Ataque hacker ao site do Sindicato dos Metalúrgicos (Lula)



Se você é brasileiro e não mora em outro planeta, deve ter ficado sabendo sobre a recente prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (Lula), a prisão ocorreu no sábado passado (07/04) e foi feita após um mandado de prisão expedido pelo Juiz Sergio Moro na sexta-feira “06/04”. Pelo ex-presidente Lula ter um vínculo com o sindicado dos metalúrgicos, que inclusive foi seu abrigo no ABC São Paulo durante toda a sexta-feira, seria inevitável que o sindicato não sofresse com ataques, e apesar de não ter sofrido nenhum ataque físico o sindicado dos metalúrgicos sofreu ainda na tarde da sexta-feira, um ataque digital.

O ataque hacker do tipo defacement foi feito ao site do Sindicado dos Metalúrgicos do ABC (smabc.org.br), e comprometeu o domínio, subdomínios e a base de dados do site. Apesar de nenhum grupo hacker ter assumido o defacemente, ao que parece o ataque foi feito por um hacker chamado”Masterofdreams”. Como de praxe em ataques do tipo defacement, a página index (principal) do site foi alterada por uma feita pelo invasor, nesse caso foi uma página com a imagem do ex-presidente Lula atrás das grades, com a imagem do juiz Sergio Moro sobrepondo-a e ao lado direito a imagem da estátua da Justiça que fica em Brasília, além da imagem, a página tinha a mensagem “Obrigado MORO, o BRASIL te agradece [SIC]“, na parte superior.

Além da página index ter sido alterada, o hacker conseguiu obter acesso a base de dados SQL do site, que por sua vez, vazo-a na Internet junto com o nome de usuário e senha da base de dados, e informações sobre o servidor que hospedava o site e o banco de dados (Windows Server com Apache, ASP.NET, Microsoft IIS 7.5 e ASP). Segue abaixo uma imagem do site do sindicado dos metalúrgicos com a página do hacker:

Fonte: Tecmundo

Caso você não saiba, defacement é a arte de “pinchar” sites, para isso um hacker ou defacer tenta explorar uma falha no próprio site alvo, ou no servidor que hospeda o mesmo, caso uma vulnerabilidade que forneça acesso FTP ou de qualquer outra forma a alteração da página principal do site seja encontrada, o hacker a altera por uma página de sua autoria, dessa forma, todos que acessarem o site alvo verão a página feita pelo Hacker ao invés da original. Esse tipo de ataque normalmente ocorre para manifestar algo contra o site ou simplesmente para mostrar que o site é vulnerável e alguém conseguiu explorar a vulnerabilidade.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Ataque hacker ao site do Sindicato dos Metalúrgicos (Lula)”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Não, só não poderá ser utilizado como prova...
  • Vitor: Rastrear IP sem ordem judicial não é ilegal...
  • Tony TL: Esto pronto!...
  • Paulo Tacio: Sim, é mostrado como descobrir senhas e com...
  • Paulo Tacio: Sim, no curso de hacker é mostrado como des...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens