Como abrir portas no roteador ou modem



como-liberar-portas-no-roteador-ou-modem-thumbPara utilizar alguns programas que são servers e recebem conexões a partir da Internet ou programas hacker como Trojans, Rootkit e alguns Keyloggers, ou até mesmo para rodar jogos online corretamente, é necessário que a conexão e tráfego de dados de uma determinada porta do jogo ou programa, seja redirecionado diretamente para o seu PC, para que o programa ou jogo receba esses dados e os trate corretamente. Como o mais comum em computadores é que os usuários se conectem a servers ao invés de fazerem o papel de servers, por questões de segurança, os modens de operadoras de Internet e roteadores, normalmente não encaminham conexões e nem os pacotes gerados a partir dessa conexão a computadores da sua rede local, isso por um lado é bom, porque evita possíveis invasões com servers instalados em seu computador, mas torna-se um problema se você precisa utilizar servers para determinados programas ou jogos :D. Nesse caso devemos fazer o redirecionamento da conexão e dos pacotes manualmente ou “abrir” uma porta.

Para “abrir” uma porta no seu roteador ou modem, ou melhor dizendo, redirecionar a conexão e os dados dessa porta para o seu computador, você deve acessar o painel administrativo do seu roteador ou modem e fazer um virtual server, especificando qual porta que será redirecionada e para qual IP local a conexão e os dados irão.

Nesse tutorial vou mostrar como “abrir” a porta e fazer um virtual server no roteador TP-LINK, mas os passos devem ser os mesmos para outros roteadores como D LINK, Intelbras, Multilaser, CISCO, dentre outros, e também para modens de diversas marcas.

1- Acesse o painel administrativo do seu roteador, para isso, abra o seu navegador e digite o IP do seu roteador, normalmente o IP do roteador é 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 , se nenhum desses der certo para você, abra o prompt de comando e de o comando ipconfig .

como-liberar-portas-no-roteador-ou-modem

O IP do seu roteador será o “Gateway Padrão“.

2- Após digitar o IP do seu roteador no navegador, deverá aparecer uma janela de login, normalmente o user é admin, as senhas padrões são: admin, adminadmin, admin123 ou admin1234, se nenhuma dessas senhas derem certo, em baixo do seu roteador deve ter um adesivo informando o IP, user e senha padrões.

como-liberar-portas-no-roteador-ou-modem-1

Digite o user e senha e clique em “OK” ou “Fazer login“.

como-liberar-portas-no-roteador-ou-modem-2

3- Dentro do painel administrativo, procure pela opção “Forwarding” ou “Encaminhamento” ou “Ponte“, normalmente fica na guia “Advanced Settings” (Configurações avançadas).

como-liberar-portas-no-roteador-ou-modem-3

4- Clique em “Virtual Servers” ou Servers Virtuais.

como-liberar-portas-no-roteador-ou-modem-4

5- Agora vamos criar um server virtual e redirecionar a conexão e os pacotes de dados de uma porta para o nosso IP local, por isso, antes de tudo verifique qual é o seu IP local abrindo o prompt de comando e digitando o comando ipconfig .

como-liberar-portas-no-roteador-ou-modem-5

6- Agora que sabemos o nosso IP, volte ao painel administrativo do roteador e clique em “Add New…“, para adicionar um novo server virtual.

como-liberar-portas-no-roteador-ou-modem-6

7- Em “Service Port” coloque a porta que o programa ou jogo utiliza. Em “IP Address” coloque o seu endereço de IP local. Em “Protocol” escolha qual tipo de protocolo a porta em questão utiliza (TCP ou UDP). Em “Status” deixe “Enabled“. Em  “Common Service Port” deixe como esta, essa opção contém configurações padrões para servers FTP, HTTP, POP3, Telnet, dentre outros. Feito isso clique em “Save” e pronto, agora as conexões feitas a partir da porta que você configurou, serão redirecionadas para o seu computador (IP), chegando no seu sistema, o mesmo deve encaminhar a conexão para o programa server que esta aguardando a conexão, que por sua vez deverá fazer todo o protocolo de comunicação recebendo e enviado dados a partir da porta utilizada.

como-liberar-portas-no-roteador-ou-modem-7

Obs: Se mesmo liberando a porta no painel do roteador, o programa não conseguir receber as conexões, acesse o painel administrativo do seu modem conectando-o diretamente ao seu PC (sem o uso do roteador) e libere a porta nele, redirecionando as conexões e dados para o seu IP, que também deverá ser atribuído ao roteador quando o mesmo estiver conectado ao modem, sendo assim, o modem irá redirecionar a conexão da porta para o seu roteador que por sua vez irá redirecionar a conexão para o seu computador ;-).

Obs2: Se muitos computadores estiverem conectados ao seu roteador, após reiniciá-lo ele deve mudar os IPs de cada um, então será preciso que você também altere o redirecionamento para o seu novo IP local, para que isso não tenha que ser feito toda vez que você reiniciar o roteador (desligar e ligar o roteador), você pode definir um IP fixo ao seu computador através do seu MAC, isso será mostrado em outro tutorial.

Eae gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe ;-)!

Nenhum Comentário para “Como abrir portas no roteador ou modem”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens