[CiberGuerra] Brasil terá “defesa” cibernética



Como todos já sabem, a Guerra Cibernética já deixou de ser fantasia e especulações, para se tornar uma realidade ameaçadora para diversos países. Conscientes disso autoridades políticas de vários países, começaram a trabalhar em uma defesa e resposta a essa guerra, na qual as “bombas”, “armas” e “tanques” chegam por fibra ótica, foi ai que surgiram os primeiros cibercomandos e ciberguerrilheiros, formados por especialistas em TI, Hacking e Analise e resposta a Incidentes, o trabalho desses profissionais é fazer a segurança dos sistemas do país, monitorar ações suspeitas e responder a ameaça (ataque) caso seja necessário.

Dentre os países que estão se preparando ou já se consideram prontos para a ciberguerra estão Estados Unidos, China, Rússia e alguns países da União Européia. Mas e o Brasil, como que ele esta nessa história toda? – Felizmente, as autoridades brasileiras já reconhecem a ameça e estão se preparando.

Recentemente foi divulgado em diversas mídias como jornais e revistas, que as forças armadas brasileira, lideradas pelo Exército, planejam inaugurar no segundo semestre desse ano, um Centro de Defesa Cibernética, denominado CDCiber, formado por cerca de 100 oficiais das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). O CDCiber será responsável pela proteção das redes militares e governamentais, além de contribuir com a proteção a infraestrutura de informação. Segundo informações o CDCiber já esta sendo formado e ficará localizado em um prédio do Exército em Brasília.

Seguindo a reputação pacifista do Brasil, o governo e os militares preferem usar o termo “defesa cibernética” e não o popular “guerra cibernética” que é o mais utilizado por outros países.

Essa estratégia de defesa nacional contra ataques cibernéticos, esta sendo desenvolvida pela Casa Civil em conjunto com a Presidência da República, Ministérios da Defesa, das Comunicações, das Ciência e Tecnologia e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR).

Bom, agora só nos resta aguardar e torcer para que o CDCiber consiga proteger nossas redes e sistemas, ou pelo menos as redes e sistemas governamentais e militares, o importante é que as autoridades brasileiras estão acompanhando ou tentando acompanhar a evolução cibernética, até que fim :D.

O que você acha dessa medida?

Não deixem de comentar ;)!!!

28 Comentários para “[CiberGuerra] Brasil terá “defesa” cibernética”

' @mvrech ««

13 de junho de 2011 ás 23:04hs

tava na hora heim ! rsrs…

VFagionato

14 de junho de 2011 ás 1:02hs

No minimo, necessária! Como eu li em um post mais antigo… Daqui algum tempo, ladrões irão roubar carros com um Iphone!

João Martins

14 de junho de 2011 ás 12:43hs

Ate que enfim o Brasil passou a ter um pouco mais de vergonha, começaram ja tarde a fazer a defesa das areas informatizadas governamentais.
Um grande passo ai pra evolução na area de defesa cibernetica

lukas

14 de junho de 2011 ás 12:47hs

LEGAL MAIS MESMO SIM EU AINDA ACHO QUE O BRASIL AINDA TEM DE DA MAIS VALOR A ESSE EVOLUÇÃO CIBERNÉTICA !

14 de junho de 2011 ás 17:58hs

mas será que alguns nao vao burlar esta defesa?

    14 de junho de 2011 ás 18:04hs

    Bom, por mais que haja uma atenção redobrada sobre um sistema, nada é 100% seguro. Mas de qualquer forma é melhor redobrar a atenção e ser invadido por um País, do que deixar tudo como esta e ser invadido por um curioso :D.

    Abração!!!

Eduardo Matheus

14 de junho de 2011 ás 23:00hs

Bom… eu acho que o Brasil está muito bem preparado para a cyber guerra, mas o governo poderia apostar em jovens qualificados e não só em oficiais das Forças Armadas.

    67pc

    15 de junho de 2011 ás 14:27hs

    Acho que jovens não servem para isso.

      Eduardo Matheus

      16 de junho de 2011 ás 18:39hs

      Quando disse “Jovens”, seria no sentido de pessoas recém formadas dispostas a colocar em prática aquilo que aprenderam….
      Seria nesse sentido….
      Acho que seria legal até… Mas o governo deve saber o que faz…

        16 de junho de 2011 ás 19:59hs

        Tomara que saiba mesmo :D.

          Eduardo Matheus

          16 de junho de 2011 ás 23:39hs

          É… espero que sim…

Daniel

15 de junho de 2011 ás 0:06hs

Demorou para isso dar inicio, mais creio que o Brasil vai se sair bem nisso.

67pc

15 de junho de 2011 ás 14:27hs

Brasília? Era tudo que eu precisava ler…
Vou estar nesse CIDCiber assim que puder.
Precisa servir o exército?

    15 de junho de 2011 ás 14:49hs

    É preciso ser das forças armadas, ou seja, estar no Exército, Marinha ou Aeronáutica.

    Abração!!!

Wallace

15 de junho de 2011 ás 22:42hs

Mt bom
Bom msm saber que o nosso Brasil está tentando melhorar a cada dia mais na segurança..
vamo ver né ^^

s7st3m

19 de junho de 2011 ás 20:29hs

só dá valor quando a coisa fica séria, mas mesmo assim pelo a velocidade discada do brasil de crescer ainda vai demorar MUITO pro brasil estar preparado para grandes ataques

Christian

20 de junho de 2011 ás 3:16hs

bom site continue assim

renato

20 de junho de 2011 ás 18:23hs

interessante! tava na hora do Brasil começar a se previnir!

    Lucas

    10 de setembro de 2011 ás 16:06hs

    Sem duvida!.

Diogo

22 de junho de 2011 ás 16:04hs

Bom, muito bom… Essa Guerra ai, o Brasil estara previnido, e seus servidores, livres de ataques. espero que os que forem selecionados para fazer parte, saibam o que estarão fazendo. (yn) Tamu Junto xD

27 de julho de 2011 ás 4:22hs

Gente, Vcs ja ouviram falar sobre a volta de Jesus ?

Então está ai o Ponto Final da Historia e tudo entra em contesto Pois na bíblia relata os fim dos Tempos, Homem Robo caçando pessoas para mata sem maior compaixão e misericordia, Pois isso e os Fins o mundo todo vai ser ligado em Redes Virtuais de computador, como vcs podem ver que nao existe uma segurança para nada a onde nois vivemos, vc poderia está no seu computador der repente ele poderia expludir na sua cara sem mais sem menos, pois quem cuidado da luz que temos em casa ? o Mundo, entao sejá os fins estão ai, morte miseria guerras etccc..

Hacker Insane

19 de agosto de 2011 ás 18:21hs

É melhor uma guerra cibernetica,do que pessoas mortas.
Além disso,os computadores deveriam ter o Sistema Operacional Linux.
Ele é mais dificil ser invadido do que o Mac os x.
O Sistema android foi baseado na Linguagem do Linux.

sagara

23 de agosto de 2011 ás 3:58hs

bem o q eu acho sobre essa questao de conectado em rede é q n podemos subestimar nem a nos mesmo ao quem venha atacar,pois tdos nos sabemos q a internet ainda é um misterio para todos nos.quem garante q nossos compudores n sao viado pelos sistemas operacionais e somos todo dia levado a teste para saber a nossa capacidade ou conhecimento em tecnologia de informaçao.so sei de uma coisa quem tem o maior conhecimento na area vai ficar por cima ou passar por cima de quem n sabe (´.´)

    flavio

    29 de setembro de 2011 ás 23:01hs

    verdade os que menos sabem do assunto são seram os mais prejudicado porque não saberam se defender da tal ameasse !!

hrod

22 de outubro de 2011 ás 16:03hs

Já tava na hora! Taí um bom lugar pra se trabalhar ^^ Toda a emoção de um combate real e da decisão do destino de um povo numa sala com ar-condicionado e pizza! XD

21 de setembro de 2013 ás 14:39hs

Boa noite, estou do outro lado do mundo porém posso afirmar que já pertenci às forças armadas e posso lhes afirmar através de documentos que este programa foi feito apenas para assustar autoridades de outros países ou para dizer que o pais não é incompetente como são esses oficiais que nem formados em informática são devido a infra estrutura da AMAN (Academia militar das agulhas negras), AFA e demais instituições militares que formam este oficiais. Tudo no Brasil é feito pacificamente devido à precariedade de seu sistema de defesa, seu sistema de inteligência obsoleto e demais problemas.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • cleber: vou te ajudar, ja montei dois cubos. entre ...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim o curso esta atualizado, mantiv...
  • Ze84: Boa noite...gostaria de uma informação. Vi...
  • Paulo Tacio: Esta atualizado para os tempos de hoje (201...
  • d3tt0x: O curso está atualizado para o ano de 2017 ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens