Antivírus para Linux



Os antivírus são programas indispensáveis nos dias de hoje, não é porque você toma cuidado com os sites que você acessa e com os arquivos que você executa, que você não precisará utilizar um antivírus, mas também não vá achando que pelo motivo de você ter um antivírus instalado em seu computador, o mesmo ficará protegido contra tudo e contra todos.

Como todos já sabem, apesar do Windows ser o sistema operacional mais utilizado no mundo, ele não é o único sistema operacional que existe (ainda bem), sendo assim, o conceito de segurança citado logo acima, também deve ser aplicado nos outros sistemas operacionais existentes, como Linux e MAC OSX, o problema é que por esses sistemas operacionais serem menos utilizados e consequentemente terem menos vírus, poucas empresas de segurança, investem esforços no desenvolvimento de antivírus para esses sistemas operacionais, a melhor prova disso é: “Me diga quantos antivírus para Windows você conhece?” agora “Quantos antivírus para Linux você conhece?“.

Um outro problema grave que ocorre entre os usuários de Linux e MAC OS, principalmente de Linux, é que eles acham que pelo fato do Linux ser um sistema potencialmente seguro, eles não precisam utilizar nenhum programa de segurança, isso é totalmente errado. O Linux vem crescendo entre os usuários domésticos e também entre os usuários empresariais, isso faz com que os hackers e crackers comecem a dedicar mais o seu tempo na criação de vírus para essa plataforma, resumindo, conforme o sistema for mais utilizado, maior será a tendência de surgirem novos vírus, logo, o seu computador estará mais sujeito a ataques.

Como poucas pessoas conhecem antivírus para Linux, eu fiz uma lista com os antivírus mais conhecidos e utilizados, a maioria com exceção do Avast são gratuitos. Veja a lista abaixo, organizada a partir dos mais conhecidos:

Obs: Para baixar os antivírus abaixo, basta clicar sobre o nome do mesmo.

Avast! 4 Linux Servers 3.0.1

Licença: Gratuito para testar

Descrição: O avast é um dos melhores antivírus da internet, ele consegue detectar um numero consideravelmente grande de pragas e possui uma interface gráfica amigável, o que facilita na hora da interpretação e manuseio do usuário.

Clam AntiVírus 0.97 RC mais conhecido como ClamAV

Licença: Gratuito

Descrição: O ClamAV é um dos antivírus mais utilizados em ambientes Linux. Ele também consegue detectar um numero grande de pragas e também possui uma interface amigável.

AVG Anti-Vírus Free Edition 8.5.a3371

Licença: Gratuito

Descrição: O AVG é um dos antivírus mais conhecidos na Internet, ele também possui uma interface gráfica amigável e também consegue detectar um bom numero de ameaças.

Avira Antivir Personal 10.0.0.635

Licença: Gratuito

Descrição: O Avira é um dos antivírus mais utilizados em ambiente Windows e corresponde muito bem aos usuários, se ele for tão bom para Linux quanto ele é para o Windows, sem dúvida ele é uma ótima opção de antivírus.

F-Prot Antivírus 6.0.9.5

Licença: Gratuito

Descrição: Apesar de não ser tão conhecido, o F-Prot também é uma ótima opção de antivírus para Linux.

Bom, esses são os melhores antivírus para Linux, dando minha opinião pessoal, eu gosto mais do ClamAV.

Volto a repetir, os antivírus são programas indispensáveis para qualquer sistema operacional, portanto não deixe de instala-lo em seu SO.

Não deixem de comentar ;)!!!

39 Comentários para “Antivírus para Linux”

natan

2 de abril de 2011 ás 15:00hs

Muito boa esta matéria, gostei muito.

Rogerio

2 de abril de 2011 ás 18:16hs

Putz Paulo Tacio, essa materia caiu na hora certa brother, acabei de fazer um dualboot aki(seguindo seu tutorial)soh que instalei o Ubuntu 10.10. Vo segui sua dica e mete o ClamAV aki. Valeu 😉

4 de abril de 2011 ás 9:30hs

Muito Boa a Matéria.
Parabéns Mundo dos Hackers
Eu uso o Avast no Win e na Maquina virtual eu uso o SUSE com o Avira. São ótimos

Geovanne

4 de abril de 2011 ás 10:30hs

Sou usuário do Ubuntu nunca tive problemas com vírus mas ainda acho desnecessário o uso de um anti-vírus nas distribuições Linux. Mas mesmo obr e ate a procima valeu Mundo dos Hackers.

7 de abril de 2011 ás 17:23hs

também tem o kaspersky em versão beta!!!
eu mesmo uso ele e gostei!!
ótima matéria paulo!!!!

    8 de abril de 2011 ás 0:24hs

    Valeu orion, pela força e por completar o post.

    Abração!!!

8 de abril de 2011 ás 11:13hs

de nada paulo, abração!! e valeu!!!

eudes

23 de junho de 2011 ás 0:31hs

eu instalei tanto o avg e o clamav no ubuntu 11.04, mas nao sei onde fica o icone do antvirus, ou nao tem? tipo ele escanear a base de comando? icones e bem a cara do windows mesmo!!!mas mesmo assim ainda to apanhando pra saber como escanear com eles..
abracos

    23 de junho de 2011 ás 11:50hs

    Procure pelo menu do do Ubuntu que deve ter o AVG e ClamAV, só uma coisa, o recomendável é ter apenas um antivírus no computador, se não os dois podem entrar em conflito.

    Abração!!!

valdinei

15 de julho de 2011 ás 1:17hs

Paulo tudo bem!
seguinte andei lend0 muito a respeito de anti-vírus para Linux e cheguei a conclusão de muitos é necessário sim ter anti-vírus instalado no Linux principalmente se estiver fazendo dual boot entre ambos os sistemas pq como vc sabe vírus de windows chega e destrói a partição MBR do contrario quem só usa Linux esse é meu caso por ex:
não a necessidade primeiro que nada se executa automaticamente no Linux tudo tem que ter autenticação do superusuário e na minha opinião eu acho que o maior perigo do Linux são as fontes de repositórios principalmente as de terceiros do contrario como um vírus iria atacar uma vez que ele não tem permissão de se auto executar.
paulo por gentileza se eu estiver errado em alguma parte desse comentário me corrija o.k.
parabéns por esse belicismo site que Deus te abençoe a vc e toda equipe até o próximo comentário fuiiiiiiiiiii…

    15 de julho de 2011 ás 14:13hs

    Bom Valdinei, o Linux realmente é um sistema operacional nativamente seguro, porém mesmo com todas as prevenções que o Linux possui, muitos usuários por falta de conhecimento ou instrução, utiliza a sua distribuição sempre como administrador.

    Outro ponto importante é que os pacotes no Linux não podem ser executados automaticamente, mas podem ser instalados, a única barreira seria o pedido de autenticação que a distribuição emitiria, mas tratando-se de um programa aparentemente confiável, o usuário liberaria a instalação, sendo assim estaria infectado e o hacker ou cracker poderia invadir o computador, por isso os antivírus são importantes.

    Abração!!!

22 de setembro de 2011 ás 11:47hs

Muito legal, apesar de alguns antivírus serem para distros em 32bits vale a pena colocar sim para testar. parabéns

Alencar

8 de janeiro de 2012 ás 10:38hs

Ola mundo hacks,até antão achei estar 100% protegido contra o vírus já estou baixando um antivírus .Aproveitando o assunto como posso identificar uma ameça ?
Tem algum artigo sobre essa identificação de vírus? Se tiver me envia o link para mim.
Muito bom abruiu os meu olhos digitais kkkk

    9 de janeiro de 2012 ás 13:26hs

    Bom, o antivírus para Linux funcionará da mesma forma que um antivírus para Windows, se alguma ameaça for descoberta, o antivírus irá emitir um alerta na tela.

    Abração!!!

Ricardo

12 de março de 2012 ás 18:58hs

Paulo, quando clico no link sou redirecionado para o site do Avast que me oferece 3 opções para download, qual devo escolher? Você teria algum tutorial de instalação?

    28 de março de 2012 ás 20:18hs

    Se você estiver utilizando a distribuição Linux Ubuntu baixe o pacote DEB.

    Em breve farei uma vídeo aula e um tutorial mostrando como instalar o Avast no Linux.

    Abração!!!

18 de março de 2012 ás 22:47hs

legal ! esta pagina muito vem contribuir ajudando aqueles que como eu tinha minhas duvidas, alem de agregar conhecimentos. parabens.

XxXxX

29 de agosto de 2012 ás 19:57hs

VALEU, TAVA ATRAS DE UM ANTI VIRUS, E NAO SABIA QUAL BOTAR, OPTEI PELO CLAM!:)

Amanda

1 de setembro de 2012 ás 0:48hs

Engraçado que tem gente que fala “Linux é menos usado por isso tem menos virus”.

De onde vocês tiram isso? Por acaso qual sistema mais usado por bancos ou servidores web? Linux tem menos pragas justamente por ser mais seguro, essa de “porque é menos usado” é balela 😉

    2 de setembro de 2012 ás 21:08hs

    O que eu quero dizer quando falo que ele é menos utilizado Amanda, é que o Linux é menos utilizado por usuários domésticos, ou seja, não existem tantos trojans e keyloggers para Linux como para Windows, mesmo o Linux sendo o sistema mais utilizado em servidores, um trojan sozinho não entraria no servidor sem que um usuário baixasse e executasse ele.

    Abração!!!

Marcos

13 de setembro de 2012 ás 13:55hs

muito interessante e informativa…gostei muito…..mas gostaria de saber sobre o zmax…que é o sistema do meu só que o próprio fabricante não forneceu muitas informações….desde já agradeço a atenção…..obrigado

JOAO MOURA

31 de outubro de 2012 ás 11:40hs

Segurança nunca é demais, e nós usuários Linux sabemos que mesmo sendo Open Source não significa que somos (vulneráveis) como dizem por ai. Zelamos pela segurança e acreditamos que se existem possibilidades existe também a condição de defesa. Excelente matéria e muito importante principalmente para quem trabalha com Linux, não basta ser rápido, fácil, sem compleições, tem que ser seguro. Parabéns !

WINDOWS e LINUX cada um tem suas particularidades e devem se adptar ao que você deseja, não julgue pela aparência e sim pela funcionalidade.
Mais de ocorrer TELA AZUL…hehe, não consegui me conter !!!

    31 de outubro de 2012 ás 20:03hs

    hahaha, valeu João pela força.

    Abração!!!

Ana

22 de fevereiro de 2013 ás 0:47hs

Oi Paulo, mesmo eu q sou uma tapadinha internauta, compreendi direitinho tudo o q vc disse…já favoritei, quando tiver dúvida, volto aqui. Obrigada!

Tiago Dornelas

6 de março de 2013 ás 10:22hs

Está tudo errado!
Fato 1: Linux não “pega” virus!!! Qualquer arquivo, seja ele um binário, uma imagem, uma musica, que é baixado da internet não recebe autorização de execução (+x). Portanto um virus não seria capaz de infectar uma máquina Linux sem a permissão do usuário. Agora, se o usuário permite, antivirus nenhum do mundo vai ser útil pra ele.

Fato 2: Um cara ai em cima comentou que instalou um antivirus pra Linux e não acha o ícone dele… Se ele não sabe usar um whereis ou até mesmo um find, ele realmente precisa tomar cuidado, mas não com vírus, e sim com a falta de conhecimento sobre linux. Esse é mal do usuário ubunto, que se torna 100% dependente do ambiente gráfico.

Fato 3: Foi comentado que se uma máquina linux estiver infectada, ela pode ser invadida por um hacker ou um cracker… Primeiro, qual interesse um Hk ou um Ck teria na sua máquina? Segundo, para impedir uma invasão vc precisa de um firewall e não de um antivirus, e firewalls são largamente conhecidos em ambiente linux (pelo menos entre os usuários que sabem usar linux).

Fato 4: Mesmo que vc utilize dualboot, e monte a sua partição NTFS no Linux, um virus que tenha infectado o seu Windows (que com ctz está infectado kkk) é inofensivo para o sistema de arquivos do linux. Se o seu virus Windows, enquanto vc estiver no Windows, destruir a trilha zero do seu HD, o problema fica apenas entre Usuário + Windows + Virus… O linux não tem nada haver com isso. E mesmo que vc tenha o Wine (acrónimo recursivo para WINE Is Not an Emulator, ou seja WINE NÃO É UM EMULADOR), o seu virus seria “executado” dentro de uma sandbox e mesmo assim seria inofensivo para o sistema de arquivos do linux.

Fato 5: Realmente existe antivirus útil para linux, utilizado em servidores de arquivos de rede, onde os terminais são máquinas Windows. Nesse caso, o antivirus roda em ambiente linux para manter os arquivos limpos que são lidos, gravados e executados por máquinas Windows. Mas, repito, esses virus são inofensivos para o sistema de arquivos do linux.

É apenas uma questão de buscar conhecimento. Instalar antivirus para linux é o mesmo que tentar vender freezer para Esquimó: com uma boa campanha de marketing, vc pode até conseguir, mas pra ele só vai ocupar espaço e mais nada…

Claro que tudo isso é apenas a minha opinião pessoal, e eu sei que a maioria das pessoas vão discordar.

    6 de março de 2013 ás 12:11hs

    Na verdade esta tudo certo :D.

    Grande parte do que você disse em seu comentário eu falei nessa vídeo aula: http://www.mundodoshackers.com.br/instalando-o-avast-no-linux-ubuntu .

    Acho que você é um usuário intermediário/avançado de Linux e esta sendo um pouco fanático :P. O Linux é um sistema incrível e gratuito, existem distribuições para todo tipo de usuário e o Ubuntu é uma voltada desde para o publico iniciante até os mais avançados, então não temos que intimidar novos usuários Linux, o fato de sabermos utilizar o Linux inteiro pelo terminal não nos da o direito de excluir usuários que ainda estão acostumados com os cliques rápidos que o Windows tem, esses usuários mais tarde verão que eles podem ir além.

    Resumindo sobre os antivírus e vírus para Linux, não existem tantos porque o Linux não é o sistema mais utilizado.

    Quanto a ser super usuário para executar um vírus, isso não é verdade, eu já desenvolvi vários programas clientes e servidores para Linux que utilizam obviamente os recursos de rede do sistema e não é preciso ser super usuário para executar esses programas, eu consigo até mesmo ter acesso a minha distribuição Linux através do meu Windows, podendo baixar e enviar arquivos.

    E quanto ao Firewall, isso sem dúvida alguma é algo extremamente importante para quem quer se defender, mas isso não é só em Linux, isso também é para Windows, o legal do Linux é que podemos criar nossas regras de Firewall com recursos nativos do Linux :D.

    Um antivírus é bom porque ele pode monitorar arquivos que estão sendo baixados e você pode saber se aquilo é um vírus antes mesmo de infectar-se, já o Firewall ele só vai evitar que o vírus envie ou receba dados depois que o vírus já infectou o sistema, tipo, e se for um vírus que deleta tudo no seu sistema, ou um vírus que sequestra todos os seus arquivos? Por outro lado temos que saber que os antivírus só nos protegem de vírus que ele conhece, ou seja, que esta em seu banco de dados, novos vírus não serão detectados.

    Abração.

13 de maio de 2013 ás 21:22hs

Eu baixei o antivirus, AVG2013. Mas o sistema operacional do meu computador é o SS LIBRIX (LINUX). Só que não sei como usar, então peço Paulo Tacio, que você me de dicas.
Muito obrigada, estou esperando a resposta.
Uma boa noite!!

    14 de maio de 2013 ás 14:14hs

    Vou testar o AVG no Linux e em breve postarei uma vídeo aula ou tutorial.

    Obrigado pela sugestão.

    Abração!!!

      15 de maio de 2013 ás 20:19hs

      Qual que você pode me sugerir, um que você já saiba como funciona?
      Estou usando o meu computador sem o anti virus, não corro o risco de pegar um vírus, porque fiquei sabendo que esse sistema não pega virus, verdade?

      Boa noite!

        16 de maio de 2013 ás 0:27hs

        Eu recomendo o Avast, de uma olhada nessa aula: http://www.mundodoshackers.com.br/instalando-o-avast-no-linux-ubuntu

        Não, isso não é verdade, sistemas Linux também podem pegar vírus, porém é mais incomum.

        Abração!!!

          17 de maio de 2013 ás 21:08hs

          Eu baixei o avast, mas o no meu pc não fico igual na sua explicação. O meu sistema é uma atualização do LINUX, é o SS LIBRIX da ITAUTEC.

          Obrigado, esperando a resposta

          Boa Noite!!

          18 de maio de 2013 ás 23:02hs

          Apareceu algum erro durante a instalação?

          Abração!!!

18 de maio de 2013 ás 23:12hs

APOS O DOWNLOADS ELE APARECE UMA CAIXA ZIPADA SE TENTAR ABRIR ABRE ASSIM ( EX; CONTROL 308 B ROOT ) E O DESENHO DA PASTA ZIPA E ISSO JÁ ACONTECEU COM OUTROS ANTIVIRUS ANTES

OBRIGADA, AGUARDANDO RESPOSTA
BOA NOITE!

22 de maio de 2013 ás 21:35hs

BOA NOITE!!
NÃO CONSEGUI DESIPAR A PASTA …. FIZ COMO VC FALOU MAS NÃO CONSEGUI .
COMO FAÇO PARA BX PROGRAMA DE MUSICA

FICO NO AGUARDO, OBRIGADA
ABRAÇO

    23 de maio de 2013 ás 15:48hs

    Aparece algum erro ou algo do tipo?

    Abração!!!

shaiane paula

7 de novembro de 2016 ás 16:58hs

existe algum site ou programa confiavel para baixar musicas no sistema linux?

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: O prazo de entrega dos Correios é de 3 a 5 ...
  • Will HyraL: Já realizei a compra, demora muito para che...
  • Paulo Tacio: Eu que agradeço sua visita, acompanhe nossa...
  • Paulo Roberto: Agradeço sua explicação foi muito útil. Se ...
  • Lucas yagami: Sim pelo fato de eu não estar na hora que o...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens