Chip espião chinês pode estar em placas mãe



Que você pode ser hackeado por programas maliciosos (vírus), não é mais nenhuma novidade, mas e seu eu te dissesse que você pode ter seus dados roubados, sem nem se quer instalar um programa em seu sistema operacional, ou mesmo o seu sistema e programas não tendo nenhuma falha de segurança? Basta o seu computador estar ligado na Internet e por mais que ele tenha acabado de ser formatado, os seus dados serão enviados para servidores de cibercriminosos. Eu estou falando de um hacking a nível de hardware, não a partir de um dispositivo que é conectado ao seu computador, mas de um chip espião que já vem integrado de fabrica em sua placa mãe.

A pouco tempo, surgiu um rumor de que a empresa Super Micro, que é uma das maiores fabricantes de placas mãe do mundo, estaria agindo em conjunto com o governo Chinês, para espionar grandes empresas, dentre elas Apple, Amazon e até mesmo o governo norte americano (EUA), como isso seria feito? Segundo denuncias, o governo chinês teria desenvolvido um micro chip espião do tamanho de um grão de arroz, para ser integrado as placas mãe de servidores fabricados pela Super Micro, que mais tarde seriam vendidos para empresas e governos. O chip espião, é capaz de interceptar os dados binários que são trafegados pela placa mãe, feito isso, envia os mesmos para servidores chineses através da própria rede em que a placa mãe esta conectada, como a invasão esta sendo feita a nível de hardware, não há como programas de segurança como antivírus e Firewall que estão instalados no servidor, detectarem ou impedirem a invasão. Veja abaixo uma animação ilustrativa, onde o chip espião chinês estaria localizado nas placas mãe de servidores:

Tanto a Super Micro, quanto as empresas que teriam sido prejudicadas pelo chip espião, no caso, a Apple e a Amazon, negaram que seus servidores estariam comprometidos, mesmo assim as ações de empresas que supostamente utilizam essas placas mãe comprometidas, tiveram uma queda considerável em suas ações, esse foi o caso da Lenovo que teve uma queda nas ações de 15%, ZTE 11% e a própria Super Micro que teve uma queda em suas ações de 40%.

Apesar de tudo isso parecer uma história de filme no estilo Missão Impossível ou 007, eu garanto, que é real e alarmante. Se pararmos para pensar as empresas que fabricam os componentes que são utilizados em computadores, como HD, placa mãe, processador, placa de vídeo, e etc, tem um enorme poder em suas mãos, afinal, elas podem implantar não só chips mas até mesmo dispositivos espiões diretamente no circuito de seu hardware, que eles dificilmente seriam notados, claro que nós que somos meros usuários da Internet não temos dados que interessem a essas fabricantes, mas e empresas grandes e governos? Imagine você ter o controle de todos os dados que passam pelos computadores do governo de um país.

Essa não é a primeira vez que a espionagem corporativa a nível de hardware vem sendo cogitada, já houve casos em que fabricantes de computadores estaria utilizando componentes espiões, para coletar informações dos computadores, novamente, o destino desses computadores seriam empresas e governos. Outro caso de espionagem, é o de roteadores adulterados com uma firmware espiã que estariam enviando os dados trafegados no roteador para servidores de cibercriminosos.

Como estamos falando de uma invasão a nível de hardware, é complicado nos defendermos, já que para encontrar um chip ou dispositivo espião, é necessário ter um bom conhecimento em engenharia elétrica e circuitos eletrônicos, além de conhecer a arquitetura do hardware que esta sendo analisado, então nesses casos, só nos cabe aguardar denúncias de especialistas e a investigação das autoridades cabíveis.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Chip espião chinês pode estar em placas mãe”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • o outro: 99% de segurança com o computador desligado...
  • Marcelo: Como faço esse mesmo processo só que utiliz...
  • Pedro: Não roda e o g6 da lg quem roda...
  • vICENTE FARIA DE SOUZA: roda no galaxy a5...
  • Alan: De que adianta ter uma senha segura, se os ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens