Como acessar o Mac OS sem a senha do usuário



O que protege mais o nosso sistema operacional do que uma senha de acesso não é mesmo, quando colocamos uma senha esperamos que apenas usuários que tenham a senha possam acessar o sistema, é algo “lógico” porém não é o que estava ocorrendo com o sistema da maçã o Mac OS High Sierra.

Ontem 28/11 um programador turco chamado Orhan Ergin, descobriu uma falha de segurança gravíssima na parte de autenticação do Mac OS High Sierra. Ao tentar acessar o Mac OS depois do sistema ter sido bloqueado ou inicializado, é necessário que o usuário digite o nome de usuário e senha do sistema, o problema é que ao digitar o nome de usuário “root” e deixar o campo de senha em branco, o Mac OS aceita o login e libera o acesso ao sistema, muito bizarra essa falha não é mesmo :D.

Ao descobrir a falha o programador postou em sua conta no Twitter, uma imagem da tela de login do sistema, e um vídeo mostrando a “exploração” da falha.

Ao que tudo indica a falha consiste em um erro na lógica de programação, utilizada na parte de login do Mac OS, onde quando o usuário root não possui uma senha definida, o sistema ao invés de desconsiderar o login como root que seria o certo, acaba aceitando a senha em branco como correta, já que o usuário root não tem mesmo senha :D. Quem é usuário de Linux sabe que se nunca foi definida uma senha para o usuário root, o sistema não permite login ou comandos como usuário root (su).

Em nota a Apple informou que já esta trabalhando para corrigir o problema e deixou instruções para “corrigir” temporariamente o erro:

“Estamos trabalhando em uma atualização de software para corrigir esse problema”. “Enquanto isso, defina uma senha root para evitar acessos não autorizados ao seu Mac. Para ativar o Usuário Root e definir uma senha, por favor, siga estas instruções. Se um Usuário Root já está ativado, para garantir que uma senha em branco não está definida, favor seguir as instruções da seção ‘Mudar a senha root’.”

Vale lembrar que não é a primeira vez que o Mac OS tem problemas com a parte de login. Em setembro um pesquisador de segurança descobriu uma falha de segurança no gerenciamento de senhas, que permitia o roubo de logins, esse problema já foi corrigido.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Como acessar o Mac OS sem a senha do usuário”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Tente desconectar o modem do roteador, deix...
  • João henrique: Quando eu coloco o ip do meu roteador ele a...
  • pedro: Beleza Pura, parabéns pra essa turma fera a...
  • Paulo Tacio: Esse tutorial funcionaria bem para você: ht...
  • Camila: O o Skype no meu pc, as vezes funciona e as...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens