Aplicativo Android roubava senhas do Facebook



Para lançar um aplicativo na Google Play, basta apenas você ter uma licença de desenvolvedor que custa algumas dezenas de dólares. Ao enviar um aplicativo para a Google Play, o algoritmo do Google analisa o aplicativo e verifica se o mesmo tem características de um vírus, se tiver o app não é liberado para o público e é apagado, porém muitas vezes, aplicativos maliciosos conseguem burlar esse bot que faz a analise e conseguem ser lançados.

Mesmo quando um aplicativo é aceito pelo bot do Google, empresas como Avast, Trend Micro e até mesmo o próprio Google, mantém uma vigilância em alguns aplicativos, principalmente nos que mais são baixados, para verificar se o app não esta agindo de forma suspeita.

Recentemente a Trend Micro e o Avast, encontraram 55 aplicativos disponíveis no Google Play, que utilizavam o malware GhostTeam, esse vírus é capaz de roubar senhas do Facebook, obter localização e ID do aparelho, dentre outras informações.

Dentre os aplicativos que utilizavam esse malware estava o “Baixe Vídeos do Facebook“, esse aplicativo servia para fazer o download de vídeos postados no Facebook. No caso desse app, ele utilizava a técnica Phishing para obter senhas de Facebook, pedindo que o usuário digitasse seu usuário e senha do Facebook, para então fazer o download do vídeo. Além desse App, outros aplicativos de lanterna, QR code, limpadores de memória e download de vídeos também eram maliciosos e utilizavam o GhostTeam.

Com as senhas em mãos, provavelmente os crackers utilizariam as contas do Facebook, para enviar mais vírus, obter acessos em postagens, curtidas, dentre outros meios que o Facebook e outras empresas utilizam para monetizar ou rankear perfis.

Se você instalou o “Baixe Vídeos do Facebook”, recomendo fortemente que você desinstale esse aplicativo, e mude sua senha do Facebook o quanto antes. Vale lembrar que nunca é recomendável passar credênciais de acesso a qualquer tipo de conta, para aplicativos desconhecidos.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Aplicativo Android roubava senhas do Facebook”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Você pode adquirir o curso completo, ou sej...
  • Paulo Tacio: O curso é por CD ou link para download, as ...
  • Juan: O curso ele e todo feito pelo CD ou tem aul...
  • Matheus: Tenho tres perguntas: Vi que só posso compr...
  • Paulo Tacio: Olá! Sim, você pode adquirir cada módulo e...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens