Brasileiro terá novo documento de identidade



O RG ou Registro Geral, por anos foi o nosso parceiro, sempre presente nos nossos bolsos ou carteiras, para quando formos enquadrado pela policia não passar uma noite na cadeia, e claro para outras finalidades também :D, fique sabendo que agora ele esta prestes a se aposentar.

Já faz um tempinho em que esta sendo discutido um projeto de um novo documento de identidade, que seja capaz de juntar todos os nossos documentos em um só, a idéia é informatizar os nossos documentos, dessa forma será mais acessível e rápido identificar uma pessoa ou até mesmo obter várias informações da mesma, o nome desse novo documento é RIC (Registro de Identificação do Cidadão).

RIC

O RIC é como um cartão de crédito, ele possui um microchip responsável por armazenar as nossas informações, ele também possui a nossa impressão digital, que já é presente no nosso amigo de sempre RG. No RIC as nossas informações serão armazenadas no microchip via gravação a laser, a leitura será como a dos passaportes (MZR ou Zona de leitura mecânica).  No RIC irá conter todos os nossos documentos, como: RG, CPF, PIS/PASEP, Título de eleitor, além de poder armazenar outros dados como tipo sanguíneo e declaração de doação de órgãos.

Os primeiros RIC serão distribuídos a partir de Dezembro desse ano, por enquanto eu ainda não consegui informações de como será o processo para obter um RIC, ou como será a campanha que eles irão fazer para nos incentivar a aposentar os nossos RGs, mas de qualquer forma a mudança não será brusca. O Ministério da Justiça estima que os nossos documentos sejam substituídos até 2019.

10 Comentários para “Brasileiro terá novo documento de identidade”

Largadao

9 de setembro de 2010 ás 19:38hs

já tinha escutado sobre isso… eu acho que vai ficar bem melhor agora 😉

    9 de setembro de 2010 ás 22:15hs

    Eu também acho!

    Elson Rocha

    29 de Maio de 2018 ás 13:11hs

    na minha opinião, este documentos digital para as pessoas de bem, será muito bom, mas estou pensando nas pessoas que vivem usando um benefício do cidadão para aplicar golpes.

Yuri

10 de setembro de 2010 ás 1:03hs

eu axo q vai ficar bem mais facil de descobrir qlqr coisa sobre qlqr pessoa agora!!!

=/

Leonardo

10 de setembro de 2010 ás 11:17hs

será que a CNH tbm será incluida?

    10 de setembro de 2010 ás 14:59hs

    Não sei não Leonardo, acho que não vai ser inclusa não!

carlos

16 de setembro de 2010 ás 13:11hs

habilitação vai ser incluido tbm? e quando vencer?

    16 de setembro de 2010 ás 14:39hs

    Olha Carlos, isso eu não sei te dizer. Quando tivermos maiores informações eu atualizarei esse post ;)!

24 de setembro de 2010 ás 18:10hs

eu gostava do rg =(

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens