A Internet vai parar amanhã!



internet cortadaAmanhã 05/05, a Internet de muitas pessoas, inclusive a sua, pode ficar fora do ar por algumas horas.

Isso irá ocorrer, porque 13 backbones serão atualizados por medidas de segurança. Mas porque isso irá causar uma queda da Internet?

Todos nós sabemos que para acessar um site na Internet, nós enviamos e recebemos vários pacotes de dados, esses pacotes são criptografados (na verdade é como se não fossem :D) e seguem do remetente para o destinatário e do destinatário para o remetente. Simplificando, se eu for acessar o Mundo Dos Hackers, irá acontecer o seguinte: meu PC irá enviar pacotes para o meu provedor de acesso a Internet, que irá procurar o servidor dono do endereço que eu digitei (DNS) e irá se comunicar com o servidor do MH, feito isso, o servidor do MH envia pacotes para o meu provedor de acesso a Internet e o meu provedor de acesso envia esses pacotes para o meu PC, pronto, acessei o MH.

Agora que entendemos por cima, como funciona a Internet, vamos entender o que vai acontecer amanhã.

Amanhã várias autoridades da Internet (ICANN, governo estadounidense e a VeriSign) completarão a primeira fase do DNSSEC (Domain Name System Security Extensions) através 13 backbones.

O DNSSEC, foi criado para diminuir o numero de ataques do tipo “Homem no meio“. Para quem não conhece essa técnica, ela consiste no roubo do requerimento de acesso a uma página da Internet, e envenenamento do mesmo para que a vitima acesse o site que o Hacker ou Cracker quiser. Simplificando novamente, assim que eu enviar os pacotes para o meu provedor de acesso, o Invasor irá capturar esse pacotes, manipula-los mudando o DNS e envia-los para o meu PC, por exemplo: eu pedi para acessar o site www.mundodoshackers.com.br e o hacker mudou o DNS para que eu acesse o site www.meferreivouserinfectado.com.br ;).

Para evitar o ataque citado acima, os novos protocolos terão que carregar além da mensagem, a assinatura do DNS, com essa mudança, os pacotes que tinham tamnho máximo de 512 bytes agora terão 2 kbytes (mais que o dobro de tamanho), ai é que ta o problema. Por padrão os roteadores, inclusive os dos provedores de acesso a Internet são configurados para ignorar pacotes maiores que 512 bytes, ou seja, juntando um mais um, se essa configuração não for alterada os roteadores não irão conseguir receber os novos pacotes e agente não vai conseguir acessar nada :D.

Se o seu provedor de acesso a Internet é grande, e possui uma boa infra-estrutura, você pode ficar tranquilo, que o efeito dessa configuração dos roteadores não surgira muito efeito sobre a sua Internet. Agora se o seu provedor de acesso a Internet for aquele furrequinha que vira e meche da problema, pode ir se preparando porque você provavelmente vai ter uma boa dor de cabeça com isso.

Bom, agora que ta todo mundo avisado, nada de fazer alguma loucura, achando que o mundo esta acabando ou que o seu provedor de acesso esta te enganando em. Vamos manter a calma amanhã :D!!!

5 Comentários para “A Internet vai parar amanhã!”

4 de maio de 2010 ás 22:00hs

ah num creio num vo sobreviver amanha

felipe12

5 de maio de 2010 ás 6:02hs

que droga!o que eu vou fazer nesta tarde.
Coitado de quem está usando o provedor que eu usava antes,depois disso ai eles vão se matar.

5 de maio de 2010 ás 13:52hs

eeeeeeeee ateh agora eu to com internet

5 de maio de 2010 ás 16:05hs

Putzz Paulo tava sem pc pra testa eu vo pergunta minha irma.
È bem possivel que nos ficamos sem net

5 de maio de 2010 ás 19:09hs

vix ja era num perdi a net naum

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Falsão Bagaray: Olá, Mozilla não é um navegador e sim o "fa...
  • Paulo Tacio: Olá! Sim esta atualizado, liberamos o link ...
  • roberto: o curso está atualizado para 2017? Os "CD" ...
  • Anonimous: CLARO QUE DA! DEIXA DE SER IGNORANTE.. É ...
  • Elocard: O meu aparece vários: adaptador Ethernet E...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens