Como saber se os dados do seu Facebook foi Hackeado



Se você veio para essa matéria apenas para saber se os seus dados do seu Facebook foram hackeados, role  a página até “Veja se os seus dados do Facebook foram hackeados“.

Recentemente foi tornado a público um dos maiores vazamentos de dados de todos os tempos, o responsável pela denúncia foi o ex-analista de dados da empresa Cambridge Analytica, Christopher Wylie. Segundo Wylie a Cambridge Analytica utilizou um recurso que a API do Facebook permitia, para conseguir coletar os dados de mais de 87 milhões de usuários da rede social, como não foi uma falha ou vulnerabilidade de segurança na API ou servidores do Facebook, mas sim um recurso que a própria API fornecia e permitia, o Facebook acabou sendo taxado como o culpado de todo o escândalo.

Caso você não saiba, API é um pacote de bibliotecas, códigos ou comandos, que permitem com que aplicativos de terceiros interajam com uma aplicação, essa aplicação pode ser um programa, um sistema e também um site, o objetivo das APIs é facilitar a integração dos recursos do serviço no aplicativo do terceiro. No caso da API do Facebook, ela permite que você colete informações de um usuário da rede social, dentre essas informações estão: Nome, Email, Status, Mensagens, Amigos, Curtidas, e vários outros meios de interação que a rede social permite aos seus usuários. O problema é que a API do Facebook permitia que não só os dados do usuário fossem coletados pelo aplicativo do terceiro, mas também os dados de todos os amigos desse usuário, logo a coleta de dados poderia chegar facilmente na casa da dezena de milhões, com simples requisições de API, além disso o numero de requisições por parte do aplicativo não era limitado. A única medida que o Facebook tinha contra a coleta de dados era sua política de uso da API, que pedia para que os desenvolvedores de aplicações não utilizassem os dados coletados para fins lucrativos, claro que nem todos respeitam os termos de uma API :D.

A coleta dos dados foi feita através de um aplicativo desenvolvido pela Cambridge Analytica, o programador responsável por desenvolver o app foi o russo Kogan de 32 anos. O propósito do aplicativo seria fazer uma analise da personalidade do usuário, para isso os dados do Facebook do usuário eram coletados, porém graças ao recurso da API do Facebook, os dados de todos seus amigos também eram coletados. Com a informação de tantos usuários em mãos a Cambridge utilizou os dados para analisá-los e vendê-los para partidos políticos, para que os mesmos fizessem campanhas políticas mais eficientes, manipulando o público a partir dos dados coletados.

Em 2015 o Facebook tirou o aplicativo da Cambridge Analytica do ar e modificou sua API para que novos aplicativos não fizessem o mesmo. Porém só agora em 2018 com a denúncia do Christopher Wylie e com as suspeitas de manipulação das eleições americanas em que Trump foi eleito, é que o escândalo estourou.

Veja se os seus dados do Facebook foram hackeados

Durante a semana, o Facebook lançou uma página dentro da própria rede social, em que informa ao usuário se os dados dele foi coletado pela Cambridge Analytica, com isso o Facebook pretende manter uma transparência, informando a verdade aos seus usuários. Para verificar se os dados do seu Facebook foram coletados, clique aqui.

Caso os seus dados não tenham sido coletados, deverá aparecer uma mensagem como essa:

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Como saber se os dados do seu Facebook foi Hackeado”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Não, só não poderá ser utilizado como prova...
  • Vitor: Rastrear IP sem ordem judicial não é ilegal...
  • Tony TL: Esto pronto!...
  • Paulo Tacio: Sim, é mostrado como descobrir senhas e com...
  • Paulo Tacio: Sim, no curso de hacker é mostrado como des...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens