Câmeras de vigilância podem ser hackeadas



Computer virus.

Recentemente pesquisadores da Kaspersky Lab testaram diversas câmeras de segurança, utilizadas para vigilância de casas e bebês, os testes tinham como objetivo encontrar possíveis falhas de segurança, que permitissem com que um invasor conseguisse alguma informação dessas câmeras, colocando em risco a segurança física dos usuários das câmeras.

A pesquisa realizada apontou que várias câmeras inteligentes da fabricante coreana Hanwha Techwin, usadas para vigilância residencial e de bebês, possuem vulnerabilidades graves, que permitem o ataque remoto por parte dos invasores.

Segundo os pesquisadores da Kaspersky, com a exploração das falhas, um invasor poderia acessar os feeds de áudio e vídeo das câmeras, além de desativar o dispositivo, executar código malicioso arbitrário e obter controle de vários outros recursos que essas câmeras fornecem. Como essas câmeras de vigilância são inteligentes, elas oferecem várias funcionalidades aos usuários, funcionalidades essas que também poderão ser utilizadas por um hacker durante uma invasão.

Das câmeras da Hanwha Techwin testadas pela Kaspersky Lab, todas estavam vulneráveis a ataques remotos, isso porque parte da falha estava no design inseguro no sistema de nuvem e backbone das câmeras, que permitem que os usuários acessem as câmeras remotamente.

Segundo a Hanwha Techwin, a segurança de seus clientes é a maior prioridade. A empresa ainda afirma que diversas medidas para correção das vulnerabilidades já foram tomadas, inclusive a atualização remota das firmwares das câmeras. Quanto a vulnerabilidade na nuvem, a empresa afirmou que já esta trabalhando na correção.

Vale lembrar que todo equipamento que seja conectado a Internet e tenha uma falha de segurança, pode ser hackeado remotamente, então tome sempre cuidado com o que você deixa conectado a Internet, ao mesmo tempo que esses dispositivos lhe trazem facilidades, eles também podem trazer facilidades para um invasor :D.

Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Câmeras de vigilância podem ser hackeadas”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens