Como instalar o Python no Windows



Em programação é comum definir 3 tipos de níveis para as linguagens de programação, baixo, médio e alto. As linguagens de baixo níveis são mais próximas da linguagem de maquina, ou seja, linguagens de programação de nível baixo, são mais difíceis de aprender, já linguagens de programação de alto nível, são mais próximas da linguagem humana, logo são mais fáceis de aprender, obviamente as linguagens de nível médio tem uma dificuldade de aprendizado intermediário.

A linguagem de programação Python é uma linguagem de alto nível, orientada a objeto e interpretada, isso significa que Python é fácil de aprender, possui classes (objetos) e é uma linguagem de bytecode, ou seja, o código Python é executado em uma maquina virtual da própria linguagem.

Hoje em dia a linguagem Python vem sendo muito utilizada por Hackers, por ser uma ótima alternativa para desenvolver códigos rápidos, principalmente quando estamos falando de recebimento e tratamento de dados. Por Python ter bibliotecas robustas para quase todo tipo de função, e além disso ser interpretada, há casos em que um hacker precisa apenas receber dados de um site e explorar possíveis falhas, então acaba sendo mais fácil e rápido desenvolver um código Python chamando funções que já tratam toda a parte de socket e conexão, ao invés de desenvolver um código em C, onde você teria que tratar toda a parte de socket, endereço do socket e conexão, além das streams de entrada e saída. É por esse e outros motivos que existem muitos exploits escritos em Python, claro que em casos mais avançados, onde é preciso ter um controle maior sobre uma conexão ou um hardware, a linguagem C é a melhor opção, as vezes é necessário utilizar até Assembly.

Vale lembrar que mesmo Python sendo uma linguagem para “desenvolvimento rápido”, ela ainda é muito poderosa e pode ser utilizada até mesmo para o desenvolvimento de programas avançados, com interface gráfica (GUI) e que utilize gráficos 3D.

Bom, agora que já sabemos um pouco sobre a linguagem Python e o seu poder de programação, vamos ver como podemos instalar o Python no Windows, nesse tutorial estou utilizando o Windows 7, mas os passos são os mesmos para qualquer outra versão do Windows.

1- Antes de tudo é preciso baixar o Python, para isso acesse o site oficial do Python. No site temos duas opções de download, a versão 3.6.4 e a versão 2.7.14, muitas aplicações Python não são compatíveis com a versão mais recente do Python, por isso eu recomendo que você baixe e instale a versão 2.7.14.

2- Download feito, podemos partir para a instalação. Clique duas vezes no instalador do Python, na janela que abriu clique em “Next >

3- Escolha o local de instalação do Python e clique em “Next >“, eu recomendo deixar o local padrão “C:\“.

4- Nessa janela, você pode escolher os recursos do Python que serão instalados, eu recomendo deixar como esta, então apenas clique em “Next >“. Feito isso, o Windows deverá pedir permissão para instalação do Python, então clique em “Sim” na janela que aparecer, agora é só aguardar o término da instalação.

5- Ao término da instalação clique em “Finish“.

Em outro tutorial eu mostrarei como escrever um código Python a partir da IDE do Python e como executá-lo a partir do prompt de comando.

Gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Como instalar o Python no Windows”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Dani: As mensagens apareceram na hora, mesmo a pá...
  • Paulo Tacio: Sim, o procedimento deve ser o mesmo....
  • Daniel: Da para abrir portas em um roteador usb?...
  • aje: nao existe uma ferramenta do tipo mantra pa...
  • Daniel: Olá amigo boa noite, cada vez que tento mud...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens