Black Friday como saber se um site é verdadeiro ou falso



A Black Friday é um dia para aproveitar as promoções e economizar um bom dinheiro, mas tome cuidado porque muitos crackers e hackers, utilizam essa data para aplicar golpes com emails, anúncios e sites falsos,com promoções e produtos inexistentes. Para te proteger desses ataques, estamos deixando abaixo algumas dicas do que é verdadeiro ou falso na Internet.

1- Antes de tudo, tome muito cuidado com sites poucos conhecidos, e promoções fora do normal, você pode pesquisar pelo site em questão no Google, veja se ele tem anúncios patrocinados, pesquise também em sites como o ReclameAqui, se o site tiver muitas reclamações não é um bom sinal.

2- Se o site é desconhecido, mas não tem reclamações, verifique se o site possui um certificado digital, sites de comercio eletrônico possuem certificados por fazerem diversas transações de valores altos.

3- Quando você receber um email de alguma promoção, verifique detalhadamente o remetente do email, principalmente o que vem depois do “@“, pois o que vem depois é o domínio do site que enviou o email. Por exemplo, se você recebeu um email de promoção das casasbahia.com.br o email deve ser “@casasbahia.com.br“, se o email é de uma promoção das lojas americanas.com.br o email deve ser “@americanas.com.br“, e assim por diante.

4- Se você clicou em um link ou imagem recebida via email e foi redirecionado para um site, verifique o endereço do site na barra de endereços do seu navegador, digamos que você tenha recebido uma promoção do ponto frio.com.br, o endereço na barra de endereço deve ser exatamente www.pontofrio.com.br, páginas falsas normalmente utilizam endereços semelhantes como www.pontfrio.com, www.pontofri.net, etc.

5- Nenhuma loja precisa que você instale algo em seu PC para utilizar as promoções da Black Friday, então nunca baixe nem instale programas recebidos via email, também não abra arquivos PDF, Word, Excel e afins.

6- Nenhuma loja solicita informações pessoais ou de cartão de crédito via email, então nunca responda emails de promoções com essas informações.

7- Se o site em que você fará a compra não é tão conhecido, e você fará o pagamento via cartão de crédito, verifique se o mesmo conta com serviços de pagamento seguro como PagSeguro, Bcash, MercadoPago, dentre outros. Lembrando que sites grandes de comercio eletrônico não contam com esses serviços, eles possuem seu próprio auditor de pagamentos.

As dicas apresentadas aqui foram exemplificadas com anúncios de promoções via email, mas o mesmo server para anúncios em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, dentre outros, nesses casos, verifique sempre se a propaganda esta partindo diretamente da conta oficial da loja na rede social, caso contrário, redobre a atenção ao acessar o site, verifique na barra de endereços do seu navegador se o endereço corresponde exatamente com o da loja em questão.

Vale lembrar que programas de segurança como Antivírus e Firewall são sempre bem vindos, apesar de em alguns casos não conseguirem evitar que você acesse um site falso, esses programas podem detectar ações maliciosas de sites falsos, como scripts e vírus.

Tomando essas medidas de segurança, você poderá aproveitar com tranquilidade e segurança a Black Friday :D.

Gostou dessas dicas? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Black Friday como saber se um site é verdadeiro ou falso”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Tente desconectar o modem do roteador, deix...
  • João henrique: Quando eu coloco o ip do meu roteador ele a...
  • pedro: Beleza Pura, parabéns pra essa turma fera a...
  • Paulo Tacio: Esse tutorial funcionaria bem para você: ht...
  • Camila: O o Skype no meu pc, as vezes funciona e as...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens