Caravana Coca-Cola no WhatsApp é golpe



O analista da Kaspersky Fabio Assolini fez um alerta sobre um novo golpe phishing que vem circulando no WhatsApp, esse tipo de golpe normalmente utiliza datas especiais para oferecer promoções falsas de empresas grandes, o golpe da vez faz proveito da aproximação do Natal para oferecer uma promoção falsa utilizando o nome da Coca-Cola, a mensagem que vem sendo enviada para pessoas e grupos do WhatsApp diz o seguinte: “ficou sabendo da promoção da coca-cola? acabei de ganhar uma bolsa térmica, está no site deles que só vai até hoje (11/12/2018), pega a sua antes que acabe“. A mensagem ainda informa um link onde a vítima poderia consultar uma lista de locais para retirar seu “prêmio”, veja abaixo um print da mensagem:

Ao clicar no link a vítima é redirecionada para uma página falsa com imagens da Coca-cola e uma mensagem dizendo para a vítima “encontrar a caravana mais perto”. Obviamente, assim como outros golpes do tipo Phishing, esse site falso deve solicitar informações pessoais da vítima, exibir banners publicitários ou até mesmo disponibilizar um link para o download de algum malware, além disso esses golpes normalmente pedem para que as vítima compartilhem a falsa “promoção” com contatos e grupos do WhatsApp, dessa forma o golpe é espalhado cada vez mais. Veja abaixo um print do site falso:

Para identificar esse e outros golpes do tipo phishing é simples, antes de tudo fique ciente que empresas grandes dificilmente fazem promoções ou sorteios via WhatsApp, como esse meio esta sendo muito utilizado para golpes, as empresas estão evitando de utilizar o WhatsApp. Normalmente as mensagens de falsas promoções possuem erros ortográficos e de concordância, outro ponto importante é o link que é compartilhado nessas mensagens, como não há como utilizar o site oficial da empresa em que o golpe está utilizando o nome, os cibercriminosos utilizam domínios semelhantes ao oficial da empresa fazendo trocadilhos com as letras ou mudando a extensão do domínio (.com, .com.br, .net, etc), outra artimanha utilizada pelos golpistas é a utilização de encurtadores de URL, então se você se deparar com uma mensagem de promoção com algum link encurtado a mensagem tem 99% de chance de ser golpe.

Caso você ainda esteja suspeitando que a promoção é verdadeira, basta acessar MANUALMENTE o site oficial da empresa em questão, se a promoção realmente existir, ela deverá estar em destaque na página inicial do site, mas em hipótese alguma clique no link da mensagem. Atualmente também existem algumas ferramentas anti phishing, que são capazes de identificar e bloquear sites que tenham um alto índice de queixas de golpe ou que tenha sido identificado como golpe pela inteligência artificial da ferramenta, um bom exemplo desse tipo de ferramenta é o PSafe Internet.

Eae você recebeu essa mensagem falsa via WhatsApp? Deixe seu comentário abaixo ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Caravana Coca-Cola no WhatsApp é golpe”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...
  • Valnei: Clonei o whatsapp como na descrição, porem...
  • raphael: Eu testei ele pega o IP de conexão que o pr...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens