A China ‘sequestrou’ o tráfego da Internet



InternetImagine você tendo controle de um provedor de acesso a Internet, por onde passa diversas informações de seus usuários e de outros sites que se comunicam com os seus usuários. Agora leve em consideração que a estrutura da Internet permite que você decida se é ou não o melhor caminho para o acesso a sites, sistemas e servidores. Juntando tudo isso e colocando um usuário ou empresa maliciosa o que temos?

Ontem (18/11), foi descoberto um desvio de rota de 15% do tráfego da Internet, esse desvio foi feito pela operadora de telecomunicações Telecom, que é controlada pelo governo chinês.

Segundo o relatório, no dia 8 de abril desse ano a operadora Telecom assumiu a posição de melhor caminho para 15% do tráfego da Internet por 18 minutos, fazendo com que todo esse tráfego passasse pelos seus servidores antes de chegar ao destinatário.

Para entendermos melhor, imagine a internet como uma enorme rodovia, todo o tráfego passa por essa rodovia. Os roteadores são responsáveis por decidir qual é o caminho mais rápido e menos congestionado, para que você consiga se comunicar com um servidor. Agora imagine você podendo decidir qual é o melhor caminho, por exemplo, eu informo a parte dos pacotes que estão trafegando pela Internet, que eu sou o melhor caminho para eles, logo eles vão vir para o meu servidor.

Com 15% do tráfego da Internet em seus servidores, o provedor chinês pode armazenar todos esses pacotes e mais para frente analisa-los. Durante o desvio que ocorreu o provedor chinês poderia ainda direcionar esses pacotes para aonde eles quisessem, já que ele seria o responsável por dar o caminho para os pacotes, imagine então 15% da internet sendo direcionada para um site malicioso.

Coincidentemente ou não, dentre as redes que tiveram suas rotas modificadas estão sites do governo e do exercito dos Estados Unidos, além de sites grandes como: Microsoft, Yahoo e IBM.

Só para deixar as coisas bem claras, a estrutura da Internet age na base da confiança nos provedores, permitindo com que eles informem qual é o melhor caminho para os pacotes trafegados pela mesma.

A China Telecom negou que o redirecionamento foi malicioso, mas só pra nós aqui, ninguém esta escutando e nem vendo … Muito estranho isso né :D?

O caso esta sendo investigado.

Não deixem de comentar ;)!!!

3 Comentários para “A China ‘sequestrou’ o tráfego da Internet”

yossef

20 de novembro de 2010 ás 17:26hs

O governo chines é ditatorial e a china se vale de uma população de mais de um bilhão de pessoas, para dizer ao mundo “nos somos muitos que vai nos enfrentar?” com isto roubam o que bem entenderem.

Largadao

21 de novembro de 2010 ás 9:49hs

haha, deve dar uma dor de cabeça ter que analisar 18min de 15% do trafego mundial! Deve ter muito coisa importante, mas ate achar alguma coisa no meio disso tudo… ;D

    21 de novembro de 2010 ás 11:42hs

    O maior trabalho nem é esse Largado, eles podem usar sistemas automatizados com filtros, para encontrar exatamente o que eles querem, o mais difícil de tudo seria descriptografar as informações desejadas, porque temos que concordar que os EUA não é nada bobo né :D.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá Alex!!! Respondendo suas perguntas: 1-...
  • Alex: Olá! 1-Tenho muito interesse no curso mas ...
  • Paulo Tacio: Sim, isso é possível. Qualquer aparelho que...
  • Paulo Tacio: Sim, você terá as aulas para sempre! Qualq...
  • Paulo Tacio: Senhas que utilizem letras minúsculas, maiú...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens