Como colocar senha em pastas do Windows



Você já quis evitar que outros usuários do seu computador, tivessem acesso a determinadas pastas? Sem dúvida nenhuma privacidade é algo muito importante para qualquer pessoa, principalmente quando estamos falando de seus arquivos pessoais. Apesar da senha de acesso do Windows evitar que pessoas não autorizadas acessem o sistema, depois de logado nada impede que alguém sente na frente do seu computador e comesse a vasculhar seus arquivos :D.

Nativamente o Windows não permite que você coloque senhas em pastas, o Windows até fornece a opção de criptografar as partições do seu HD utilizando o BitLocker, mas essa ferramenta não funciona para diretórios (pastas). Nesse tutorial eu mostrarei como utilizar um “truque” com comandos bat, para proteger o acesso de uma pasta com senha. Resumindo, nós iremos criar um arquivo.bat, com comandos para criar uma pasta, com a pasta criada, se o arquivo.bat for executado novamente, ele irá ocultar a pasta, evitando que usuários do Windows a vejam, com a pasta oculta, se o arquivo.bat for executado novamente, ele irá solicitar uma senha para mostrar a pasta que esta oculta, se a senha estiver correta ele torna a pasta visível.

Vamos ao tutorial.

1- Abra o bloco de notas, copie e cole o código bat abaixo no bloco de notas, altere apenas a linha 22, trocando “minha senha” pela senha que você quer para a pasta.

  1. CLS
  2. @ECHO OFF
  3. title Bloqueador de pastas
  4. If EXIST "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" goto UNLOCK
  5. If NOT EXIST Privado goto MDFOLDER
  6. :CONFIRM
  7. echo Tem certeza de que deseja bloquear a pasta (Y/N):
  8. set /P INPUT=%=%
  9. If /I "%INPUT%"=="y" goto LOCK
  10. If /I "%INPUT%"=="n" goto END
  11. echo Opcao invalida.
  12. goto CONFIRM
  13. :LOCK
  14. ren Privado "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
  15. attrib +h +s "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
  16. echo Pasta bloqueada!
  17. PAUSE
  18. goto End
  19. :UNLOCK
  20. echo Digite a senha para desbloquear a pasta:
  21. set /P PASS=%=%
  22. if NOT "%PASS%"== "minha senha"  goto FAIL
  23. attrib -h -s "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}"
  24. ren "Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}" Privado
  25. echo Pasta desbloqueada com sucesso!
  26. PAUSE
  27. goto End
  28. :FAIL
  29. echo Senha Invalida
  30. goto end
  31. :MDFOLDER
  32. md Privado
  33. echo Pasta "Privado" criada com sucesso!
  34. PAUSE
  35. goto End
  36. :End

2- No menu superior do bloco de notas clique em “Arquivo” em seguida clique em “Salvar como…“. Escolha o local onde você quer salvar esse arquivo bat, lembrando que a pasta com senha será criada no mesmo lugar onde o arquivo bat for salvo. Em “Nome” coloque o nome do arquivo colocando no final do nome “.bat“, no meu caso o arquivo é “locker.bat“, feito isso clique em “Salvar“.

3- Agora que o arquivo esta criado, vá até o local onde você salvou o arquivo e clique duas vezes nele, feito isso deverá aparecer uma janela do prompt de comando avisando que a pasta “Privado” foi criada, de um enter para fechar a janela do prompt de comando.

Coloque todos os arquivos e pastas que você quer esconder dentro dessa pasta “Privado“.

4- Com todos os arquivos e pastas já dentro da pasta “Privado“, clique novamente duas vezes no arquivo.bat. Feito isso deverá aparecer uma janela do prompt de comando, perguntando se você quer bloquear a pasta, digite Y para sim e N para não.

Se você digitou Y deverá aparecer uma mensagem falando que a pasta foi bloqueada. Note que a pasta não esta mais visível.

5- Para tornar a pasta visível, clique duas vezes no arquivo.bat. Uma janela do prompt de comando deverá abrir, solicitando a senha, digite a senha que você configurou no passo 1 e de um enter.

Se a senha estiver correta a pasta “Privado” deverá aparecer novamente.

Dois pontos que é importante falar aqui, essa técnica para bloquear a pasta não é 100% segura. Primeiro, o arquivo.bat pode ser visualizado e editado através do bloco de notas, logo, o usuário poderia abrir o arquivo.bat e ver a senha que esta definida, claro que para isso o usuário teria que ter pelo menos noções básicas de código bat. Segundo, como a pasta “Privado” apenas esta sendo definida como oculta, se o usuário configurar o Windows para exibir arquivos e pastas ocultos, a pasta irá aparecer normalmente :D. Claro que para burlar esse “método de segurança” é preciso ser mais que um usuário comum do Windows.

Gostou desse Tutorial? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Como colocar senha em pastas do Windows”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Você pode adquirir o curso completo, ou sej...
  • Paulo Tacio: O curso é por CD ou link para download, as ...
  • Juan: O curso ele e todo feito pelo CD ou tem aul...
  • Matheus: Tenho tres perguntas: Vi que só posso compr...
  • Paulo Tacio: Olá! Sim, você pode adquirir cada módulo e...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens