Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Como executar um código Python pelo Prompt de comando



Recentemente eu fiz uma matéria/tutorial falando um pouco sobre a linguagem de programação Python, e mostrei como fazer a instalação do Python no Windows, agora é a vez de mostrar como executar códigos Python a partir do prompt de comando.

Tanto compiladores quanto interpretadores, são programas de console, ou seja, eles não possuem interface gráfica, eles devem ser rodados a partir do prompt de comando do Windows, para então compilar ou chamar um código para interpretar.

Para chamar o Python ou executar um código Python a partir do prompt de comando, é simples, basta abrir o prompt de comando, digitar o caminho de onde o Python esta instalado + espaço + caminho para o código.py.

Mas a chamada ao Python pode ser ainda mais simples, bastando digitar python no prompt de comando para executar o interpretador, para isso, é preciso adicionar o caminho do executável do Python nas variáveis ambiente do Windows. Nesse tutorial estarei utilizando o Windows 10, porém os passos são bem parecidos para versões anteriores do Windows.

1- Clique em “Iniciar“, procure por “Computador“, clique com o lado direito do mouse em “Meu Computador“, em seguida clique em “Propriedades“.

2- Na janela que apareceu, clique em “Configurações avançadas do sistema“.

3- Na janela que apareceu clique na aba “Avançado” em seguida clique em “Variáveis de Ambiente“.

4- Na janela que apareceu, em “Variáveis do sistema“, procure pela variável “Path“, selecione a variável “Path” e clique em “Editar“.

5- Na janela que apareceu, clique em “Novo“, então digite o caminho para o executável do Python, se você instalou no local padrão, o caminho deve ser C:\Python27 , lembrando que a versão do meu Python é a 2.7.14, se você baixou outra versão, verifique qual o nome da pasta do seu Python. Após adicionar o caminho para o Python, clique em “OK” em todas as janelas que estão abertas.

Para verificar se o caminho foi adicionado com êxito, abra o prompt de comando e de o comando python . Se tudo ocorreu bem, deverá aparecer a versão do Python no seu prompt de comando.

Agora para executar o um código Python, basta abrir o prompt de comando, ir até o local do código e digitar o comando python código.py .

Gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe ;-)!!!

3 Comentários para “Como executar um código Python pelo Prompt de comando”

Débora

26 de agosto de 2018 ás 18:08hs

No windows 8 não aparece a tela para adicionar uma nova variável de ambiente :((

Bruno Chaves

27 de setembro de 2018 ás 9:34hs

Ola, estou com um problema para executar um código, e não estou encontrando respostas.

Criei um código Python utilizando o Pycharm, quando tendo executar esse cogido pelo prompt ele executa normalmente, porem um o código tiver uma biblioteca externa (no meu exemplo utilizei a Pyperclip) ele não executa, como posso resolver isso?

muito obrigado pela atenção, e parabéns pelo artigo, ficou muito bem explicado.

14 de outubro de 2018 ás 13:11hs

Obrigado, foi de grande ajuda para mimi!

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens