AMD lança atualização contra Spectre



Logo no começo do ano, foi revelado a publico pelo laboratório X do Google, o que vem a ser uma das maiores falhas de segurança de todos os tempos a Meltdown e Spectre.

As vulnerabilidades Meltdown, Spectre e derivadas, estão presentes em um sistema dos processadores conhecidos como “execução especulativa”. No caso do Meltdown é possível obter dados sensíveis do Kernel na memória do processador, com isso é possível capturar senhas e outros dados que não deveriam ser alcançáveis a nível de programa, já a vulnerabilidade Spectre é um pouco mais complicada de entender e explorar, já que ela age na tentativa que o processador faz de “descobrir” qual a próxima rotina de um programa.

A vulnerabilidade Meltdown esta presente em processadores Intel da ultima década, sendo que a vulnerabilidade já foi testada e explorada com êxito nos processadores Intel. A vulnerabilidade Spectre além de estar presentes em processadores Intel, também esta presente em processadores AMD e ARM.

Apesar da AMD ter declarado que as chances da vulnerabilidade Meltdown, ser explorada em seus processadores é “quase zero”, a vulnerabilidade Spectre esta presente em sua linha de processadores, e mesmo sendo difícil, ainda é possível explorar essa falha. Pensando nisso a AMD fez um anúncio oficial, declarando que já esta trabalhando em atualizações para correção da vulnerabilidade Spectre. Segundo a empresa, serão lançados uma combinação de atualizações de microcódigo de processador e patches do SO, que deverão corrigir a falha.

As atualizações da AMD ficarão a cargo das fornecedoras da empresa, e devem chegar tanto para a linha de processadores Ryzen quanto para a a linha EPYC.

A AMD não informou, se após a atualização, seus processadores terão uma queda de desempenho, assim como houve com os processadores da Intel.

Lembrando, que nós postamos aqui no Mundo Dos Hackers, diversas matérias sobre as vulnerabilidades Meltdown e Spectre, inclusive como se proteger dessas falhas, vale a pena dar uma conferida.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “AMD lança atualização contra Spectre”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Wayner Pessoa: Muito bom! funcionando perfeitamente....
  • HENRIQUE: Me ajudou muito, obrigado!...
  • Priscila: Gostaria de participar para a prender hakea...
  • Priscila: Gostaria de participar do grupo hakea Whats...
  • Cesar: Funcionou no Windows 10 64 bits de boa! Óti...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens