Como instalar e desinstalar programas no Ubuntu pelo terminal



Para instalarmos um pacote (programa) em qualquer distribuição Linux, nós temos que se esforçar um pouco mais do que no Windows. Ao invés de só clicar duas vezes, dar um seguinte, seguinte … concluir, nós temos que dar alguns comandos como super usuário através do terminal (shell), e acredite, isso já foi bem pior, houve um tempo em que tínhamos que instalar dependências de pacotes na mão, isso não tornava a tarefa mais difícil, apenas ficava mais demorado, já hoje em dia existem bons gerenciadores de pacotes que conseguem instalar todas essas dependências automaticamente, durante a instalação do pacote e algumas distribuições Linux até possuem gerenciadores de pacotes com interface gráfica, aonde o processo de instalação é bem parecido com o do Windows (seguinte, seguinte … concluir), um bom exemplo é o Ubuntu.

Nesse tutorial eu vou mostrar como instalar pacotes no Ubuntu utilizando o gerenciador de pacotes apt-get via terminal.

O apt-get é um gerenciador de pacotes para distribuições Linux baseadas em Debian (Ubuntu, BackTrack, Satux, BlackBuntu …), ele pode ser utilizado tanto através do terminal quanto através da interface gráfica (Synaptic e Adept Package Manager), que serão abordadas em outros tutoriais.

Bom, vamos então a instalação, antes de tudo é importante saber, que todos os comandos deverão ser dados como super usuário (root), para isso utilizaremos o comando sudo , caso você não saiba o que é um super usuário, de uma olhada nessa vídeo aula: http://www.mundodoshackers.com.br/curso-de-linux-aula-5-apresentacao-e-primeiras-configuracoes  ou nesse tutorial: http://www.mundodoshackers.com.br/linux-como-mudar-ou-criar-uma-senha-para-o-usuario-root  .

1- Primeiramente abra o terminal. Antes de instalarmos um novo pacote, nós devemos sempre atualizar o repositório de pacotes, para que seja instalado as versões mais atuais dos pacotes, para isso utilizamos o comando: sudo apt-get update

Ao dar o comando acima, será pedido uma senha, essa senha é a do seu usuário.

2- Com o repositório atualizado podemos instalar o novo pacote, o comando é o: sudo apt-get install nome_do_pacote  . No meu caso, estou instalando o GIMP que é um editor de imagem muito bom para Linux, é tipo o equivalente ao PhotoShop para Linux :D. Sendo assim o meu comando fica:

sudo apt-get install gimp

Logo no inicio da instalação, será perguntado, se você quer realmente instalar o pacote, basta apertar a tecla “S” e depois dar um enter.

Se aparecer mais alguma mensagem, é só dar uma lida na mensagem e escolher a opção correta.

Ao término da instalação, o pacote já estará pronto para uso, no meu caso, como estou utilizando o Ubuntu 12.04, basta eu clicar no ícone do Ubuntu e pesquisar pelo gimp.

Desinstalando um pacote:

Para desinstalar um pacote, basta utilizar o comando sudo apt-get remove nome_do_pacote , por exemplo:

sudo apt-get remove gimp

Feito isso é só confirmar a exclusão do pacote apertando a tecla “S” e dando um enter:

Obs: O comando acima não irá excluir os arquivos de configuração, para excluí-los, de o comando sudo apt-get –purge remove nome_do_pacote  .

Pesquisa de pacotes:

Vai ter alguns casos que o nome do pacote será diferente no apt-get , sendo assim, você pode fazer uma pesquisa pelo nome do pacote utilizando o comando sudo apt-cache search nome_do_pacote  no meu caso seria:

sudo apt-cahe search gimp

Veja que o comando retorna o nome de todos os pacotes que contém o nome gimp e ao lado direito, tem uma descrição do que o pacote faz ou o que ele é.

Bom, então é isso, como vocês podem ver não é complicado instalar “programas” no Ubuntu, em breve postarei um tutorial mostrando como utilizar a versão do apt-get com interface gráfica e também farei uma matéria com outros comandos do apt-get.

Caso você esteja começando agora no mundo Linux ou gosta desse assunto, não deixe de acessar o Curso de Linux gratuito do Mundo Dos Hackers.

Não deixem de comentar ;)!!!

13 Comentários para “Como instalar e desinstalar programas no Ubuntu pelo terminal”

Alcilei - analista de sistemas

3 de novembro de 2012 ás 17:57hs

tutorial muito bom e bem simples (acho que me enviaram isso como resposta a um comentário que fiz sobre o: Lançamento Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal). minha intenção não foi criticar, apenas quiz dizer que estão carregando demais o linux, deixando-o com alguns apps que na minha opinião não são muito necessários – pelo menos não para mim.

    4 de novembro de 2012 ás 21:07hs

    😀 Não foi uma resposta não :D, é que muitos usuários querem saber como instalar pacotes pelo terminal :D.

    Abração!!!

      Alcilei (Analista de Sistemas)

      14 de novembro de 2012 ás 23:05hs

      Ah só!!!! mas confesso que tive dificuldades no inicio tambem. (numa era muito distante) 😀

        Antonio Pereira

        25 de agosto de 2013 ás 12:00hs

        Alciclei, se você tiver novas críticas que incentivem a criação de novos tutoriais, elas serão bem aceitas por usuários iniciantes, como eu, que ficam “fuçando” à procura de material de qualidade.
        Continue mandando críticas construtivas!
        Valeu pelo tuto, Paulo!

Renatosantos

3 de novembro de 2012 ás 19:43hs

Muito Bom, parabens…

Alexandre

7 de novembro de 2012 ás 20:25hs

aqui quando pressiono S aparece escrito `abortar` o q pode ser

    8 de novembro de 2012 ás 14:18hs

    O que mais aparece?

    Victor

    2 de junho de 2013 ás 22:42hs

    é só colocar ” Y ” que da certo.

Marcelinux

5 de abril de 2013 ás 17:33hs

Essa dica serve bem para aqueles sofwares encontrados nos repositórios usuais do Ubuntu, mas o que fazer quando o aplicativo procurado não estiver neles ?

    8 de abril de 2013 ás 15:38hs

    Procure no Google pelo pacote e faça a instalação manualmente, se for um pacote.deb de o comando dpkg -i nome_do_pacote.deb se for um pacote com o fonte do mesmo, utilize o arquivo Makefile que provavelmente deve estar na pasta do pacote, ai basta dar o comando make e depois make install.

    Em breve estarei postando uma matéria e vídeo aula falando mais sobre esses meios de instalação.

    Abração!!!

marcos

30 de setembro de 2013 ás 18:50hs

valeu.muito bem explicado

Thomas More

25 de outubro de 2013 ás 23:46hs

Olá, muito bom o post, mas gostaria de indicar que há um erro no comando

sudo apt-get –purge remove nome_do_pacote

sudo apt-get -–purge remove nome_do_pacote (esse é o correto)

sudo apt-get -–purge remove gimp

antes é bom dar um sudo su pois pode pedir pra ser root. Estava desinstalando o GIMP e talvez tenha expirado o tempo de root, ou não

Fernando

1 de setembro de 2015 ás 10:42hs

Muito bom, gostei da explicacao vai me ajudar bastente porque estou tendo uma aula na faculdade relacionado com Ubunto. Abracos

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • cleber: vou te ajudar, ja montei dois cubos. entre ...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim o curso esta atualizado, mantiv...
  • Ze84: Boa noite...gostaria de uma informação. Vi...
  • Paulo Tacio: Esta atualizado para os tempos de hoje (201...
  • d3tt0x: O curso está atualizado para o ano de 2017 ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens