Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Ataque hacker ao Sicredi vaza 1TB de dados



Durante a tarde dessa quarta-feira 12/12 a agencia financeira Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) supostamente sofreu um ataque hacker, esse ataque ao que parece resultou em um vazamento de 1,2TB de dados de clientes da agencia, esses dados são: registros de transferências, depósitos, telefone para contato, extratos de conta, nome completo, nomes de parentes, data de abertura da conta, local de trabalho, profissão e outros tipos de informações. O documento com os dados vazados foi publicado no Pastebin, esse que é um site muito utilizado por hackers para upar dados vazados.

Até o momento o que se sabe oficialmente sobre a veracidade do ataque hacker e do vazamento de dados, é baseado em uma nota solta pela Sicredi que diz o seguinte: “O Sicredi detectou, a partir do monitoramento interno, a exposição de dados de alguns associados de uma região do interior do Rio Grande do Sul. Estão sendo tomadas medidas contingenciais e os associados impactados estão sendo contatados“.

Apesar de um vazamento ter sido detectado pela Sicredi, não é certeza que trata-se dos mesmos dados vazados no Pastebin, nem que tenha sido realmente 1,2TB de dados vazados, até porque parte dos dados que foram publicados no Pastebin são de um ataque antigo que a Sicredi sofreu.

Veja abaixo um print dos dados publicados no Pastebin.

Apesar de nenhum grupo hacker ter assumido o ataque e não haver uma assinatura de algum grupo hacker no documento publicado, analisando o mesmo é possível notar a seguinte mensagem: “Knowledge is free. We are Anonymous. We are Legion. We do not forgive“. Apesar da mensagem fazer uma referencia ao grupo de hacktivistas Anonymous, não tem como afirmar que essa invasão tenha sido feita por alguma célula do grupo, até porque no documento há uma outra mensagem dizendo o seguinte: “Marcio Leite machado you are sux!!!“. Marcio Leite é o gerente de Tratamento e Prevenção a Fraudes da Sicredi, sendo assim é possível notar um tom de vingança pessoal, o que pode indicar que o responsável pela invasão seja funcionário da própria Sicredi ou que já tenha trabalhado ou tido algum relacionamento com Marcio Leite.

Atualmente a Sicredi opera com cerca de 116 cooperativas de crédito e é representada com 1.639 agências em 22 estados do Brasil, de acordo com a agencia as operações permanecem normais, sem nenhum comprometimento dos seus sistemas de segurança, além disso a agencia afirma estar colaborando com a investigação pelos órgãos competentes.

Bom, independente do ataque hacker ser verdadeiro ou não, o que preocupa é que realmente há um documento com vários dados vazados de clientes da Sicredi publicado no Pastebin, e apesar de não conter dados de acesso bancário ou cartão de crédito, os mesmos podem ser utilizados para ataques do tipo Spear Phishing, onde o cibercriminoso utiliza as informações pessoais da vítima e de parentes para a elaboração de uma mensagem convincente que faça a vítima baixar e executar um malware ou acessar um link de um site malicioso.

Se você é cliente da Sicredi e quer ver se os seus dados estão entre os vazados no Pastebin, basta acessar o mesmo (Pastebin.con), procurar por Sicredi e verificar se os seus dados estão na lista. Já que mudar de nome não é viável, o que pode ser feito nesse caso é redobrar a atenção com ligações recebidas oferecendo produtos ou informando dados de parentes ou qualquer outro tipo de dado que tenha sido vazado.

Eae o que você acha desse vazamento de dados? Deixe seu comentário abaixo ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Ataque hacker ao Sicredi vaza 1TB de dados”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Hynt: QUANDO QUE VAI RODA NO MOTO G7 PLAY...
  • Maria: Incrível! Esses dias estou passando por um ...
  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens