Como instalar o GCC no Windows



O GCC (GNU Compiler Collection) é uma coleção de compiladores para linguagem de programação C, C++, Objective-C, Fortran, JAVA, Ada e Go, por ser free, multiplataforma e estar atualmente ativo, o GCC se torna a melhor opção para compilarmos programas e exploits desenvolvidos em linguagem C/C++. Além de compilar o código e gerar seu executável, o GCC possui também um pré-processador de código, que identifica possíveis erros de programação, como variáveis não utilizadas, funções inexistentes ou com protótipos não declarados, variáveis inexistentes, erros de sintaxe, dentre outros problemas comumente ocorrentes em programação, isso ajuda e muito o programador a identificar e corrigir o erro além de otimizar o código.

Para utilizarmos o GCC no Windows, e gerarmos arquivos executáveis (.exe) a partir de códigos em linguagem C, precisamos utilizar o MinGW, que é um conjunto de ferramentas GNU adaptados para os sistemas Windows, dentre essas ferramentas esta o GCC que é o compilador. Com o MinGW todas as bibliotecas dinâmicas e estáticas além dos arquivos de cabeçalhos, já estão portados para sistemas win32 ou win64 (Windows), sendo assim, você poderá utilizar além das bibliotecas do padrão C, diversas bibliotecas da API do Windows.

Nesse tutorial vou mostrar como instalar o MinGW no Windows 10, mas os mesmos passos podem ser utilizados para versões anteriores do Windows (8.1, 8,7 e XP).

1- Antes de tudo baixe o MinGW para Windows, para isso acesse a página de download do instalador do MinGW no Sourceforge clicando aqui.

O arquivo que você baixou é um downloader e gerenciador do MinGW, através dele você pode baixar o GCC, MSYS e também bibliotecas como Pthread, OpenSSL, Ncurses, dentre outras, isso acaba facilitando a vida do programador, pois não serão mais necessário procurar e baixar algumas bibliotecas no site dos desenvolvedores e ter que instalar manualmente nos diretórios do GCC.

2- Execute o instalador, na janela que abriu clique em “Install“.

como-instalar-o-gcc-no-windows

3- Escolha o local que você deseja instalar o MinGw, por padrão ele é instalado em “C:\MinGW“. Clique em “Continue“.

como-instalar-o-gcc-no-windows-1

Feito isso aguarde a instalação do MinGW.

como-instalar-o-gcc-no-windows-2

4- Ao término da instalação clique em “Continue“.

como-instalar-o-gcc-no-windows-3

Pronto o MinGW foi instalado. O gerenciador de pacotes do MinGW será aberto, verifique se o GCC já foi instalado.

como-instalar-o-gcc-no-windows-4

Para instalar o GCC ou qualquer outro pacote, basta clicar na caixa de seleção do pacote, em seguida clique em “Mark for Installation“, no meu caso estou instalando a lib ncurses.

como-instalar-o-gcc-no-windows-5

Feito isso clique em “Installation” / “Apply Changes“.

como-instalar-o-gcc-no-windows-6

Clique em “Apply” e aguarde a instalação.

como-instalar-o-gcc-no-windows-7

como-instalar-o-gcc-no-windows-8

Ao término da instalação clique em “Close

como-instalar-o-gcc-no-windows-9

Pronto, pacote instalado.

Agora você pode compilar os seus programas ou exploits C usando o comando gcc -o prog.exe prog.c . Para mais detalhes de como compilar uma programa ou exploit em C, veja o tutorial Como compilar um programa ou exploit em C.

Gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe ;-)!

Nenhum Comentário para “Como instalar o GCC no Windows”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Boa dica, vou fazer um post sobre esse site...
  • Jose R Silva: Pra localizar o IP em uma cidade eu recomen...
  • Paulo Tacio: O prazo de entrega dos Correios é de 3 a 5 ...
  • Will HyraL: Já realizei a compra, demora muito para che...
  • Paulo Tacio: Eu que agradeço sua visita, acompanhe nossa...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens