No Banner to display

Como instalar o GCC no Linux Ubuntu



Em um tutorial atrás eu mostrei como instalar o GCC no Windows através do MinGW, nesse tutorial eu vou mostrar como instalar o GCC na distribuição Linux Ubuntu, através do terminal com o gerenciador de pacotes APT.

Antes vamos lembrar o que é e para que serve o GCC. O GCC é um pacote de compiladores para linguagem de programação C/C++, Objective C, Fortran, Java, Ada e Go, com ele você consegue compilar um código fonte (source) de uma das linguagem citadas, gerando um binário para o sistema em questão, aqui no nosso caso o Ubuntu, além disso você também pode gerar um código objeto para ser linkado ao código de um programa ou biblioteca de forma estática ou dinâmica. Além de compilar o código fonte, o GCC também possui um depurador (debugger) que ajuda a encontrar erros no código compilando e executando linha por linha do código e também possui um pré processador de código, que lhe permite encontrar erros de sintaxe, erros de declarações de funções ou variáveis e também variáveis que não estão sendo utilizadas, isso também permite que você identifique erros de programação além de otimizar o programa.

Normalmente as distribuições Linux vem com o GCC instalado nativamente, então antes de tudo, vamos verificar se o GCC já não esta instalado em seu Linux, para isso abra o terminal (shell) e de o comando gcc . Se o GCC já estiver instalado em seu Linux, irá aparecer a mensagem “gcc: fatal error: no input files compilation terminated“.

como-instalar-o-gcc-no-linux-ubuntu

Essa mensagem diz que não foi informado nenhum arquivo para ser compilado. Se o GCC já esta instalado no seu Linux, não é preciso fazer mais nada, você já pode compilar seus códigos, nesse tutorial, é mostrado como compilar um simples código hello world em C.

Se o GCC não estiver instalado no seu Linux irá aparecer a seguinte mensagem “bash: /usr/bin/gcc: Arquivo ou diretório não encontrado“.

como-instalar-o-gcc-no-linux-ubuntu-1

Nesse caso podemos fazer a instalação.

1- Para instalar o GCC utilizando o APT, de o comando: sudo apt-get install gcc

como-instalar-o-gcc-no-linux-ubuntu-2

2- Digite a senha para o seu usuário root e de um enter. Se você não tem ainda uma senha para o usuário root, veja esse tutorial: [Linux] Como mudar ou criar uma senha para o usuário root . Feito isso a instalação deve iniciar.

como-instalar-o-gcc-no-linux-ubuntu-3

Aguarde o fim da instalação.

como-instalar-o-gcc-no-linux-ubuntu-4

Pronto, agora verifique se o gcc foi instalado, para isso basta usar o comando “gcc” novamente, agora o gcc já deve pedir o arquivo para compilação.

como-instalar-o-gcc-no-linux-ubuntu

Obs: Para instalar o g++ que é o compilador gcc para códigos em linguagem C++, basta utilizar o comando sudo apt-get install g++ .

Eae gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe :D!

Nenhum Comentário para “Como instalar o GCC no Linux Ubuntu”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • KEVIN TIGRAO: TOP TOP TOP...
  • Paulo Tacio: Sim, esta, funcional até 2018 ou mais, depe...
  • Jean Luccas: O Curso ainda está atualizado ?...
  • cleber: vou te ajudar, ja montei dois cubos. entre ...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim o curso esta atualizado, mantiv...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens