Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Brasil montará centro de defesa Cibernético



Muitos podem achar que ataques cibernéticos de hackers e crackers contra infraestrutura de países seja algo de filmes de ação ou ficção científica, mas pelo contrário, pode ter certeza de que essa ameaça é uma realidade nos dias de hoje inclusive já houve casos de ataques do tipo.

Tudo em um país possui um sistema, sistema econômico, sistema de político, sistema de cadastramento de cidadão, sistema de votação, sistemas de infraestrutura, etc, no passado todos esses sistemas eram analógicos formados por papéis e assinaturas feitas presencialmente através de uma caneta, mas ao decorrer dos anos, grande parte desses sistemas passaram a ser digitalizados, com cadastros, assinaturas, fotografia e emissão digital, até o nosso voto é digital hoje em dia. Apesar dos sistemas digitalizados já oferecerem uma enorme facilidade para o governo, há uma outra evolução inevitável para eles, estamos falando do controle remoto, afinal, se é fácil você armazenar todos os dados dos cidadãos em um banco de dados digital, imagine se o próprio cidadão pudesse fazer o seu cadastro em sua própria casa através da Internet.

Enquanto estamos falando de cadastros e informações de cidadãos, o prejuízo que seria causado em uma invasão não é tão grande pois apenas dados serião vazados, mas a partir do momento que câmeras de monitoramento, dutos de gás, estações de abastecimento elétrico e água e até mesmo usinas termo elétricas ou nucleares passam a ser controladas remotamente nem que seja através de uma Intranet, pense no prejuízo, na verdade pense no dano que uma invasão a esses sistemas poderia causar a um país e a seus cidadãos.

Já houve casos de ataques cibernéticos a países em que siderúrgicas e sistemas de transporte foram completamente desativados pelos cibercriminosos, isso sem falar do ataque a usinas termonucleares do Irã em que crackers utilizaram o malware Stuxnet para explorar e obter controle do sistema das usinas, malware esse que foi desenvolvido especialmente para o sistema operacional das usinas (SCADA).

Com todas as janelas e portas de entradas para esses tipos de ataques, é de extrema importância que todos os países que dependam de sistemas digitalizados para manter sua infraestrutura cuide da segurança dos mesmos. Pensando nisso a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) anunciou que estará investindo R$ 10 milhões em um centro de defesa e resposta a ataques cibernéticos, para isso a ABDI buscou aprender um pouco com Israel sobre cibersegurança, afinal devido a todos os conflitos internos e externos que Israel sofre hoje, o país acabou se auto desenvolvendo em segurança da informação e defesa cibernética, hoje os hackers israelitas estão entre os melhores do mundo.

Para montar o centro de segurança cibernético a ABDI conta com o apoio do Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (ComDCiber) para escolher um local em que a operação seja mais viável, outro órgão que também dará apoio ao ABDI é a Agencia Brasileira de Inteligência (ABIN) que já possuí uma experiência no ramo.

Segundo a ABDI “O Brasil possui um grande déficit de segurança cibernética e muitas empresas já passaram por problemas devido a essa falta de investimento no setor”, quanto a busca de conhecimento em Israel a ABID afirmou que “O país escolhido para receber a missão de combate a ataques cibernéticos foi muito bem pensado pelos membros da ABDI. Israel é uma nação bastante desenvolvida nos quesitos defesa, segurança, tecnologia e desenvolvimento, por estar envolvido em diversos conflitos sociopolíticos . Por meio desse intercâmbio, a viabilização de um centro de defesa cibernética no Brasil é uma revolução para o país”.

Pessoalmente acho que 10 milhões seja um investimento extremamente baixo para que um centro de defesa cibernético sólido seja montado, afinal quando falamos de segurança cibernética, estamos falando em servidores, desenvolvimento de sistemas, softwares e hardwares para monitoramento, defesa e resposta a incidentes cibernéticos, mas de qualquer forma esse já é um começo, não podemos esquecer que o nosso país passa por uma das piores crises financeira e política.

Você acha que esse centro de defesa será concretizado? Deixe seu comentário abaixo!!!

Nenhum Comentário para “Brasil montará centro de defesa Cibernético”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Hynt: QUANDO QUE VAI RODA NO MOTO G7 PLAY...
  • Maria: Incrível! Esses dias estou passando por um ...
  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens