Como desativar o Java no IE, Firefox e Chrome



JavaMuitos sites utilizam scripts java para desde dimensionar uma janela popup até em jogos online, o problema é que ao mesmo tempo que que a linguagem Java Script proporciona grandes funcionalidades para sites, ela também cria uma enorme porta de entrada para códigos maliciosos, que podem simplesmente incomodar com janelas que surgem do nada, ou até obter controle sobre as principais funcionalidades do seu sistema operacional e tornar o seu computador um zumbi, é isso mesmo, muita gente não sabe mas é possível que nosso sistema seja infectado por vírus através de sites.

Para que o nosso navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer, etc) possa utilizar scripts java, é preciso que agente instale um plugin (complemento) Java, que irá interpretar os scripts Java e “fazer o que ele manda”. Obviamente esse plugin Java não cria uma porta de entrada para invasores de propósito, isso ocorre por falhas em seu desenvolvimento, que permitem a exploração do plugin, fazendo com que ele execute códigos arbitrários no sistema alvo, isso é possível porque apesar do navegador ter essa aparência de uso apenas para Web,  na verdade ele interage ativamente com o nosso sistema operacional, mandando-o fazer tarefas como por exemplo emitir som de uma música, imagens, vídeos, captura do microfone, etc, com isso o plugin Java também pode interagir diretamente com o sistema e fazer com que o mesmo execute um malware, a partir dai o vírus interage com o hacker ou cracker através de seu próprio protocolo e não mais o HTTP que é utilizado pelo site.

A Oracle que é a desenvolvedora do Java, trabalha continuamente para corrigir falhas em seus plugins, porém nem sempre a correção sai no mesmo dia em que uma falha é descoberta, até porque não é todo hacker ou cracker que divulga a falha encontrada, dessa forma ela pode ser explorada por mais tempo, sem que ninguém desconfie. Por esse motivo é importante sabermos como desativar o plugin Java de nosso navegador, com isso podemos auto preservar nosso sistema, assim que tomarmos conhecimento de uma falha.

Nesse tutorial vou mostrar como desativar o plugin ou complemento nos principais navegadores (Chrome, Firefox e Internet Explorer), lembrando que sempre devemos manter não só o plugin Java, mas também Flash e qualquer outro plugin atualizado, dessa forma estaremos protegendo nosso sistema e não estaremos abrindo mão das funcionalidades que o plugin nos proporcionam, além disso mantenha também seu antivírus, antispyware e Firewall atualizados, caso um malware entre no sistema, o antivírus pode detectá-lo e impedir sua instalação.

Vamos ao tutorial, antes de tudo, saiba que é possível desabilitar o Java em todos os navegadores de uma só vez através do painel de controle JAVA:

1- Clique em iniciar depois em painel de controle:

Como desativar o java no IE Firefox e Chrome (1)

2- Procre por Java e clique no mesmo.

Como desativar o java no IE Firefox e Chrome (2)

3- Clique na aba “Segurança“, nela desmarque o campo “Ativar conteúdo Java no browser“. Feito isso clique em “Aplicar” e depois em “OK“.

Como desativar o java no IE Firefox e Chrome (3)

Pronto, Java desativado em todos os navegadores :D.

Agora vamos ver como desativar o Java individualmente em cada navegador, começando pelo Chrome:

Chrome:

1- Abra o Chrome, na barra de endereço digite o seguinte  chrome://plugins  e de um enter.

Como desativar o java no IE Firefox e Chrome (4)

Feito isso, procure pelo plugin Java(TM) e clique em “Desativar“. Pronto, Java desativado no Chrome.

Firefox:

1- Abra o Firefox, clique em “Firefox” e em seguida em “Complementos

Como desativar o java no IE Firefox e Chrome (5)

2- Clique em “Plugins“, Clique no guia ao lado do plugin Java e em seguida clique em “Nunca ativar“, faça isso com tudo que tiver o nome “Java“.

Como desativar o java no IE Firefox e Chrome (6)

Pronto, Java desativado no Firefox.

Internet Explorer:

1- Abra o Internet Explorer, clique em configurações no canto superior direito e em seguida em “Opções de Internet“.

Como desativar o java no IE Firefox e Chrome (7)

2- Clique na aba “Programas” e em seguida em “Gerenciar complementos“.

Como desativar o java no IE Firefox e Chrome (8)

3- Procure pelos plugins da “Oracle America“, clique sobre o “Java(tm)” e em baixo clique em “Desabilitar“, faça isso com tudo que for “Java“.

Como desativar o java no IE Firefox e Chrome (9)

Pronto, Java desativado no IE.

Não deixem de comentar ;)!!!

1 Comentário para “Como desativar o Java no IE, Firefox e Chrome”

7 de fevereiro de 2014 ás 21:44hs

Você conhece algum programa para colocar proxy no adobe flash player. Qual? 😀

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Boa dica, vou fazer um post sobre esse site...
  • Jose R Silva: Pra localizar o IP em uma cidade eu recomen...
  • Paulo Tacio: O prazo de entrega dos Correios é de 3 a 5 ...
  • Will HyraL: Já realizei a compra, demora muito para che...
  • Paulo Tacio: Eu que agradeço sua visita, acompanhe nossa...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens