Como formatar o Windows 10 sem perder a ativação



Apesar do Windows 8 ter sido um fiasco, o Windows 10 conseguiu reconquistar os usuários de Windows que tinham preferido permanecer no 7 do que ir para o 8, seja por sua semelhança com o Windows 7 ou pelo equilíbrio entre 7 e 8, o Windows 10 é hoje o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo, e no momento atual em que estamos, o Windows 10 parece estar estável e com poucos bugs.

Reconhecendo o fracasso do Windows 8 assim que a versão final do Windows 10 foi liberada, a Microsoft liberou gratuitamente a atualização e migração do Windows 7 e 8 para o Windows 10, e como de graça até tapa na cara :D, muitos usuários fizeram essa atualização e possuem hoje o Windows 10 Pro 100% original, ativado e com todos os recursos que o SO oferece, porém pela ativação ter sido feita durante a atualização automática do Windows 7 ou 8 para o 10, quem esta agora com o Windows 10 não tem a chave de ativação do sistema operacional, sendo assim, caso seja necessário formatar o HD, você perderia a sua licença e chave de ativação do Windows 10 certo? Não, errado!

Nesse tutorial eu vou mostrar como você pode formatar o seu HD, ou seja, apagar por completo o Windows 10 atual e reinstalá-lo do zero, mas mantendo a licença e chave de ativação do Windows 10 que esta atualmente, com isso, você poderá fazer uma formatação limpa, instalar o Windows 10 Pro e ao término da instalação ele estará ativado e 100% original. Lembrando que a Microsoft disponibiliza a imagem ISO do Windows 10 Pro gratuitamente em seu site oficial, então não baixe versões piratas e crackeadas, pois as mesmas podem estar comprometidas. Para baixar o Windows 10 Pro oficial da Microsoft acesse esse link.

Inicie o processo de formatação e instalação do Windows normalmente, ou seja, crie um pendrive ou DVD bootável com a imagem ISO do Windows 10 que você baixou no site da Microsoft, reinicie o PC e acesse a BIOS para colocar como primeiro dispositivo de boot o pendrive ou DVD com o Windows. Só lembrando que quando você formata o HD, todos os arquivos que estão no mesmo são apagados, então antes faça um backup em um partição que não será formatada ou em um HD externo.

Escolha o idioma da instalação, formato de hora e padrão do teclado depois clique em “Avançar“.

Clique em “Instalar agora“.

Na tela abaixo você deve clicar em “Não tenho a chave do produto“, fique tranquilo, que a mesma não será necessária, você verá por que nos próximos passos.

Selecione a versão do Windows 10 que você deseja instalar, no meu caso o Windows 10 Pro x64 (64bits).

Aceite os termos do contrato de licença e clique em “Avançar“.

Como faremos uma formatação do zero, ou seja, não vamos recuperar o Windows nem restaurá-lo, aqui devemos escolher “Personalizada: instalar apenas o Windows (avançado)“.

Como você pode ver até aqui foram os passos comuns para uma formatação do Windows, agora é que vem o pulo do gato. Na tela a seguir, será mostrado todas as partições do seu HD, cada partição corresponde a uma unidade de disco dentro do Windows, caso você não saiba o que são as partições, quando formatamos o computador, podemos criar partições no HD com tamanho personalizado para por exemplo salvar arquivos, jogos, backup etc.

Normalmente quando vamos fazer uma formatação completa, o comum é selecionar cada partição e excluir, para que o espaço da partição seja liberado e mesclado com as demais partições, ou seja, se apagarmos todas as partições temos o tamanho completo do nosso HD disponível, porém não é o que devemos fazer aqui.

Além das partições normais que podemos criar manualmente, o Windows 10 cria algumas partições durante a sua instalação, na imagem abaixo, podemos ver três partições criadas pelo Windows, são elas: Partição 1 OEM (Reservado), Partição 2 Sistema e Partição 3 MSR (Reservado), a Partição 4 Primário é onde o Windows 10 esta instalado atualmente, ou seja, esse é o famoso “C:\“, essa partição deve ser excluída.

A partição do tipo “OEM” é onde o Windows 10 armazena a licença OEM do Windows 10, ou seja, sua chave de ativação esta nessa partição, logo, para não perdemos a nossa ativação do Windows 10 durante a formatação, basta deixar a partição OEM como está, então você pode excluir todas as partições que quiser menos a OEM (Reservado).

Então exclua todas as partições que desejar e escolha uma partição (que não seja a OEM) para instalar o Windows 10 e clique em “Avançar“, agora é só prossir com a instalação normal do Windows 10.

Durante a instalação, o Windows 10 irá notar que a partição OEM já existe, então irá utilizar a key que esta nela para se auto ativar, ao término da instalação você terá um Windows 10 novinho em folha, ativado e 100% original, podendo instalar todas as atualizações do sistema pelo Windows Update e fazer as modificações que quiser :D.

Eae gostou dessa dica? Então deixe seu comentário abaixo ;-)!

Nenhum Comentário para “Como formatar o Windows 10 sem perder a ativação”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...
  • Valnei: Clonei o whatsapp como na descrição, porem...
  • raphael: Eu testei ele pega o IP de conexão que o pr...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens