Como saber se meu Windows é 32 ou 64bits



Quando você vai instalar um programa, um driver ou até mesmo o sistema operacional em seu computador, você deve escolher a versão 32 ou 64bits do software, essa versão refere-se ao tipo de arquitetura do seu processador, mas afinal, como podemos saber se um processador é 32 ou 64bits?

Antes de tudo vamos entender resumidamente, o que vem a ser o 32 e o 64bits de um processador. Os microprocessadores são hardwares compostos por bilhões de transistores, e tem como objetivo processar dados, para isso todo microprocessador e também microcontroladores possuem registradores, esses registradores são encarregados de armazenar dados binários e fazer o endereçamento dos dados que são armazenados na memória RAM. Microprocessadores com arquitetura 32bits conseguem armazenar dados de até 32bits em seus registradores, ou seja, um registrador de 32bits pode ter um valor 2^32, ou sendo mais claro, um valor entre 0 a 4.294.967.295, já processadores com arquitetura 64bits, possuem registradores de 64bits que podem armazenar valores 2^64, que equivale a valores de 0 a 18.446.744.073.709.551.615.

Na prática, um processador de 32bits só poderá fazer o endereçamento de uma memória RAM de 0 a 4.294.967.295 o que equivale a 4GB de memória RAM, nesse caso, se você tiver mais que 4GB de memória RAM no seu computador, o seu processador só conseguirá utilizar 4GB. Já processadores de 64bits conseguem endereçar uma memória RAM de 0 a 18.446.744.073.709.551.615 o que equivale a 18EB (Exabyte).

Para verificar qual a arquitetura do seu processador tem duas formas, a primeira e menos conveniente, é abrir o computador e ver qual o modelo do processador, com o modelo em mãos, basta uma pesquisa rápida no Google, para saber a arquitetura do processador.

A segunda forma e mais eficiente, é olhando as configurações do seu processador no seu sistema operacional, nesse tutorial eu mostrarei como ver a versão do processador no Windows 10, mas os passos devem ser parecidos em outras versões do Windows.

1- Abra o menu iniciar e procure por “Computador“. Clique com o lado direito do mouse em “Meu computador“, em seguida clique em “Propriedades“.

Feito isso irá abrir uma janela com as configurações do seu computador, em “Tipo de sistema“, você pode ver a versão do Windows 10, se ele é 32 ou 64bits, se o Windows for 64bits, obviamente o seu processador tem arquitetura 64bits.

Vale lembrar que por mais que o seu processador tenha arquitetura 64bits, se o seu sistema operacional seja Windows, Linux ou MAC OS, for 32bits, você não poderá utilizar mais que 4GB de memória RAM, além disso os dados no registro e o calculo dos dados feito pela ULA (Unidade Lógica Aritmética) serão de apenas 32bits, por isso, sempre de preferência para sistemas operacionais 64bits. Vale lembrar também que todos os processadores atuais e modernos são x64, ou seja tem arquitetura 64bits.

Gostou desse tutorial/matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Como saber se meu Windows é 32 ou 64bits”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Dani: As mensagens apareceram na hora, mesmo a pá...
  • Paulo Tacio: Sim, o procedimento deve ser o mesmo....
  • Daniel: Da para abrir portas em um roteador usb?...
  • aje: nao existe uma ferramenta do tipo mantra pa...
  • Daniel: Olá amigo boa noite, cada vez que tento mud...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens