Clonando / Mudando o MAC no Ubuntu



Uma das técnicas mais utilizadas por hackers é a mudança “lógica” do endereço MAC, com isso é possível se passar por outros computadores perante um roteador e acessar redes que bloqueiam o acesso por MAC. Nesse tutorial eu vou mostrar como alterar “logicamente” um endereço MAC a partir da distribuição Linux Ubuntu, mas antes vamos entender o que é e para que serve o endereço MAC.

O que é um endereço MAC:

O endereço MAC (Media Access Control), também conhecido como endereço físico é composto por 48bits (6 bytes), representados por 12 digitos hexadecimais (de 0 a 9 e de A a F), veja abaixo um exemplo de endereço MAC:

00:21:1B:FF:45:A9

Como você pode ver no exemplo acima, em um endereço MAC é utilizado o separdador “:” ou “” a cada dois dígitos hexadecimais, considerando que dois dígitos hexadecimais são formados por 8 bits, em um endereço MAC nós temos então 48 bits ou 6 octetos, aonde cada dois dígitos é formado por 8 bits.

Os três primeiros octetos de um endereço MAC são reservados para fabricantes, e os outros três octetos são utilizados pelos fabricantes para gerar números (endereços) diferentes, isso garante que um endereço MAC nunca seja igual a outro, já que mesmo, se dois fabricantes gerassem (e vão gerar) os três octetos iguais como “00:12:FF” os outros três primeiros octetos serão diferentes, por exemplo:

00:21:1B fabricante Cisco Systems

00:20:F3 fabricante Oracle Corporation

Os endereços ficariam:

00:21:1B:00:12:FF

00:20:F3:00:12:FF

Você pode visualizar uma lista completa, com todos os fabricantes e seus 3 octetos no site Standards.iee.org.

Para que serve um endereço MAC:

Ao contrário dos endereços IP, que apesar de serem únicos, podem ser atribuídos para computadores diferentes, os endereços MAC são únicos e intransferíveis, ou seja, toda placa de rede possui seu endereço MAC único e nunca poderá receber outro endereço MAC, a não ser que sua memória ROM fosse reescrita fisicamente, mas ai já entramos em outra área.

É exatamente por ser único e fixo que os endereços MAC acabam servindo como parâmetro de segurança quando estamos falando de redes, afinal tudo que é único é visto com bons olhos em Segurança da Informação.

Imagine a seguinte situação, você criou uma rede sem fio em sua casa utilizando um roteador, você quer que apenas alguns computadores acessem essa rede sem fio, o que você poderia fazer? A essa altura do tutorial você com certeza deve ter respondido “Limitar o acesso a rede pelos endereços MAC” e é isso mesmo, essa é uma ótima forma de limitar o acesso a sua rede.

Além de garantir a segurança em uma rede, os endereços MAC também são utilizados como referencias de comunicação em uma rede local, aonde o IP, seria utilizado apenas na primeira conexão entre dois hosts, até que os mesmos obtenham o endereço MAC um do outro, a partir dai, eles se comunicariam utilizando o MAC como endereço de origem e endereço de destino, utilizando o protocolo ARP (Address Resolution Protocol).

Como alterar um endereço MAC:

Como o endereço MAC é utilizado para garantir a segurança em uma rede, de tal forma que os dados sejam sempre entregues para o host certo, se conseguirmos clonar o endereço MAC de um servidor por exemplo, atribuindo o endereço MAC do servidor em nossa placa de rede, todos os dados que seriam encaminhados para o servidor, agora serão encaminhados para o nosso computador, ou seja, eu terei acesso a todos os dados que os clientes da rede enviarem para o servidor.

Mas se o endereço MAC é único, físico e intransferível, como poderíamos atribuir a nossa placa um endereço MAC já existente?

Bom, o endereço MAC é realmente físico e inalterável, mas nada impede que agente manipule a parte virtual da coisa, ou seja, podemos fazer com que o nosso computador passe para um host um endereço MAC que não seja dele, tipo, a sua placa tem um endereço MAC físico 00:00:00:1F:BC:81, mas na hora de dizer qual é o endereço, você mente e diz que é o FF:FF:FF:14:D8:91, é mais ou menos assim que funciona a técnica MAC spoofing, que será mostrada logo abaixo.

Para você mascarar um endereço MAC ou fazer um MAC spoofing, não é muito difícil, no Linux muito menos, já que existem comandos nativos do Linux capaz de alterar logicamente um endereço MAC, vamos ver como:

Os comandos a seguir serão digitados no terminal do Ubuntu, para abrir o terminal vá até “Aplicativos / Accessories / Terminal“.

1- Antes de tudo vamos entrar em modo root, para isso de o comando su , feito isso digite a senha que você definiu para o usuário root.

Nós só entramos em modo root porque você terá que ter privilégios administrativos para dar alguns comandos.

2- Agora que estamos como super usuário, vamos ver qual é o nosso endereço MAC, para isso de o comando ifconfig .

No meu caso o meu endereço MAC é o 00:20:75:F5:B1:C4.

3- Vamos agora desligar a nossa interface de rede dando o comando ifconfig <interface_de_rede> down .

Obs: O nome da interface de rede pode variar de acordo com o computador ou tipo de placa, como por exemplo uma placa de rede sem fio normalmente recebe o nome wlan0, por isso verifique o nome da sua interface de rede no passo anterior e coloque no lugar de <interface_de_rede>.

No meu caso, a minha interface de rede é a eth0, então eu dei o comando ifconfig eth0 down . Nesse exemplo eu estou utilizando uma placa de rede  Ethernet, mas os mesmos comandos podem ser utilizados com placas de rede Wireless, para isso, basta trocar o nome da interface de rede ethernet para o nome da sua interface de rede wireless.

4 – Agora que a nossa interface de rede foi desligada, podemos alterar lógicamente o endereço MAC da nossa placa, para isso devemos dar o comando ifconfig <interface_de_rede> hw ether <endereço_mac>.

Eu dei o comando ifconfig eth0 hw ether 00:00:00:12:34:56 .

5- MAC alterado, vamos então ligar novamente a nossa interface de rede utilizando o comando ifconfig <interface_de_rede> up .

No meu caso …. ifconfig eth0 up .

Pronto, agora é só verificar o seu endereço MAC novamente, utilizando o comando ifconfig e confirmar se o endereço foi alterado.

Como vocês podem ver, o meu endereço MAC era 00:20:75:F5:B1:C4 e eu alterei o mesmo para 00:00:00:12:34:56 .

É  claro que esse foi apenas um exemplo de como alterar um endereço MAC, então eu inventei um MAC qualquer. Em um ambiente de invasão real, eu teria que obter o endereço MAC do host no qual eu quero me passar por ele e atribuir esse endereço a minha placa de rede.

Espero que vocês tenham gostado desse tutorial, em breve eu farei outro mostrando como clonar um endereço MAC no Windows.

Não deixem de comentar ;)!!!

44 Comentários para “Clonando / Mudando o MAC no Ubuntu”

Gleuton Dutra

25 de novembro de 2011 ás 19:53hs

Demoro mais ta ai!!!!!
valeu Paulo!!!!!:]

    17 de julho de 2012 ás 17:47hs

    preciso de um tutorial como esse ai acima para aircrack-ng, será que é possível?

      17 de julho de 2012 ás 23:19hs

      Em breve postaremos algo sobre o pacote Aircrack-ng.

      Abração!!!

      survivor

      2 de agosto de 2012 ás 14:53hs

      Cara, entra na site do aircrack.. lá tem tudo o que precisa!

Marcryzius

17 de dezembro de 2011 ás 13:51hs

Gostei do tutorial
serviria para qualquer linux?

    11 de janeiro de 2012 ás 20:09hs

    Sim, serve para qualquer distribuição Linux.

    Abração!!!

Juliano

26 de dezembro de 2011 ás 15:11hs

Achei interessante, estou cursando Redes de Computadores no IFAL, gostei de como a explicação teve andamento, mas pensei que iria ensinar a “checar” o mac de um host.

Mas foi uma boa explicação.

    7 de janeiro de 2012 ás 20:06hs

    Bom, de qualquer forma, esse tutorial também mostra como verificar o MAC do computador, dando o comando ifconfig.

    Para obter o MAC dos demais hosts, é preciso fazer um scan na rede.

    Abração!!!

    Emanuel Schott

    16 de outubro de 2012 ás 0:04hs

    Mesmo respondendo quase um ano depois, aqui vai a minha dica: usa o aircrack-ng. Em segundos da pra descobrir um endereço de mac e conectar na rede.

Geovanne Barreto

29 de dezembro de 2011 ás 11:06hs

Certo mas para voltar ao normal tenho que fazer o mesmo processo e copiar o numero do meu mac ates de clonar ou tem algum código para retornar ao de origem abraços excelente post.

    7 de janeiro de 2012 ás 19:55hs

    Basta desativar e ativar a sua interface de rede novamente.

    Abração!!!

luiz

29 de dezembro de 2011 ás 21:43hs

gostei, mas eu gostaria de ver o inverso. como se proteger uma rede de entrar um mac clonado ? a rede permitiria entrar 2 enderecos mac iguais ?

    7 de janeiro de 2012 ás 19:37hs

    Não, na verdade só um MAC poderá entrar, então o que entrar primeiro vai conseguir ficar, o MAC clonado só poderia entrar quando o MAC original sai-se. Para superar esse problema, os Hackers usam técnicas para derrubar o PC com o MAC original, feito isso, se conectam com o MAC clonado.

    Abração!!!

      Emanuel Schott

      16 de outubro de 2012 ás 0:06hs

      Conectei através de um mac que já estava conectado. Os dois estão funcionando simultaneamente.

oc

7 de janeiro de 2012 ás 12:09hs

valeu agora so esperando sair o tutorial do windows

felipe magnum

12 de janeiro de 2012 ás 14:21hs

po paulo tu parou de acessar o twitter

silas

16 de janeiro de 2012 ás 22:05hs

cara eu fui limitar o acesso ao meu roteador. ai mudei a senha e ativei o MAC para os pc e note que quero na minha rede. mas quando vou entrar na configuração do roteador diz q a senha ta errada. mas eu nao esqueci. será que foi pq eu mudei a senha no note? tava configurando no pc.diga ai . abraços

Fred

21 de janeiro de 2012 ás 10:13hs

Esse pacote é servi para o windows também?
Como eu faço para me escrever no curso.

Abraço!

    17 de fevereiro de 2012 ás 15:12hs

    Sim, o Pacote Hacker não só serve como é para Windows.

    Para adquirir um produto do Mundo Dos Hackers, acesse nossa loja virtual.

    Abração!!!

Kaique

22 de janeiro de 2012 ás 11:53hs

Mt bom esse site!! mais faiz tempo que não posta coisas novas néh =/
to aguardadando heim! rsrsrs
binkadeira, mt bom mesmo o site parabens!!!

    23 de janeiro de 2012 ás 12:14hs

    Valeu, quanto a novidades, estaremos postando em breve.

    Abração!!!

andré

1 de fevereiro de 2012 ás 13:11hs

uhuuuuuuuuuuuuu…
sorte que o site depois de serios problemas volrol a o normal o que aconteceu paulo?

    1 de fevereiro de 2012 ás 13:13hs

    :D, nós migramos de servidor para atender melhor vocês usuários, em breve vários novidades aqui no Mundo Dos Hackers!

    Abração!!!

andré

1 de fevereiro de 2012 ás 13:22hs

é mesmo antes se eu não me engano era o locaweb agora é um que eu não vou falar porque não sei se pode…

felipe magnum--

2 de fevereiro de 2012 ás 13:38hs

paulo oa icones do desktop do meu ubuntu sumiram e agora o que fazer? uso o ubuntu 10.10 com o tema do macbuntu

    17 de fevereiro de 2012 ás 14:20hs

    Sumiram depois de você fazer o que?

    Tente reiniciar o Ubuntu.

    Abração!!!

James

9 de fevereiro de 2012 ás 16:40hs

Fiz os comandos e surgiu a seguinte mensagem: ~$ su
Senha:
root@srvchapadinha:/home/linux# ifconfig ra1 down
root@srvchapadinha:/home/linux# ifconfig ra1 hw ether 1C:BD:B9:8A:3E:EC
SIOCSIFHWADDR: Operação não suportada

    17 de fevereiro de 2012 ás 13:21hs

    Verifique se ra1 é mesmo a sua interface de rede, para isso de o comando ifconfig.

    Abração!!!

6 de abril de 2012 ás 23:35hs

cara seu site é incrível eu estou me dedicando dia e noite pra aprender tudo sobre computação
abração paulo.

    9 de abril de 2012 ás 13:40hs

    Valeu Eduardo.

    Bem vindo ao Mundo Dos Hackers :D.

    Abração!!!

30 de maio de 2012 ás 15:08hs

olá boa tarde amigo…como eu faço pra aprender essas técnicas que vc ai dispõem para turma ai que acessa o seu site? pois eu tenho uma enórme curiosidade em apreender tudo de infrmatica…mas dependo d euma pessoa qualificada para me passá as principais tecnicas…eu te pergunto tem como?

    31 de maio de 2012 ás 16:22hs

    Olha, as técnicas apresentadas pelos tutoriais como a mostrada acima, não tem segredo, é só seguir o tutorial, agora se você estiver querendo um suporte pessoal e outras técnicas, nós recomendamos o Curso de Hacker do Mundo Dos Hackers, nele será abordado desde o básico até o avançado de hacking e você contará com o nosso suporte.

    Curso de Hacker: http://www.mundodoshackers.com.br/curso-de-hacker

    Abração!!!

Lima

26 de junho de 2012 ás 20:53hs

Poxa ta super legal não precisaria de tantos detalhes, mais é sempre bom colocar *-*

Faltou colocar pro windows… ^^

    27 de junho de 2012 ás 16:42hs

    Valeu :D.

    Em breve farei um para Windows.

    Abração!!!

Lima

28 de junho de 2012 ás 0:36hs

Pessoal se me permitem descobri uma forma facil e pratica de modificar o endereço fisico da sua maquina (MAC)

Apenas é nescessário um programinha de 500k

chamado de MacMakeUp

depois de baixar ele preencha um campo onde fika new eddress com o MAC que deseja por em sua maquina, apos isso click em Charge e pronto…

Quem conseguir da um Up ai ^^

visitante

7 de agosto de 2012 ás 14:19hs

Pelo título do artigo achei que seria algo como MAC Spoofing…

samara

11 de março de 2013 ás 18:28hs

muito legal.

Higor

10 de abril de 2013 ás 0:37hs

Amigo, no meu note quando vou alterar o MAC de minha placa wireless aparece o erro:
ifconfig hw ether 00:00:00:00:22:22
ether: Host desconhecido
ifconfig: `–help’ apresenta informações de uso

Quero colocar o MAC de meu tablet pra poder acessar a internet em uma rede onde ele está cadastrado, porém aparece essa mensagem, oque será que estou fazendo de errado?

Você está de parabéns, o site está incrível.

    10 de abril de 2013 ás 14:17hs

    Antes de dar o comando que vai alterar o MAC você precisa desligar sua interface de rede Wireless: ifconfig wlan0 down

    Agora sim de o comando que irá alterar o MAC, que é o que você citou adicionando apenas a interface de rede, exemplo: ifconfig wlan0 hw ether MAC

    Lembrando que eu presumi que sua interface de rede Wireless seja a wlan0, para saber qual é a sua de o comando iwconfig

    Abração!!!

23 de maio de 2013 ás 22:14hs

Muito show a explicação, simplesmente show.

Bruno

11 de julho de 2013 ás 9:04hs

Bom dia,

fiz os comandos tudo certo, consegui trocar o MAC da milha placa. Mas mesmo assim não consigo acessar a internet pelo router q entrei…

o que pode ser, tem ideia??

tenho a senha e varios MAC que conectar na rede, tentei todos..

    11 de julho de 2013 ás 15:36hs

    Aparece alguma mensagem de erro ou falha na autenticação?

    Abração!!!

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: O prazo de entrega dos Correios é de 3 a 5 ...
  • Will HyraL: Já realizei a compra, demora muito para che...
  • Paulo Tacio: Eu que agradeço sua visita, acompanhe nossa...
  • Paulo Roberto: Agradeço sua explicação foi muito útil. Se ...
  • Lucas yagami: Sim pelo fato de eu não estar na hora que o...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens