativa que tinha era formatar o HD mais o cliente não queria perder os dados dele, como era muitos dados armazenados tive uma idéia, usar o HD externo para salvar os dados dele, então formatei depois coloquei os mesmos dados de volta no HD do cliente. Outra vantagem do uso do HD externo é que ele é mais prático de ser instalado e pode ser usado em mais de um computador. Se você precisa levar trabalho pra casa, eis aí a solução. Muito mais fácil transportar um HD externo do que um computador inteiro. E para aqueles que usam notebook, o HD externo é uma maneira mais segura de transportar os dados, pois mesmo que seja roubado, os arquivos confidenciais podem ser protegidos por softwares de criptografia ou biometria, que reconhece a impressão digital do usuário.

Bom pessoal isso é só o começo espero que tenham gostado deste tutorial, estaremos falando mais sobre manutenção na próxima matéria obrigada a todos.

69 Comentários para “Conhecendo o HD”

Seena

6 de fevereiro de 2010 ás 20:53hs

Como é bom encontrar pessoas de boa-vontade para no ensinar.Estou ligada nas suas explicações sobre HD externo.Tenho um e não sei passar meus doc, para ele, para liberar memoria nopc.Gostaria de sua explicação.Grata.

    6 de fevereiro de 2010 ás 21:33hs

    ola seena o seu pc reconhece ele como dispositivo usb, igual pendrive é o mesmo procedimento é so repassar os arquivos de um p/ o outro é bem facil. se naum der certo me add no MSN que iremos resolver esse problema online. ok amigo um abraço…

      kliferson

      14 de julho de 2012 ás 17:06hs

      eu não consigo jogar um jogo baixado me ajuda josuel to ficando loko

Daniel

7 de fevereiro de 2010 ás 9:56hs

Eu não sei muito sobre hardware. mas com o mundo dos hackers do meu vou melhorando meu conhecimento a cada dia.

Largadao

7 de fevereiro de 2010 ás 19:27hs

Aê… cuidado pra não derrubar seu HD Externo, como o Josuel disse “O HD trata-se de uma peça muito sensível do computador”, perder o Backup e o HD não é nada bom 😉

Matheus Monteiro

8 de fevereiro de 2010 ás 18:12hs

Ótimo matéria Josuel dá para ter uma boa noção sobre um HD. Josuel você disse : só formate seu HD se for à última alternativa , Mais eu já vi dizer que formatação é uma operação lógica não causa danos ao HD. Se estou errado me corrija e explique 🙂 . Mais deve ter cara que derruba muito HD externo porque ele tipo fica igual a um modem,apoiado em cima da mesa ai o cara mete o bração já viu rsrsrs.

8 de fevereiro de 2010 ás 21:52hs

bom Matheus muitas pessoas falam que formatando muitas vezes danifica o HD e outras falam que não danifica, mais quero responder da melhor forma posivel ok,

um disco rigido é muito dificil ser danificado nisso eu concordo, mais digo isso por esperiencia propia em 12 anos de esperiencia nessa area de manutenção eu formatei muitos pcs e sempre aconteceu de HD novo que foi formatado umas 15 vezes dar problema, tive um caso a pouco tempo de formatar um HD só 5 vezes e ele já deu pra ruim, então na minha opnião de uma forma danifica sim, porque eu tive provas disso. apesar de muitos especialistas dizer que naum danifica, eu fico com a minha opnião. espero te respondido sua duvida Matheus valeuuuu irmão. fuiii

Largadao

9 de fevereiro de 2010 ás 14:48hs

Se danifica ou não… nun sei! Mas é bom sempre ser cauteloso, e como Josuel disse… só formate em ultima opção ;D mas eu penso qe formatar danifica o HD, até mesmo pelos testes! Ae Josuel bom trabalho mano ;D

10 de fevereiro de 2010 ás 21:14hs

ra vírus então a única alternativa que tinha era formatar o HD mais o cliente não queria perder os dados dele, como era muitos dados armazenados tive uma idéia, usar o HD externo para salvar os dados dele, então formatei depois coloquei os mesmos dados de volta no HD do cliente.

PERA AE MAIS SE VOCÊ FEZ BACKUP PROVAVELMENTE O VIRUS VEIO COM ELE. Principalmente se for W32.Jeefo-3

11 de fevereiro de 2010 ás 1:17hs

CALMA AI AMIGO, OS ARQUIVOS QUE PASSEI NÃO FORAM TODOS DO HD, EU PASSEI SÓ OS ARQUIVOS QUE ERAM IMPORTANTE PARA O CLIENTE,E MAIS ANTES DE PASSAR OS AQRQUIVOS PARA O HD FORMATADO, EU TIVE O TRABALHO DE VERIFICAR TODOS OS AQUIVOS P/ VER SE TINHA VÍRUS,POREM TIVE UM BOM TRABALHO PARA VERIFICAR POS NÃO ERAM POUCOS ARQUIVOS, MAIS TINHA QUE FAZER ISSO PQ O CLIENTE ME PAGAVA BEM PELO SERVIÇO KKKK, ENTÃO AMIGO DIGAMOS QUE O HD QUE ESTAVA COM VIRUS TINHA 100% DE ARQUIVOS, E EU SÓ VERIFIQUEI 30% QUE ERAM OS ARQUIVOS MAS IMPORTANTE P/ MEU CLIENTE. ALGUMA DUVIDA? BOM SE NÃO? EPERO TE ESCLARECIDO O CASO.. FUIII

11 de fevereiro de 2010 ás 1:21hs

SOU ESPERIENTE NA AREA, JAMAIS POSTARIA COISAS AQUI QUE NÃO SOUBESSE…………………………………………………………………………………………FUIIIIIII.

Caroline

30 de março de 2010 ás 9:06hs

Bela explicação.
Me ajudou e muito.
Obrigada’

Tio Sivi

26 de junho de 2010 ás 22:45hs

Muito boa a explicação. Sempre que tenho dúvidas ou problemas no PC, recorro a Net. Mais um vez, valeu pela aula.

Nil Ferreira

4 de fevereiro de 2011 ás 6:13hs

Caro colega,
Bom dia!
Meu HD estava corrompendo o Windows-7. Ficou 10 dias na autorizada e o técnico informou que trocaria o mesmo. Após uma semana de uso o PC apresentou o mesmo problema . Como posso saber se o técnico trocou mesmo o HD?

    4 de fevereiro de 2011 ás 12:51hs

    Você teria que ter visto com os seus próprios olhos o seu outro HD dentro ou fora do seu PC.

    De qualquer forma, o que você pode fazer é abrir o PC (se tiver na garantia não abra!) e ver se o HD que esta nele, tem algum selo com data mais recente do que o tempo que você tem o seu PC. Lembrando que se o seu PC estiver na garantia da assistência, não abra ele, se não você perderá a garantia.

    Abração!!!

      NIL FERREIRA

      4 de fevereiro de 2011 ás 15:16hs

      Obrigado pela atenção e pela resposta, já deu uma clareada .

28 de fevereiro de 2011 ás 0:14hs

Olá. Sou professor de informática há 16 anos. Também tinha como informação que formatar o HD diminuia a vida útil deles. Recentemente estou trabalhando com mais nova professores que formam um grupo de estudo sobre mitos de informática e, dizer que formatar o HD pode estragá-lo é um mito. Confira por favor o item “Formatação do disco” no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido, para começarmos juntos a espalhar a quebra desses mitos.

Debora

31 de março de 2011 ás 11:48hs

Bom Dia, estou tendo um problema e gostaria de saber se tenho como resolver eu mesma em casa. Ou terei soluçao levando ao um profissional da área!
Tenho um hd externo e ele acabou sendo danificado pela queda de energia. Ele pede para ser formatado, mais não quero perder os dados dele…são de grande importancia. O que devo fazer?

    31 de março de 2011 ás 14:30hs

    Rode uma distribuição Linux a partir do CD e tente acessar os arquivos do seu HD externo.

    Se você conseguir acesso aos arquivos, passe os mesmos para o HD interno do seu computador.

    Abração!!!

Pablo

16 de abril de 2011 ás 5:37hs

Josuel Martins,

Também comecei na informática há alguns anos, e achei bem informativo o seu artigo. No meu caso, comecei no MS-DOS, depois passei pelo Windows 95/ 98, chegando a usar o famigerado ME, que de tão bom que me fez voltar ao Windows 98, até que eu troquei de PC e instalei o W2k, ficando com ele por uma data, resistindo até ao XP. Mais tarde, o Ruindows Vista, mas continuei no bom e velho XP, até que… meu note começou a dar problema, que foi quando decidi migrar para o Macintosh. Agora é claro que continuo em contato com PCs também, ainda mais com o advento do Seven, pq querendo ou não, ele é o sistema default hoje
e precisamos nos manter atualizados, senão…

Abs.

joao

2 de maio de 2011 ás 13:34hs

bom dia,gostaria de saber uma coisa,
quero comprar um HD externo mas antes gostaria de saber se eu baixar um jogo no meu note. o jogo vai ficar armazenado aonde ?
no pc ou no hd externo ?
nao posso baixar jogos e musicas neste note. por isso quero um hd externo.
aguardando sua resposta desde sempre.
obrigado.

    2 de maio de 2011 ás 16:56hs

    Você que escolhe aonde o arquivo será salvo João.

    Abração!!!

2 de maio de 2011 ás 21:26hs

Da pra formatar o HD externo normalmente?

3 de maio de 2011 ás 12:29hs

entaum eu posso usar qualquer sistema operacional no meu HD externo?

joao

3 de maio de 2011 ás 21:26hs

bom dia.
eu fiz uma pergunta mais nao deichei muito claro,se eu baixar um jogo no meu note eu vou terque executa-lo no note e nao no hd externo,em outras palavras,o hd externo nao vai me ajudar ?
eu nao posso ter nada de jogo no note,se eu comprar um hd externo e baixar um jogo e quizer joga-lo eu vou terque colocar ele no note certo ?
esperando desde sempre !
muito bom site.

    3 de maio de 2011 ás 22:37hs

    Sim, você pode instalar o jogo no HD externo, sendo assim, sempre que você quiser jogar é só conectar o HD externo ao PC pronto.

    Abração!!!

junior

4 de maio de 2011 ás 12:35hs

boa tarde amigo eu to com um problema eu não consigo de jeito validar meu windows xp como originalja fiz o procedimento (regedit) mais valida sera que vc pode me ajudar obrigado.

Fiil

4 de maio de 2011 ás 21:06hs

Paulo Tacio, tu sabes me informar se e possivel instalar o windows ou sistema operacional em HD Externo?

Fiil

4 de maio de 2011 ás 21:08hs

Desculpe-me Não tinha lido la pergunta de cima, que tu ja tiveste respondido.

8 de maio de 2011 ás 2:52hs

OLÁ,DESCULPE-ME,MAS VOU LOGO ABRINDO O JOGO, NÃO MANJO NADA DE COMPUTADOR E DE COMPONENTES,ACESSO A INTERNET,POR CURIOSIDADE,ALGUMAS PESQUISAS, ETC…PORÉM, NO MEU APARELHO, COSTUMO GUARDAR MUITAS FOTOS E SEI Q POSSO PERDÊ-LAS DE UMA HORA P OUTRA.NA SUA OPINIÃO,SERIA MELHOR ARMAZENAR MINHAS IMAGENS EM PEN DRIVERS,HD EXTERNO OU CD MESMO?DESCULPE-ME PELA TOTAL IGORÂNCIA…GRATA.

    8 de maio de 2011 ás 13:10hs

    Olha, eu considero os pen drives e HD externos mais seguros, é só tomar cuidado para não perde-los :D.

    Abração!!!

Wellington

17 de julho de 2011 ás 9:28hs

Olá amigos, gostei de ler este artigo, estava mesmo buscando um pouco mais de conhecimento sobre HD’s e esta matéria me ajudou muito a compreender. Mas, o que queria mesmo saber era à respeito de compartilhamento de disco rigido, tipo assim, meu pc já veio com o Hd compartilhado, eu queria saber no que isso é bom, se faz diferença em alguma coisa ou se eu quiser, posso mandar descompatilhá-lo e se isso for possivel, como posso fazê-lo?! Me desculpem a ingnorância, mas, quem pergunta é porque quer fazer a coisa certa e vc’s pelo que ví aqui são bons e falam a nossa língua. Outra coisa, tenho um Hd esterno de 01 TB, neste Hd posso instalar td que eu quiser (por exemplo: Sistemas operacionais e outros programas)?!!! Desde já, grato pela resposta. Um abç a todos e muito pelo tutorial aos leigos, como eu.

    22 de julho de 2011 ás 13:06hs

    Bom, se estivermos falando de uma partição deixada só para programas, arquivos e coisas do tipo, essa partição só poderá ser tirada formatando o HD e criando uma partição única, usando todo o espaço do HD. Lembrando que ao fazer isso você perderá todos os arquivos, por isso faça um backup.

    Quanto ao HD externo, sim, você pode instalar um SO nele.

    Abração!!!

Fernanda

30 de novembro de 2011 ás 19:56hs

Boa noite…
Tenho um computador velho,e estou querendo me livrar dele,mas estou com receio por causa de fotos e documentos que possivelmente ainda esteja na memória.Gostaria de saber oq eu posso fazer,já que não posso mais ligá-lo,pq ele está com vários problemas,um deles na ventoinha,não aguenta ficar muito tempo ligado…inclusive,a ultima vez que liguei ele,tentei fazer o backup…mas não sei se foi bem sucedido.Obrigada …desculpa a leiguice.

    30 de novembro de 2011 ás 20:21hs

    Coloque o HD dele no seu PC novo. Para isso você terá que abrir os dois PCs, portanto se o PC novo estiver na garantia não abra ele, compre um adaptador IDE / USB ou SATA / USB e passe tudo para o seu computador novo através do USB.

    Abração!!!

26 de abril de 2012 ás 20:02hs

COMO FAZER ESTA OPERAÇÃO DE PASSAR FOTOS VIDEOS MUSICAS ETC DO COMPUTADOR PARA O hd EXTERNO? PODE EXPLICAR ÍTEM POR ÍTEM? AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE

    6 de junho de 2012 ás 16:40hs

    É só conectar o HD externo ao PC, clicar com o lado direito do mouse em cima do arquivo e clicar em “Enviar para”.

    O HD externo é como um pendrive.

    Abração!!!

jair do vale gonçalves

20 de maio de 2012 ás 15:41hs

O meu notebook com pouco mais de 1 ano, pifou o disco rígido. Como sou super cuidadoso, fiquei preocupado, porque me informaram que se baixar jogos, o disco rígido pode pifar. Verdade ou mito?

    23 de maio de 2012 ás 20:13hs

    Isso é falso, bemmmm falso, não há nenhuma diferença em você baixar um programa qualquer ou um jogo :P. O que pode danificar o HD são problema externos, tipo pancada, ficar balançando o HD ou o PC, super aquecimento, etc, e também problemas em questão de sistema, como ficar formatando direto, ficar instalando e desinstalando muitos programas ou jogos sem passar depois um desfragmentador de disco e coisas do tipo.

    Abração!!!

Theo

22 de maio de 2012 ás 18:55hs

Josuel,
Tenho um notebook da HP deu problema no hd,diz que o disco foi corrompido, e tenho que comprar outro HD,mas tenho muitas coisas importantes gravadas,o que faço,o computador nem inicia o windows,não sei como fazer?
Pode me ajudar?

    23 de maio de 2012 ás 19:56hs

    Bom, nesse caso você teria que primeiramente tirar o HD e tentar recuperá-lo conectando-o em um PC, para isso você teria que utilizar uma case USB, dessa forma você utilizaria o seu HD como um pendrive.

    Abração!!!

25 de junho de 2012 ás 12:23hs

Olá, adorei sua matéria sobre o HD, bem, recentemente perdi o meu HD interno, pois ele queimou devido á desligamentos indevidos ou queda de energia. Tô querendo comprar um novo HD mas to com muita dificuldade para a instalação do mesmo, Queria ter uma ajudinha sobre como instalar e sobre mudança dos pinos para Master ou Jumper, infelizmente não entendo sobre isso. Se vc puder me ajudar agradeço muitissímo…
Obrigado.

    26 de junho de 2012 ás 14:58hs

    Bom, se o seu HD for SATA, não será preciso jumpear para master ou slave, agora se for IDE, será preciso, para que não haja problema com outros HDs ou Leitores de DVD também IDE.

    Na parte de trás do HD tem um desenho esquemático de quais pinos devem ser ligados para “master” e quais devem ser ligados para “slave”.

    Abração!!!

Douglas

25 de junho de 2012 ás 14:34hs

Comprei um hd externo novo e gostaria de testa-lo antes de usa-lo, para ver se ele esta em perfeitas condições de uso.

Para que eu não perca nenhum dado quando eu copiar meus arquivos nele. Pois comprei esse hd para tirar varios arquivos da minha maquina e deixar somente no hd e alem de fazer alguns bkps.

Grato.

    26 de junho de 2012 ás 14:55hs

    Bom, comece passando arquivos grandes como filmes e veja como o HD se comporta.

    Você também pode utilizar programas como o HD Tune para fazer diversos testes de desempenho nele.

    Abração!!!

JOSE ALBERTO

6 de julho de 2012 ás 1:07hs

Boa Noite,

Josue
Gostaria de saber se eu criptografar o meu HD vai danificar os meus arquivos….

Aguardo seu retorno abraço….

    6 de julho de 2012 ás 19:56hs

    Na verdade não irá danificar o seus dados, apenas irá protege-los, mas tome cuidado com a senha, se você a perder, será bemmmmmmmmmm difícil recuperar os dados.

    Abração!!!

26 de outubro de 2012 ás 9:56hs

Fico muitíssimo grato com os ensinamentos deste bem conceituado técnico de informática, o qual tem o prazer e a satisfação de nos orientar sobre o uso do PC. Aproveitando esse ensejo gostaria de uma informação, se for possível: Como faço para instalar um HD interno no modo externo? Caso seja possível peço a gentileza de me orientar como devo proceder.

Desde já, agradeço.

    26 de outubro de 2012 ás 18:15hs

    Existem algumas cases que convertem a entrada SATA do HD para USB, em lojas de informática vendem essas cases.

    Abração!!!

Marco Antonio F Rocha

25 de dezembro de 2012 ás 14:46hs

Estava lendo suas matérias sobre HD externo e assimilei muitas coisas que não sabia. Sempre guardo meus documentos mais importantes no HD externo e no Pendrive. Me deparei com o seguinte problema: ao clicar com o botão direito em ENVIAR PARA, aparece uma lista, inclusive com o pendrive. De uns dias para cá o HD externo sumiu da lista e só posso copiar e colar as coisas, não mais podendo enviar. Existe uma solução para isso? Abração e muito grato.

    26 de dezembro de 2012 ás 23:07hs

    Tente desconectar o HD externo e conectá-lo novamente.

    Abração!!!

Josuel Martins

12 de janeiro de 2013 ás 23:04hs

Olá Amigo Paulo, bom saber que as postagens até hoje tem efeito e retorno para os visitantes do seu SITE MH, fico feliz e alegre por isso, legal um abraço amigo.

    14 de janeiro de 2013 ás 21:50hs

    Valeu Josuel, e parabéns você pela ótima postagem, os créditos são seus :D.

    Abração!!!

jacob lima martins

25 de janeiro de 2013 ás 13:08hs

olá paulo é jacob, entre de 15 ha 20 minutos 0 notbook de repente apaga a tela e fica azul com letras branca rapidamente reinicia voltando para pagina inicial pode ser o HD ou outro problema e se posso resolve

    25 de janeiro de 2013 ás 17:46hs

    Deve ser algum problema com o sistema, tente fazer uma restauração do sistema para um dia antes de começar a dar esse problema, se não solucionar o problema, só formatando para ver se resolve.

    Abração!!!

victor

14 de fevereiro de 2013 ás 13:54hs

josuel da pra instalar jogos no hd externo???????????

matheus

17 de junho de 2013 ás 21:16hs

o significa IBM

    18 de junho de 2013 ás 13:37hs

    International Business Machines .

    Abração!!!

Carlos

12 de julho de 2013 ás 9:32hs

Olá Paulo,

Ja vi acima sobre os comentarios se o HD estragar ou não ao ficar formatando-o, minha duvida é sobre o HD externo. Ele estraga ou não, com o tempo, quando você fica deletando e colocando coisas?

Pergunto pois uso um p/ backups. Como faço back up de mês em mês, toda vez, tenho que deletar uns 50 GBs e p/ copiar meus arquivos atuais, pois mesmo eu tendo quase sempre os mesmo arquivos no back up antigo, ao longo do mês eu sempre altero algumas coisas em varios arquivos. Então, p/ ficar + fácil meu back up, eu deleto toda a pasta de 50-60 GB e intalo a minha pasta atual. E ai fica meu medo de toda vez, ficar deletando e instalando esses novos arquivos se isso, com o tempo, não estragaria meu HD externo. O que acha?

OBS: Aproveitando o post, saberia de algum programa de back-up que sabe identificar quais arquivos eu modifiquei, quais arquivos são novos ou quais arquivos eu deletei em comparação com o ultimo back up? Porque ai passaria para o backup esses novos arquivos ou arquivos modificados, em vez de ter que deletar toda a pasta do antigo backup.

Grande Abraço!

    12 de julho de 2013 ás 15:38hs

    Olha, o HD externo é como um HD comum, porém a comunicação com o PC é via USB, então temos que ter em mente que tudo tem um tempo de vida, independente de ser formatado ou não, mas a questão da formatação irá sim consumir um pouco do seu tempo de vida, mas não precisa se preocupar porque não é algo tão grave, tipo, formatando seu HD, ele não vai durar apenas 1 ano, ele vai durar anos e anos, só não vai durar para sempre :D.

    Quanto ao programa que faz backup, eu não conheço nenhum se alguém conhecer comenta ai.

    Abração!!!

      Carlos

      15 de julho de 2013 ás 0:48hs

      Opa, obrigado pela resposta.

      A questão é: Como vou saber se o tempo de vida dele esta próximo do fim entende? Pq imagina minha surpresa e decepção quando, num belo dia, eu percebo q o trabalho de vamos dizer varios anos da minha vida, cujo o qual eu achava q estava seguro no HD, simplesmente trava e eu nao consigo acessar.

      Teria como saber isso?

      Abraços

jeferson

12 de novembro de 2013 ás 1:37hs

ola,
meu not esta com problemas eu coloco hd novo nele e dura uns 6 mês o hd estraga, ele nao abre mais no not i antes disso acontecer ele começa a demorar a carregar o sistema ate q some tudo do hd parese q não existe hd ligado no not ja troquei 3 vez o hd e sempre acontece isso, no começo fica normal mais começa a fica lento ate q estraga o hd, peço q me ajudem a entender oq esta acontecendo. att jeferson

    23 de novembro de 2013 ás 17:32hs

    Tente medir a tensão que esta indo para o HD, veja isso no conector de alimentação do mesmo, se estiver indo um tensão muito alta ou muito baixa pode danificar o HD, para saber qual a tensão correta para o seu HD de uma olhada no manual do mesmo no site do fabricante.

    Abração!!!

Pedro monteiro

14 de agosto de 2015 ás 1:25hs

Tenho um HD externo de 1 Tb de memória. E tenho um computador que também tem 1 Tb de memória, podendo expandir até 4Tb. Quero saber se posso passar a memória de
1Tb do HD externo para o meu computador, já que ele expande até 4Tb. ?

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: O prazo de entrega dos Correios é de 3 a 5 ...
  • Will HyraL: Já realizei a compra, demora muito para che...
  • Paulo Tacio: Eu que agradeço sua visita, acompanhe nossa...
  • Paulo Roberto: Agradeço sua explicação foi muito útil. Se ...
  • Lucas yagami: Sim pelo fato de eu não estar na hora que o...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens