Como fazer um pendrive de instalação do Windows 10



Para instalar um sistema operacional em um computador, é preciso iniciar o computador dando boot a partir da imagem do sistema que será instalado, essa imagem pode estar instalada em um CD, DVD ou até mesmo em um Pendrive.

A vantagem de fazer um pendrive bootável com a imagem do sistema operacional, é que pelo pendrive ser uma memória flash sólida, não há um movimento físico para leitura, assim como há com CDs, DVDs ou HDs, logo a leitura dos dados do pendrive é mais rápida e consequentemente a instalação do sistema operacional também será muito mais rápido, além disso, CDs e DVDs são sensíveis, e podem ser riscados facilmente, causando uma corrupção de arquivos antes ou durante a instalação do sistema, já pendrives não correm esse risco.

Para colocar a imagem de um sistema operacional em um pendrive, não basta copiar e colar os arquivos do sistema no pendrive, é necessário tornar o pendrive bootável, particioná-lo e transferir os arquivos do sistema para essa partição criada, só assim, a BIOS do computador conseguirá iniciar o boot do sistema a partir do pendrive.

Nesse tutorial eu vou mostrar como fazer um pendrive bootável do Windows 10, mas os mesmos passos podem ser utilizados para o Windows 8 ou Windows 7. Nesse tutorial utilizaremos o programa Rufus, ele é o responsável por formatar o pendrive, deixá-lo bootável e copiar os arquivos do sistema para o mesmo, então antes de tudo baixe o Rufus.

Lembrando que para fazer um pendrive bootável de um sistema operacional, é recomendável que o pendrive tenha pelo menos o dobro de espaço do tamanho da imagem ISO do sistema. Como aqui estaremos fazendo a instalação do Windows 10, é preciso ter um pendrive de pelo menos 8GB, já que a imagem ISO do Windows 10 tem em média 4GB. Obviamente, também é preciso que você tenha uma imagem ISO ou um DVD do Windows 10, você pode baixar o Windows 10 pelo site da Microsoft ou em “outros” sites (sacomé né :D).

1- O Rufus não precisa de instalação, então após baixar o Rufus, execute o mesmo.

2- Conecte o pendrive no computador. Normalmente após conectar o pendrive, o Rufus detecta e exibe automaticamente as informações do pendrive, caso isso não ocorra ou o Rufus esteja mostrando o dispositivo errado, selecione o seu pendrive em “Dispositivo“.

3- Em “Opções de formatação” clique no campo ao lado de “Criar disco bootável com” e selecione “Imagem ISO“, feito isso clique no ícone do CD.

4- Na janela que apareceu, procure pela imagem ISO do Windows 10.

5- As demais configurações que foram feitas automaticamente pelo Rufus, não precisam ser alteradas, então apenas clique em “Iniciar“, e aguarde o término da geração de boot e cópia dos arquivos do Windows.

Pronto, agora você já pode conectar o pendrive no computador que será formatado, e iniciar o boot a partir do pendrive.

Gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Como fazer um pendrive de instalação do Windows 10”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • erica: 67pc mas vc consegui invadir e-mail do go...
  • Ester: Preciso de uma ajuda pra escanear o código...
  • Ester: Como eu vou escanear o código que tá no Goo...
  • Paulo Tacio: Sim, mas nesse caso o ideal seria acionar a...
  • Paulo Tacio: Sim pode!...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens