Cibercriminosos invadem webcam e postam no Youtube



Não é nenhuma novidade que hackers e cibercriminosos podem obter acesso a webcam de uma vítima, se isso é uma surpresa para você, fique sabendo que esse tipo de ataque é relativamente simples, qualquer malware de invasão remota que se preze possui o recurso de monitorar as câmeras conectadas ao sistema infectado, além de fornecer controle quase que absoluto do sistema da vítima.

Mas o que chamou a atenção nessa semana que acabou de começar, foi a descoberta de um golpe que vem sendo aplicado por um grupo de golpistas Australianos, esse grupo além de invadir o sistema operacional das vítimas e ter o controle da webcam, estão fazendo gravações das vítimas e postando no Youtube e outras plataformas de vídeo.

Segundo a ABC Austrália, o golpe vem sendo aplicado a partir de uma página falsa de suporte do Adobe Flash Player, ao acessar a página fake, um numero de telefone era indicado para vítima, ao ligar para o numero, o falso suporte informava que o sistema operacional da vítima estava infectado com vírus, e que para limpar os vírus era necessário instalar um software. Obviamente o software que o suporte falso pede para a vítima instalar é um vírus de conexão remota, que além de dar acesso a webcam das vítimas, ainda davam o controle do sistema operacional para os invasores.

Até o momento não se sabe o numero exato de vítimas desse golpe, mas acredita-se que algumas dúzias de cidadãos tenham caído no golpe, algo em torno de 68 pessoas.

Apesar do golpe estar sendo aplicado na Austrália, fica o alerta para nós brasileiros do potencial bélico desses tipos de malwares, e acredite, para infectar um sistema alvo, dependendo das vulnerabilidades que o sistema ou os programas instalados tiverem, nem se quer é necessário que a vítima baixe e instale o vírus, ataques remotos a vulnerabilidades podem ser feitos através de páginas da web com códigos arbitrários, fazendo com que o sistema baixe e instale o vírus automaticamente, sem que a vítima perceba.

Outro ponto importante é que ao obter acesso de uma webcam, quase sempre, o vírus desabilita o led indicativo de que a webcam esta ligada, fazendo com que a gravação passe desapercebida pelo usuário. Para você ter uma ideia do risco desse tipo de ataque, recentemente o fundador e CEO do Facebook Mark Zuckerberg postou uma foto em seu perfil, onde ao fundo aparecia o seu notebook pessoal, e para a surpresa de muitos, a câmera no notebook estava tapada com uma fita, isso prova que por mais que você tenha conhecimentos avançados em segurança da informação, devido as brechas de segurança do sistema operacional que você utiliza, você pode ser vítima de um vírus.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

2 Comentários para “Cibercriminosos invadem webcam e postam no Youtube”

kolmer

6 de junho de 2018 ás 15:57hs

Olá podia me disser em qual curso ensina a descobrir a senha de alguém?

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Durante o curso é utilizado o Windows e alg...
  • Paulo Tacio: Segue o mingw 64: https://sourceforge.net/p...
  • Carlos H Veiga: Olá Brian, Dei uma olhada melhor no MinG...
  • Carlos H Veiga: Olá Brian, tudo bem? Eu uso o G77 (Fortr...
  • C.Oy: Top !! eu sei fazer tmb, só preciso de um c...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens