Como descobrir o MAC da minha placa de rede



Nesse tutorial eu mostrarei como você pode fazer para descobrir o endereço MAC da sua placa de rede, esse tutorial serve tanto para placas de rede Ethernet quanto para placas e adaptadores WiFi que estão conectados ao seu computador, nesse tutorial estou utilizando o Windows 10, mas os passos serão os mesmos desde a versão Windows XP até o 10. Antes vamos entender o que é e para que serve um endereço MAC, então se você quer ir direto para o tutorial desça até “Tutorial“.

O endereço MAC (Media Access Control) é um endereço atribuído a toda interface de comunicação, esse endereço é único e físico, gravado diretamente na memória ROM do dispositivo de rede, ou seja, quem gera e grava os endereços MAC são empresas que seguem uma regulamentação para que o dispositivo que esta sendo fabricado tenha um endereço único, de forma que nenhum outro dispositivo em todo o mundo poderá ter um igual. O MAC é composto por 6bytes e é mostrado em forma Hexadecimal com dois pontos : ou traço entre cada byte, por exemplo A1:B2:C3:D4:E5:F6 .

Por ser um endereço único, o MAC é utilizado para diversas finalidades, como por exemplo restringir o acesso a uma rede, dessa forma, dispositivos que não tiverem o MAC liberado para acessar a rede não conseguiram fazer a conexão, outro uso comum do MAC é para geração de hash que é utilizada pelo sistema de chaves de programas, com isso, uma empresa de software pode atribuir uma key para seu software e restringir o uso desse software para o MAC da placa de rede da pessoa que comprou o software, o que evitaria de forma mais eficiente a pirataria.

Uma curiosidade, é que apesar dos endereços MAC serem únicos e gravados em nível de Firmware, quem informa qual é o endereço MAC de uma placa de rede para um programa, é o sistema operacional, sendo assim, é possível fazer com que o sistema operacional informe um endereço MAC que não seja o seu, essa técnica é conhecida como “Clonar MAC“, e é muito utilizada em Hacking para burlar sistemas de bloqueio de acesso por MAC, como por exemplo em redes WiFi, aqui mesmo no Mundo Dos Hackers, você pode encontrar um tutorial em que eu mostro como clonar um endereço MAC no Ubuntu, vale a pena ver. Bom, vamos agora ao tutorial.

Tutorial:

Para descobrir qual é o endereço MAC da sua placa de rede, utilizaremos o comando “ipconfig /all” no prompt de comando do Windows.

1- Abra o prompt de comando, para isso pesquise por “prompt de comando” no menu iniciar do seu Windows.

2- Digite e de o comando ipconfig /all

Feito isso, irá aparecer informações completas de todos os dispositivos de rede conectados em seu computador, o endereço MAC estará logo após de “Endereço Físico…….:“. Os dispositivos de rede Ethernet são descritos como “Adaptador Ethernet Conexão local“, já os dispositivos WiFi são descritos como “Adaptador de Rede sem Fio Wi-Fi“.

Gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Como descobrir o MAC da minha placa de rede”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens